Blog

Marketing Digital como instrumento de campanhas políticas

Entendendo esta realidade, empresas e figuras públicas têm pensado, cada vez mais, em estratégias direcionadas ao público da web.Hoje em dia, estamos conectados à internet na maior parte do tempo. Não saímos de casa sem nossos smartphones e dependemos deles para quase tudo em nossas vidas.

alizações frequentes, além de contar com conteúdo relevante para a audiência.

A divulgação de seus ideais e estratégias políticas, combinada à sua presença nas redes sociais, o aproximou muito dos eleitores, que se identificaram com seu relacionamento com a tecnologia.
Entendendo esta realidade, empresas e figuras públicas têm pensado, cada vez mais, em estratégias direcionadas ao público da web. Diante disto – desta atmosfera tecnológica em que vivemos – o marketing digital é um ótimo instrumento também para campanhas políticas, pois é a melhor forma de se aproximar dos eleitores que estão sempre à procura de informações nas redes sociais.

obamaEleito duas vezes presidente dos Estados Unidos, Barack Obama é o melhor exemplo do potencial que o marketing digital tem no meio político. Ele foi o candidato que conseguiu revolucionar a forma de fazer campanha, ao entender que a forma de enviar mensagens mudou, bem como os canais onde estas mensagens serão distribuídas.

Embora não tenha sido o único político a utilizar o marketing digital para divulgar sua “marca”, Obama compreendeu que era desta forma que conseguiria obter os resultados que almejava, então tornou esta a sua principal estratégia, dedicando mais tempo e dinheiro que os demais candidatos.

Por mais que não exista uma lista exata de estratégias para uma campanha de sucesso através do marketing digital, listamos algumas opções de como obter bons resultados:

Através de uma série de técnicas de otimização para sites e blogs, como SEO – Search Engine Optimization, é possível melhorar o posicionamento de suas páginas em ferramentas de busca e, consequentemente, aumentar os acessos.

          analise de seo   Análise de SEO

Utilizando o marketing digital nas campanhas políticas, é possível manter um relacionamento mais engajado com os eleitores. Se um candidato já tem um site, ele poderá utilizar o Google Analytics como fonte de informações sobre o eleitorado e coletar dados para mensurar a quantidade de possíveis votos, acompanhando as tendências atuais.

Pela importância que o marketing digital provou ter nas campanhas políticas, a tendência é que os envolvidos neste meio comecem a utilizar mais os recursos disponíveis e consigam monitorar e estabelecer um relacionamento com os eleitores, de uma forma mais eficiente e direta.

O ponto principal da estratégia deve ser entender o comportamento do cidadão na internet para então desenvolver as táticas de acordo, traçando um planejamento específico para o perfil identificado.

Eduardo Brum

Redator da Dinamize, Podcaster, jornalista em formação e interessado em tudo que envolve criatividade e produção de conteúdo. Gosta de boa musica, livros e memes.

Veja mais conteúdos do autor

Larissa Olson

Analista de marketing digital, atua em treinamentos e suporte no setor de Customer Success da Dinamize

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Mas e aí, este post ajudou você? Então, leia também: