Google Tag Manager: o que é e como criar uma conta

 

Google Tag Manager

Com o Google Tag Manager, você monitora as mais diversas métricas de seus sites. Ele torna o processo bem mais simples, pois você precisa apenas inserir um script na sua página e, para as demais ações, não é necessário acessar o código-fonte do seu site.

Neste post, você vai aprender a criar sua conta no Google Tag Manager e conhecer melhor esta ferramenta!


Google Tag Manager o que éO que é?

O Google Tag Manager é uma ferramenta utilizada para gerenciar Tags, ou trechos de códigos javascript que podem enviar informações de um site para outros sistemas. Você pode integrar o GTM para rastrear dados pelo Google Ads, Google Analytics, ações de remarketing, entre outras aplicações.

Ao invés de acionar a área de TI de sua empresa a cada nova alteração como inserção de um novo script no site, esta ação pode ser realizada através do Tag Manager, de forma mais simples. Além disso, o Google Tag Manager certifica-se de que o conteúdo adicionado funcione de forma correta.

Antes de mais nada, vejamos como funcionam as divisões do Google Tag Manager:

Contas

É o nível mais alto da organização, no Gerenciador de tags. Normalmente, é necessária apenas uma conta por empresa. Porém, você pode criar e gerenciar várias contas do Gerenciador de tags, a partir de uma única Conta do Google.

Assim, é possível gerenciar com praticidade o acompanhamento e as campanhas de mais de uma empresa. Sempre que fizer login no Gerenciador de tags do Google, você verá a lista de contas dele:

Como usar o Google Tag Manager
Tags

São itens presentes no código do website que permitem a avaliação de tráfego e comportamento dos visitantes, além de entender o impacto da publicidade online. Também são utilizadas para ações de remarketing e segmentação de contatos. Com estas verificações, você consegue testar e avaliar quais tipos de ações geram maior retorno.

Uma tag é um snippet de código, que passa informações para terceiros. Com o Gerenciador de tags, você não precisa manter cada um desses snippets de código nos seus arquivos de origem. Basta especificar as tags que deseja disparar e o momento que irá dispará-las, pela interface do usuário do Gerenciador de tags.

Acionadores

São condições, que podem ser verdadeiras ou falsas, no tempo de execução. Os acionadores anexados a uma tag definem quando ela é disparada ou não.
Você pode configurar um acionador para verificar a navegação em uma determinada página ou então ao clicar em algum link específico.

Variáveis

Cada variável é composta por nome e valor configurados, preenchidos no tempo de execução. O Gerenciador de tags conta com diversas variáveis integradas, além de poder definir variáveis personalizadas.

Você pode definir variáveis conforme suas necessidades, cada uma contendo uma informação que precisa estar disponível no tempo de execução. Essas variáveis podem ser usadas em condições de acionador ou para passar informações para tags.

Por exemplo: definindo uma variável que contém o preço de um item que o usuário está visualizando. Se preferir, você pode definir uma variável para conter um valor constante como a string id da sua conta do Google Analytics.

Google Tag Manager


Google Tag Manager como criar contaComo criar uma conta?

Acesse a página do Google Tag Manager e faça login com a sua conta do Google. Caso utilize o Google Analytics, use a mesma conta para o Tag Manager.

No primeiro passo, indique o nome da sua empresa e depois clique em “Continuar

Google Tag Manager

Na segunda etapa, você irá configurar o contêiner.

O contêiner é como uma tag principal, que serve como base para todas as demais tags. Para cada site que possuir, crie um contêiner.

O nome do contêiner será o seu site. Depois disso, defina também onde ele será utilizado (Web, iOS, Android ou AMP).

Configurar Google Tag Manager

Ao selecionar a opção que será utilizada, clique em “Criar”.

Logo depois de ler os termos de serviço e depois clique em “Sim” para prosseguir.

Assim, será gerado o código base do GTM. Ele deve ser inserido após a tag <body> do seu site.

Enfim, você pode realizar diversas ações através do Google Tag Manager. Para saber como integrar o Google Tag Manager com as nossas ferramentas, acesse este post.


Saiba como usar a nutrição de leads na geração de resultados

 


Referências:

Soluções de gerenciamento de tags para Web e dispositivos móveis – Gerenciador de tags do Google

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: