Quais são as principais tendências de marketing para 2023?

tendências de marketingSe você pensa que as tendências do marketing em 2023 ainda estão sendo definidas, é bom continuar essa leitura. Afinal, elas já chegaram e já estão impactando a vida e a rotina de grandes empresas do mercado.
Hoje trouxemos algumas das estratégias que devem ser utilizadas para gerar mais vendas no seu Ecommerce. Por isso, a dica é salvar esse artigo entre os seus favoritos para ter esse conteúdo sempre disponível e poder consultá-lo quando quiser.

Vamos lá?


Um apanhado geral: o que está vindo por aí?

Em tempos modernos e corridos, em que a internet promove uma mudança constante, como é possível prever as transformações que vão de fato se estabilizar e impactar o cenário, ao invés de simplesmente sumirem depois de um tempo?

Apesar de serem muito diferentes entre si, as tendências de marketing possuem algo em comum: todas elas envolvem a adaptação ao ritmo corrido e disruptivo da vida, respeitando e conectando as pessoas e os ambientes.

Parece complicado, mas não é! Para viralizar em 2023, uma tendência de marketing deve ser fácil de usar e aumentar o seu tempo livre ao invés de diminuí-lo. Além disso, é preciso pensar no coletivo, acolhendo as diferentes realidades das pessoas e dos lugares que nos cercam.

Entenda melhor com a nossa lista de dez principais tendências de marketing para 2023:

1. Inteligência artificial

É praticamente impossível fazer um artigo sobre tendências de marketing sem citar a explosão da inteligência artificial no mercado. Apesar de não ser novidade – a primeira versão de inteligência artificial foi desenvolvida ainda nos anos 50 -, essa tendência teve um avanço significativo nos últimos anos, principalmente em termos de automação.

Plataformas como o Chat GPT possuem uma altíssima capacidade de entrega de respostas e conteúdos, incluindo o potencial de interpretar pedidos específicos como “crie uma lista de documentos que eu preciso separar para criar minha empresa”.

Para o marketing, isso é extremamente estratégico. Afinal, é possível contar com a ajuda da ferramenta para criar ou reformular táticas para aumentar o seu alcance. Apesar de não eliminar a demanda de profissionais de marketing, a inteligência artificial é de grande ajuda para ter insights e tirar dúvidas.

2. Experiências multicanal:

Imagine que você quer tirar uma dúvida com uma empresa. Você entra no Instagram dela e, para ter contato com eles, precisa acessar um link na bio e entrar no site institucional. Dali, precisa mandar um e-mail para se mostrar interessado e só então você terá um canal direto de comunicação.

Até fazer tudo isso, você provavelmente vai se frustrar e desistir. As experiências multicanal são justamente uma solução para esse dilema. Com elas, você cria uma jornada integrada em que todos os formatos de mídia conversam entre si para gerar melhores resultados.

Vale, inclusive, conectar lojas físicas e lojas virtuais para potencializar as experiências de compra. Essa é uma das principais tendências hoje e para os próximos anos, justamente por se encaixar no perfil de fluidez e consciência.

3. Conteúdo gerado por usuários:

As pessoas não querem mais saber de anúncios engessados e padrões. Elas querem verdade e identificação. Elas querem saber o que cada cliente está dizendo sobre um produto e quais foram os impactos gerados.

Dos comentários e avaliações até os Stories compartilhados nas redes sociais, investir em conteúdo gerado por usuários é uma das estratégias de marketing mais inteligentes que você pode ter, justamente por ser gratuita e muito eficiente.

4. Influenciadores digitais:

É lógico que eles estão na nossa lista de tendências de marketing! Os influenciadores digitais oferecem um alcance excepcional e utilizam o marketing de influência como gatilho para fortalecer a imagem de marcas e/ou produtos online.

Basicamente, é reconfortante saber que uma pessoa que você acompanha usa o mesmo produto ou serviço que você. Todos adoram essa sensação de pertencimento e é por isso que esse recurso é tão promissor.

5. Realidade aumentada:

Você pode passar horas falando sobre a experiência de morar em um imóvel, visitar um local e até mesmo participar de um esporte. Mas acredite: nem mesmo a descrição mais perfeita é capaz de trazer uma vivência tão realista quanto uma realidade aumentada.

Simples de usar, divertida e uma ótima maneira para quebrar o gelo: esse recurso tem se tornado essencial para empresas que estão trabalhando na otimização da gestão de relacionamento com clientes (também conhecida como CRM), justamente por permitir que eles mergulhem na proposta que você está oferecendo e se encantem em um novo nível.

Saiba tudo sobre marketing digital e automação:



6. Chatbots:

Os chatbots não são uma ferramenta de substituição ao atendimento personalizado. Muito pelo contrário: eles complementam o relacionamento com os clientes. Eles são capazes de responder demandas simples e objetivas, permitindo que seus colaboradores tenham mais tempo hábil para lidar com questões mais complexas.

Investir em chatbots pode ser uma solução rentável a longo prazo, proporcionando um canal de atendimento muito mais completo.

7. Vídeos ao vivo:

As lives ganharam relevância durante a pandemia de COVID-19. Mas a verdade é que elas sempre representaram uma tendência de marketing que veio para ficar.

Divertidos, leves e humanos, os vídeos ao vivo proporcionam a sensação de que pessoas e empresas são reais e genuínas, além de dar ao público a impressão de que eles estão participando da construção de algo em tempo real.

Seja nas áreas marketing e vendas ou na geração de conteúdo, as lives podem ser uma boa alternativa para transmitir informações e dados.

8. Marketing de dados

Em 2023, ter uma estratégia baseada em dados é mais do que uma tendência de marketing: é uma necessidade. Ter uma fonte confiável de captação de informações vai contribuir significativamente para aumentar suas vendas, agilizar resultados e evitar gastos desnecessários.

Também é importante trabalhar o seu lead scoring: a pontuação que acompanha seus possíveis clientes e os categoriza para gerar caminhos mais eficientes de conversão.

9. Ferramenta de automação adequada

Nenhuma das ações que citamos vai funcionar plenamente se você não tiver pensado em automação de marketing. Afinal, você quer escalar o seu negócio. E para isso, é preciso pensar em um modelo de comunicação que abrace os mais variados perfis de cliente sem que seja necessário tratar de tudo manualmente.

A automação via Whatsapp vem com tudo em 2023: mais do que uma tecnologia, ela é uma solução para acompanhar o funil de vendas de maneira completa. O Whatsapp é um dos aplicativos mais baixados do mundo, principalmente no Brasil.

Por isso, estar disponível em tempo real nessa plataforma é uma maneira de se comprometer com o consumidor, dando respostas imediatas sem que haja a necessidade de transformar a sua operação interna.


Como explorar as tendências de marketing em 2023?

Depende de você criar o melhor projeto para conseguir colocá-las em prática de maneira econômica e eficiente.

Com a plataforma de automação de marketing da Dinamize, você integra Ecommerce, CRM, redes sociais e outros sistemas utilizados para criar uma comunicação personalizada!

Você pode começar seu período de teste gratuito AGORA para conhecer todas as funcionalidades disponíveis! Se preferir, assista o treinamento para conferir os principais recursos:

Várias das tendências citadas aqui podem ser alcançadas por meio da Dinamize, com destaque para o item 9 da nossa lista. Afinal, estamos falando de uma marca que possui um ótimo serviço de automação via Whatsapp.

 

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Carolina Mulero

Autora, redatora, publicitária, produtora de conteúdo. De tudo um pouco, mas sempre com o mesmo objetivo: trazer informações de maneira humana e orgânica, abordando temas diversos com leveza e é claro, com um toque de excentricidade.

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