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Como conquistar clientes e mais vendas com Instagram para empresas

Instagram para empresas

O Instagram surgiu em 2010 e, em mais de uma década de existência, já passou por inúmeras mudanças. A rede começou como um espaço para postar fotos, mas com o passar dos anos foram agregadas muitas funcionalidades e recursos — entre os quais podemos destacar o Instagram para empresas.

Só para se ter uma ideia, o Instagram já conta com mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo. Ou seja, 1 em cada 8 pessoas no mundo utilizam a rede social, o que mostra o seu potencial para alcançar consumidores.

Graças ao grande sucesso da rede, a plataforma também investiu em uma ferramenta para ajudar vendedores.

Assim, teve origem o Instagram para empresas, e aqui você vai aprender como usá-la para expandir seu negócio e aumentar as vendas!


Instagram para empresasAfinal, o que é o Instagram para empresas?

Se você leu por aí algo sobre Instagram for Business, saiba que estamos falando da mesma coisa. O Instagram para empresas foi desenvolvido para que empreendedores possam oferecer seus produtos e serviços em um modelo voltado para o comércio.

Dessa forma, a ferramenta permite que se crie um perfil comercial para que sejam disponibilizadas informações sobre a sua empresa, como o endereço, contatos, site e outros detalhes. Outro fator bem interessante é a possibilidade de acessar dados sobre seus seguidores, como a faixa etária, a localização e gênero.

As empresas com perfil comercial também conseguem impulsionar publicações e criar anúncios para atrair ainda mais clientes. O resultado é que você pode ampliar seus posts para novas audiências e ter mais engajamento.

O grande X da questão é transformar meros seguidores em compradores. Em outras palavras, o problema é conquistar a audiência, engajá-la e fazê-la entrar no funil de vendas. Porém, isso vai mudar a partir do momento que você começar a colocar em prática as dicas deste post.


Instagram para empresasComo ter sucesso na sua estratégia com o Instagram for Business?

Para adotar uma estratégia realmente efetiva no Instagram para empresas, venha conhecer essas dicas para colocar em prática.

Planeje

Apenas criar uma conta comercial não vai fazer seus produtos se venderem sozinhos, como em um passe de mágica. Portanto, ter um planejamento faz parte de uma verdadeira estratégia de vendas.

Dito isso, comece seu plano a partir de um objetivo e trabalhe em etapas. Entre os processos que podem ser incluídos estão a criação de um cronograma de postagens, a seleção de assuntos que são interessantes para a persona, os formatos dos conteúdos (imagens, vídeos, GIFs, etc) e outros pontos.

Crie conteúdos interessantes

Por ter tantos criadores de conteúdos e marcas na plataforma, é preciso inovar e fazer com que suas publicações se sobressaiam naquele mar sem fim do Instagram. Isso é possível a partir do momento que você cria conteúdos que sejam direcionados para a sua persona e que toquem na dor dela.

Existem inúmeras ideias de conteúdos, mas elas devem ser interessantes para o público. Por isso, crie materiais que tenham qualidade, que sejam relevantes, memoráveis e que expressem a sua marca.

O branding é algo muito importante no Instagram, sobretudo por ser uma rede social extremamente visual. Assim, invista em templates e trabalhe a sua identidade visual para atrair e envolver a sua audiência.

Interaja com a audiência

As redes sociais recebem esse nome por um motivo, não acha? Sim, a socialização é fundamental, e isso não fica restrito apenas entre os usuários comuns.

As marcas também precisam aprender a interagir com o público, pois isso é importante para manter a taxa de engajamento elevada e alcançar mais pessoas. Seja respondendo os comentários e menções, abrindo a caixa de perguntas ou usando os stickers de interação, tudo é válido para manter um diálogo mais próximo da sua persona.

Mesmo que a sua intenção seja aumentar as vendas da empresa, lembre-se que você está lidando com pessoas. Nesse sentido, crie uma comunidade e envolva sua audiência.

Use os recursos da plataforma

Ao longo dos anos o Instagram evoluiu e foi integrando mais recursos e ferramentas à rede social. De forma bem direta, vamos ver quais as funcionalidades mais relevantes presentes na plataforma:

É possível criar conteúdos bem diferentes nessas funcionalidades e variar os formatos. Dessa maneira, você pode atrair os seguidores de acordo com o que é mais interessante para eles.

Invista em anúncios

O tráfego orgânico diminui cada vez mais na internet. Isso mostra a importância de criar anúncios e impulsionar publicações, mas sem esquecer de fazer a segmentação adequada conforme o seu público.

O Instagram para empresas permite que você crie publicidade em três formatos:

  • Anúncios em carrossel: são fotos agrupadas em uma única publicação (máximo de 10 imagens);
  • Anúncio de imagem: é uma postagem como a de qualquer outra foto, mas o anúncio recebe é sinalizado com a palavra “patrocinado”;
  • Anúncio de vídeo: tem as mesmas características do anúncio de imagem, porém o conteúdo é em vídeo.

Os três tipos de anúncios aparecem no feed dos usuários, mas também existe a opção de anúncios nos stories — tudo depende da sua estratégia de divulgação.

Acompanhe as métricas

Por último e não menos importante: jamais deixe de acompanhar as métricas do seu perfil comercial. Analisar a performance é essencial para conferir as atividades do público, ver o que eles mais gostaram, as visitas, número de visualizações e outros dados. Desse modo, você consegue fazer a análise de:

  • Aumento no número de seguidores
  • Curtidas nas fotos
  • Citações
  • Reposts
  • Hashtags
  • Marcações
  • Menções

Tudo isso mostra o impacto da sua marca. As estatísticas mostram a performance dos seus posts e outras informações que apontam o comportamento do público. Esses dados são úteis para melhorar campanhas futuras e também as mudanças que podem ser feitas.

Portanto, o Instagram para empresas é bem diferente das contas de usuários comuns, justamente para dar mais detalhes que ajudem a aperfeiçoar sua estratégia de marketing e vendas.

Agora que você viu as dicas para o Instagram for Business, confira 8 dicas de como atrair mais seguidores na rede social!

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