Instagram Analytics: aprenda de uma vez como usar essa ferramenta!

instagram analyticsUma das melhores coisas das estratégias digitais é a possibilidade de acompanhar os resultados em tempo real. Os dados são um recurso incrível para conferir se suas ações são efetivas — seja em mídias sociais ou em outras campanhas de marketing digital. 

As redes sociais são essenciais se você quer manter uma presença online mais forte, mas com certeza você já sabe que não basta apenas criar perfis e postar qualquer tipo de conteúdo. Analisar métricas e KPIs é uma etapa extremamente importante, e é exatamente para isso que serve o Instagram Analytics.

O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo e não para de crescer. Cada vez mais surgem novos recursos que são bem úteis para criar conteúdos que engajam e convertem usuários. Então, é melhor conhecer bem a ferramenta para tirar proveito de todos os seus benefícios.

Afinal: o que é o Instagram Analytics e o que essa ferramenta faz? Venha entender neste post!


instagram analyticsO que é o Instagram Analytics?

O grande objetivo do Instagram Analytics é fornecer dados que possam melhorar a sua estratégia na rede social. O recurso é nativo do Instagram e oferece insights bem interessantes que mostram o que é realmente para o seu público.

A ferramenta dá acesso a métricas valiosas sobre suas publicações no feed, em stories, reels, IGTV e outros formatos de conteúdos. Dessa maneira, é possível acessar números que mostram a performance de suas campanhas no Instagram, como alcance, engajamento e impressões dos posts. 

Ou seja, esses dados apontam o desempenho de seus conteúdos dentro da plataforma por meio do Instagram Insights. Para acessar todas estas informações, é necessário ter uma conta Business (comercial)

A partir disso, o profissional de mídias sociais consegue criar alternativas para direcionar suas ações na plataforma. Além disso, os insights também ajudam em ajustes que podem ser realizados e também podem servir como um gerador de ideias — desde que o profissional saiba interpretar os dados e saiba usar os dados de forma criativa.

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instagram analyticsO que você pode analisar pelo Instagram Analytics?

A ferramenta de análise do Instagram permite tanto analisar os resultados de forma geral quanto informações individuais de suas publicações, de acordo com o período indicado na pesquisa.

Na aba de visão geral, são acessadas as informações relativas ao alcance da conta, as impressões, quantidade de seguidores e outras atividades (entre elas a quantidade de visualizações do perfil, cliques no link da bio do Instagram e outros dados).

Nos dados específicos de publicações, é possível conferir dados individuais dos posts, como as impressões, engajamento e outras informações. 

Veja mais detalhadamente todas as informações que você pode acessar por meio do Instagram Insights.

Visão geral

A aba de visão geral, como o próprio já aponta, mostra um quadro amplo das principais informações sobre a sua conta. Ali constam números sobre publicações, stories e publicações promovidas (links patrocinados). 

Em “Publicações”, você tem acesso a dados mais detalhados – com 3 tipos de filtros – tudo exibido a partir de um ranking de desempenho.

  • período: 7 ou 30 dias, 3 ou 6 meses e 1 ou 2 anos
  • tipo de publicação: todas as publicações, fotos, vídeos, posts em carrossel ou publicação de compras
  • tipo de interação: curtidas, compartilhamento, alcance, cliques no link da bio, envolvimento, começaram a seguir, como chegar, impressões, e-mail, visitas ao perfil, salvamentos, SMS e ligações

 

Na aba de “Stories” estão as informações sobre esse formato de conteúdo. Também existe a opção de filtro, no entanto os dados só ficam armazenados por até 14 dias após a data de publicação. Os filtros disponíveis para filtrar as informações são:

  • curtidas, compartilhamento, alcance, cliques no link, começaram a seguir, como chegar, impressões, visitas ao perfil, voltar, próximo story, saídas, respostas, encaminhamentos e ligações

Como essas informações ficam na plataforma por tempo limitado, lembre-se de sempre fazer anotações em outra ferramenta. Dessa maneira, você consegue ter acesso às métricas em qualquer momento — mesmo após os 2 anos que o Instagram guarda esses dados na sua conta. 

Atividade

Aqui, ficam as métricas dos últimos sete dias, entre as quais onúmero total de interações, impressões totais e alcance. Nessa aba, você pode pegar dois dados para descobrir qual é a taxa de engajamento do perfil.

É só pegar o número de interações, dividir pelo alcance total e multiplicar o resultado por 100. Assim, você descobre qual a porcentagem de engajamento da sua audiência. Esse dado mostra se o público gosta ou não de suas postagens e o quanto eles interagem com o que é postado.

Público

Em “Público” você encontra segmentações dos seguidores do perfil de acordo com:

  • gênero
  • faixa etária
  • dados demográficos
  • horários de acesso
  • crescimento do público (novos seguidores e unfollows)

instagram analyticsQuais as vantagens de usar o Instagram Analytics?

As métricas sempre foram dados que valem ouro para qualquer profissional de marketing. O Instagram é uma rede social extremamente relevante, mas você precisa saber acompanhar os resultados da sua conta.

A conta empresarial do Instagram não tem esse nome à toa. Afinal, a plataforma é voltada exatamente para que as marcas possam acompanhar o desempenho de suas publicações e buscar melhorias. 

As informações do Instagram Insights podem nortear a criação de novos conteúdos e auxiliar no planejamento, trazendo ideias novas e inovadoras para engajar o público. Portanto, o Instagram Analytics é uma ferramenta que você consegue avaliar a performance de seus posts em tempo real, conferindo cada um dos números de maneira detalhada. 

Com as métricas no Instagram você entende com quem está falando, o que a audiência gosta e quais tipos e formatos de conteúdo fazem mais sucesso. Assim, consegue otimizar e personalizar as publicações de acordo com o que o público quer consumir — e esse é um dos maiores benefícios de usar o Instagram Analytics!

Agora, confira também como você pode conquistar clientes e aumentar as suas vendas por meio do Instagram para empresas!

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Mayara Mira

Jornalista, especialista em Marketing Digital e apaixonada por escrita e produção de conteúdo. Acredita que a vida é bem melhor com trilha sonora e tem playlists para todos os momentos da vida.

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