7 passos para transformar o seu negócio em uma máquina de vendas

Por Automação de Marketing, Capa, CRM e Vendas, Dicas, Geração de Leads, Marketing Digital

maquina de vendas

como transformar seu negócio em uma máquina de vendasMuita gente acha que empreender é moleza e que vendas são convertidas em um passe de mágica. Infelizmente, não é bem assim. Criar uma máquina de vendas requer muito mais do que apenas ter bons vendedores e promoções espetaculares. É preciso de estratégia e tática.

Acima de tudo, é preciso de um processo de vendas completo. Sem ele e sem um alinhamento das vendas com o marketing, tudo vai por água abaixo. Funciona assim: o marketing lidera a geração de oportunidades, enquanto a equipe de vendas opera em cima delas.

Pensando nisso, como transformar o seu negócio em uma máquina de vendas? Quais etapas seguir e quais estratégias realizar? Bem, nós vamos discutir esses assuntos nesse artigo.


A importância de desenvolver um processo de vendas escalável

Em tempos de um mercado tão concorrido, as empresas buscam constantemente por um diferencial competitivo. E não basta apenas buscar uma eficiência nas vendas: é necessário se adaptar às demandas dos consumidores.

Quando menos esperamos, o mercado muda e, por isso, as empresas precisam ser flexíveis. Se seus clientes mudarem de comportamento e de interesses, você deve identificar essa nova oportunidade e transformá-la em mais vendas. É isso o que um processo escalável faz.

Ao desenvolver um processo de vendas completo, seu negócio terá uma saúde financeira melhor e ainda estará preparado para eventuais mudanças de cenário e paradigmas. Afinal, o cliente sempre deve ser o foco da sua estratégia.

Você deve estar se perguntando, então: como criar essa máquina de vendas? Vamos ver abaixo!


7 passos para construir uma máquina de vendas

Muitas empresas falham no momento de construir seu próprio processo de vendas porque elas não conseguem padronizá-lo. Os vendedores vendem cada um à sua maneira e isso faz com que seja difícil prever o que está e o que não está funcionando.

Por isso, para fazer sua máquina de vendas dar certo, você precisa implementar um processo fácil de replicar, escalar e que deixe claro o que fazer em cada etapa.

Como fazer isso? Veja agora os passos que vão facilitar a sua vida e a de seus vendedores.


1. Defina o processo de vendas e a estratégia

Bombardear as pessoas com propagandas invasivas não é mais um método funcional nos dias de hoje. É por isso que a maior parte das empresas investe em marketing de conteúdo para atrair e fidelizar clientes. Essa parte está mais ligada ao marketing, é claro, mas não deixa de ser importante.

Sendo assim, produza uma estratégia de conteúdo com foco na sua persona. Crie materiais que resolvam suas dores e problemas ao invés de falar apenas da sua empresa. Assim, você conseguirá criar um sistema de nutrição e qualificação de contatos para seguir com suas vendas.


metas e objetivos2. Crie métricas e objetivos

Para saber se seus esforços de marketing estão dando certo, você precisa criar metas, objetivos e monitorar as métricas relacionadas a cada um desses objetivos. Isso é crucial para que você possa ter uma máquina de vendas de sucesso.

Certamente, uma enxurrada de métricas pode causar mais confusão do que esclarecimento. Portanto, atente-se apenas aos indicadores mais importantes para o seu processo. Aqui você acha alguns exemplos:

  • A taxa de oportunidades geradas pelo negócio;
  • Taxa de leads gerados em um período;
  • Taxa de conversão de leads;
  • E também a taxa de conversão de vendas.

Leia também: Conheça 9 formas de captar novos leads


monitore seus resultados3. Implemente dashboards

Os dashboards são ferramentas essenciais para acompanhar o seu processo de vendas. Com a ajuda deles, você consegue identificar mais facilmente as metas, os KPIs e gerenciar tudo com mais praticidade. Todas as informações relevantes sobre as vendas do negócio estão organizadas ali.

Além disso, os dashboards se comunicam com o sistema de gestão (ERP), propiciando uma integração com as estratégias de negócios da empresa. Dessa forma, os dois setores possuem ciência do que está acontecendo no outro setor.


analise resultados e graficos4. Monitore os resultados

Você já estabeleceu as métricas mais importantes, os objetivos e já organizou tudo em um dashboard. Agora, a próxima etapa é monitorar os resultados. Revise periodicamente os processos da equipe, faça uma intervenção quando alguma ação não gera a reação esperada e garanta que você e o time de vendas estão seguindo uma escalada para o sucesso.

Só assim você conseguirá mudar a estratégia, se for preciso, sem prejudicar o andamento da operação.


gerar leads qualificados5. Gere leads qualificados

O Sales Qualified Leads (SQL) ou leads qualificados de vendas são aquelas pessoas que foram identificadas como as melhores oportunidades de vendas. Elas já conhecem seu produto e consideram sua marca como uma solução para o problema que possuem.

É aqui que entra o profissional SDR (Sales Development Representative). Ele tem o papel de analisar um lead e entender se ele está qualificado, ou seja, se está pronto para se tornar um cliente. O SDR faz parte do time de Inside Sales e vai te ajudar a tornar a sua empresa uma máquina de vendas. Por isso, não deixe de apostar nesse profissional.


hacking sales6. Não se esqueça das técnicas de Hacking Sales

Hacking Sales é uma combinação de técnicas e táticas de vendas que têm como objetivo implementar tecnologias avançadas para potencializar os resultados de um negócio. Em resumo, a ideia é automatizar os processos de vendas com tecnologia de ponta para economizar tempo.

Pode-se fazer isso através de ferramentas de automação de marketing, como por exemplo, fluxos de automação, sistemas de CRM e sistemas de Inside Sales.


treine sua equipe de vendas para sua máquina de vendas7. Treine sua equipe de vendas

O treinamento em vendas é muito importante para alinhar todos os seus vendedores quanto às estratégias da sua máquina de vendas. Primeiramente, você precisará definir a sua equipe e, depois, capacitá-la de acordo com o método e a técnica de vendas que a sua empresa utilizar, seja ele Spin Selling, PNL, rapport ou outro.

Um vendedor bem treinado em persuasão e criação de relacionamentos com os clientes trará muito mais resultados para o seu negócio, gerando mais oportunidades, reduzindo o ciclo de vendas e aumentando as conversões.

E aí, gostou do conteúdo? Então, leia também:
7 canais que sua marca pode usar para vender online