Instagram Ads: como criar uma campanha otimizada?

Por Capa, Dicas, Geração de Leads, Marketing Digital, Redes Sociais

Instagram Ads

Instagram AdsInvestir nas redes sociais se provou um bom artifício para aquelas empresas que desejam ver resultados a curto prazo. O Instagram, especificamente, é usado por 1 bilhão de pessoas todos os meses. Segundo pesquisas, o alcance potencial de um anúncio no Instagram é de 849,3 milhões de usuários.

Com o algoritmo da rede social cada vez mais instável e a dificuldade constante das marcas de entregar seu conteúdo organicamente, anunciar se tornou uma opção viável e eficiente. Além de acelerar resultados, o Instagram Ads gera brand awareness, já que muitas pessoas que nunca viram a sua marca passarão a conhecê-la.

Nesse artigo, nós vamos desmembrar o Instagram Ads em um passo a passo. Você vai descobrir como fazer uma campanha de anúncios otimizada para conquistar ainda mais clientes. Acompanhe os próximos tópicos:

  • O que é e como funciona o Instagram Ads?
  • Os tipos de anúncios no Instagram;
  • Como criar uma campanha no Instagram Ads pelo Gerenciador de Anúncios?

Vem junto!


Instagram AdsO que é e como funciona o Instagram Ads?

O Instagram Ads é uma ferramenta para veicular anúncios no Instagram. É possível anunciar através do Facebook Ads (método mais recomendado) ou diretamente pelo próprio Instagram. A diferença entre essas duas opções é que no Facebook, você cria um anúncio do zero. Já no app do Instagram, você apenas impulsiona uma publicação pré-existente.

Os anúncios criados para o Instagram podem ser feitos em diversos formatos e para diferentes objetivos. Muitas vezes, eles são interativos, permitindo comentários, likes e cliques por meio de um CTA.

O Instagram é uma rede social em crescimento contínuo desde 2016. Ele encontrou uma grande popularidade entre diversos públicos. Portanto, ele é uma ótima plataforma para anunciar, especialmente se você vende produtos físicos com uma estética atraente.


Instagram AdsOs tipos de anúncios no Instagram

Através do Instagram Ads, você não gera somente brand awareness, mas também vendas, visibilidade, leads, instalações de aplicativos e muito mais. Para isso, você deve escolher entre os inúmeros formatos possíveis na plataforma. Veja alguns deles abaixo.

Carrossel

Um anúncio em carrossel é um conjunto de duas ou mais fotos/vídeos com no máximo 10 cartões. Eles são ideais se você deseja criar uma campanha com uma pegada de storytelling, criando suspense e incentivando o usuário a deslizar.

Pode ser usado tanto no feed quanto nos Stories.

anúncio em carrossel

Imagem única

Esse tipo de anúncio é o mais simples, pois consiste unicamente em apenas uma imagem. Nos stories, o usuário deve arrastar a tela para cima para acessar o link do anúncio, enquanto no feed, ele deve clicar em um link logo abaixo da imagem.

anúncio em imagem

Vídeo único

Se você deseja criar um anúncio em vídeo, pode enviar um arquivo em .mp4, .mov ou .gif de até 60 segundos. Um documento separado para as legendas também pode ser anexado junto ao vídeo.

anúncio em vídeo

Caso você não tenha um vídeo, pode usar alguns dos templates prontos do gerenciador para criar uma animação de fotos da sua marca.

Apresentação multimídia

Você também pode criar uma apresentação multimídia. Esse formato nada mais é do que uma apresentação de slides automática. Para fazer, clique em criar apresentação multimídia. Depois, dentro do kit de criação de vídeo, escolha de 3 a 10 imagens, selecione a duração de tempo e o efeito de transição.

apresentação multimídia

Coleção

O formato de coleção demonstra diversos itens do seu estabelecimento em um formato de catálogo. Ele é ótimo para lojas que desejam gerar mais visibilidade para seus produtos e que querem oferecer uma experiência de compra imersiva e completa.

Nesse formato, um vídeo ou imagem maior é acompanhado de outras imagens menores abaixo. O usuário pode navegar de uma para outra quando e como quiser.

anúncio de coleção no Instagram Ads


Instagram AdsComo criar uma campanha no Instagram Ads pelo Gerenciador de Anúncios?

Primeiro, acesse o Gerenciador de Anúncios do Facebook, clique em criar anúncio e acompanhe o passo a passo.

como criar um anúncio no Instagram Ads

Escolha seus objetivos

Ao clicar em criar a sua campanha, uma das primeiras coisas que o Instagram Ads vai solicitar é a definição de objetivos de marketing. Decida se você quer gerar reconhecimento, consideração ou conversão e selecione entre os seguintes objetivos:

  • Reconhecimento de marca: gere brand awareness e visibilidade para a sua marca;
  • Alcance: mostre seu anúncio para o número máximo de pessoas;
  • Tráfego: envie os usuários para um determinado destino, como um site, um aplicativo ou um evento;
  • Envolvimento: escolha esse objetivo se você quer gerar engajamento no seu anúncio;
  • Instalações: incentive as pessoas a fazerem o download de um aplicativo;
  • Visualizações de vídeo: escolha essa opção se você quer gerar mais visualizações no seu vídeo;
  • Geração de cadastros: se você quer captar leads para uma newsletter, essa opção é ideal;
  • Mensagens: incentive as pessoas a interagirem com sua marca através do Whatsapp, Direct ou Messenger;
  • Conversões: mostre seu anúncio para pessoas com mais probabilidade de realizarem uma conversão, como uma compra, por exemplo;
  • Vendas do catálogo: mostre anúncios com itens do seu catálogo de produtos;
  • Tráfego para o estabelecimento: essa alternativa é ótima para atrair visitantes em lojas físicas.

objetivos da campanha do Instagram Ads

Defina seu público-alvo

Depois de selecionar os objetivos da campanha, crie o seu conjunto de anúncios e dê um nome a ele. Agora, é a hora de definir o seu público-alvo. Nesse momento, você pode criar um novo público do zero ou usar um público já salvo. Também é possível escolher um público personalizado de envolvimento, selecionando usuários que já interagiram com o seu perfil de alguma forma.

Para criar um público do zero, você deve selecionar características demográficas e geográficas como: faixa etária, gênero e localização. Depois, clique em direcionamento detalhado e selecione os interesses, comportamentos e hábitos da sua persona. Salve essas configurações para usá-las mais tarde.

Instagram Ads: defina o público-alvo

Escolha seu posicionamento

Para anunciar apenas pelo Instagram Ads, você deve selecionar posicionamentos manuais e clicar apenas nas opções de veiculação do Instagram. Escolha entre feed, stories e explorar ou então selecione todos eles para mais resultados.

escolha o posicionamento do anúncio

Crie seu orçamento

Finalmente, chegamos ao orçamento. Nessa etapa, você deve definir seus gastos com a campanha. Escolha se deseja fazer um orçamento diário ou vitalício e limite o valor máximo. Dessa maneira, o Instagram Ads nunca ultrapassará o limite escolhido. Além disso, defina a data de início e de término da campanha.

À medida que você aumenta o orçamento, o alcance e a previsão de cliques diários no anúncio também aumentam.

orçamento de campanha do Instagram Ads

Pronto! A sua campanha está feita e será veiculada depois de aprovada. Apenas lembre-se de registrar seus dados de pagamento antes de criá-la e de analisar seus resultados para otimizá-la ainda mais.

E aí, gostou? Então, leia também:

8 dicas para atrair novos seguidores no Instagram do jeito certo

6 dicas para escrever a bio do Instagram perfeita

Como criar seus próprios GIFs para o Instagram Stories?

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!