Como criar infográficos atrativos para a sua estratégia digital?

infográficosÉ verdade que imagens chamam a atenção das pessoas, mas muitas vezes algumas delas não são feitas de modo didático, explicativo e objetivo. É preciso de mais do que uma arte bonita para ensinar através de uma imagem. Com isso, surgiram os infográficos.

Criar infográficos pode parecer um desafio desesperador, mas com o passo a passo certo, não é difícil. Segundo pesquisas, essas peças de conteúdo tão completas chegam a ser 30 vezes mais lidas do que textos. Considerando que somos bombardeados com grandes quantias de informação online todos os dias, é normal que as pessoas deem preferência para conteúdos objetivos e visuais.

Quer saber como criar infográficos incríveis para aplicar na sua estratégia digital? Então, continue lendo o artigo, pois abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que são infográficos e por que eles são importantes;
  • Quais são os tipos de infográficos;
  • Como criar infográficos eficientes.

Acompanhe!


infográficosO que são infográficos e por que eles são importantes

Infográficos são conteúdos visuais que contém texto, imagem, ícones, ilustrações e outros elementos similares. Eles são usados por empresas e profissionais que querem explicar assuntos complexos em um formato esquematizado e fácil de assimilar. Semelhantes aos mapas mentais, os infográficos têm o objetivo de melhorar a compreensão do leitor.

Aprender a criar infográficos é importante dentro do marketing digital, pois esse tipo de conteúdo costuma ter mais visualizações, likes e compartilhamentos nas redes sociais. Por serem muito atrativos e intuitivos, eles têm um alto potencial viral.

Além disso, eles podem servir para diversos propósitos, como: ajudar uma página na web a rankear melhor no Google Imagens, auxiliar na captação de leads e aumentar o tráfego do seu site. Eles também são um conteúdo que faz muito sucesso no Pinterest, resultando em mais pins para a sua empresa.


infográficosQuais são os tipos de infográficos?

Em um mundo digital onde as coisas progridem rápido, os infográficos se transformam e se remodelam continuamente. Há 3 principais tipos de infográficos na Internet e nós vamos falar sobre cada um deles agora.

Infográficos estáticos

Infográficos estáticos são os mais comuns, pois eles não exigem tanto avanço técnico na execução. Para conseguir criar um, basta entender de edição de imagens.

Os infográficos estáticos normalmente contém texto e elementos visuais estáticos como desenhos, ícones, ilustrações e pictogramas. Mesmo assim, eles não deixam de ser desafiadores, pois é preciso ter um cuidado para que a explicação não fique confusa ou com excesso de informações.

Veja então um exemplo de infográfico com dados de pesquisas:

infografico pinterest

Infográficos animados

Criar infográficos animados já é mais complexo do que criar estáticos, mas por terem mobilidade, são facilmente organizáveis. Eles podem vir em forma de vídeo ou até mesmo de gifs animados. Sua grande vantagem é a fácil assimilação do conteúdo e o alto potencial de engajamento, já que eles se movem e prendem mais a atenção.

Contudo, eles podem acabar saindo caros em comparação ao tipo de infográfico anterior, pois sua execução é mais complexa.

Veja abaixo esse infográfico em forma de gif sobre as eleições nos Estados Unidos:

Infográficos animados

Infográficos interativos

Para criar infográficos interativos, você precisará de um alto nível técnico, já que eles envolvem animações e interatividade. Esse formato é mais inovador e há ainda poucos exemplos na Internet.

Por gerarem interação, eles se tornam muito divertidos. O usuário passeia pelo conteúdo, manipulando as informações como e quando ele quer.


infográficosComo criar infográficos atrativos?

Agora que você já viu como esse tipo de conteúdo visual pode ser benéfico para a sua estratégia, vamos a um passo a passo para você começar a criar infográficos incríveis.

1. Conheça a sua persona

O primeiro passo é entender o que a sua persona quer. Que tipo de problema ela deseja resolver? Como o infográfico pode ajudar ela nesse processo? Que tipos de elementos de design a atraem?

Esses dados vão definir a linguagem que você vai usar, o estilo do conteúdo e o texto em si. É preciso pesquisar sobre a sua audiência, afinal, não adianta criar conteúdos que não geram nenhum interesse. Portanto, não pule essa etapa.

2. Defina qual será sua estratégia

Antes de começar, defina qual objetivo você quer atingir com esse infográfico. Você deseja usá-lo como um material rico para captação de leads? Ele vai complementar o conteúdo de algum blog post? Ou você quer postá-lo nas suas redes sociais para conseguir compartilhamentos?

Se você oferecer o infográfico como um material rico, pode criar uma estratégia com uma thank you page para fazer seus visitantes interagirem ainda mais com outros conteúdos do seu blog. São inúmeras as possibilidades!

3. Comece a redação

Antes de criar a parte visual dos infográficos, você deve pensar no conteúdo. Pondere o que você quer explicar e como quer explicar. O ideal é fazer um bom copywriting que seja objetivo e claro para que o seu infográfico não fique desorganizado. Separe as informações em pequenos blocos de texto.

Nesse momento, você pode selecionar dados estatísticos para incluir, pesquisar referências e coletar quantas informações quiser.

4. Crie um esboço

Muitas pessoas preferem criar a arte final direto, sem fazer um esboço antes. Contudo, o esboço ajuda você a se planejar antes de colocar a mão na massa. Você pode fazê-lo como quiser: desenhando, pintando, criando versões simplificadas em programas de edição, entre outros.

Nessa etapa, é importante definir a hierarquia das informações: quais textos terão mais destaque, quais imagens devem chamar mais a atenção e como elas estarão dispostas.

5. Comece a criar seu infográfico!

Finalmente chegou a hora de criar a arte final. Você pode escolher entre usar programas de edição pagos, como os softwares da Adobe, ou então desenvolver os infográficos em ferramentas gratuitas online. Dentre essas últimas, há varias opções:

O legal é que algumas delas já possuem modelos prontos de infográficos, então você pode se basear neles para criar seu design e alterar os elementos para que eles estejam congruentes com a sua identidade visual.

Há também algumas coisas que você deve cuidar na hora de criar a arte, como por exemplo o layout, a tipografia, a combinação de cores, o tamanho da imagem e os elementos visuais. Todos esses itens devem ser levados em conta para que o seu infográfico seja o mais incrível possível.

Mas e aí, curtiu as dicas? Então, leia também:

O que é conteúdo evergreen e como produzir

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: