MarTech, AdTech e MadTech: tudo sobre esses conceitos

MarTech, AdTech e MadTech

O aumento de startups nos últimos anos foi bem significativo. Segundo os levantamentos mais recentes, são mais de 13 mil startups mapeadas e o país já conta com 16 unicórnios — empresas que valem mais de 1 bilhão no mercado.

Ao falarmos em empreendedorismo atualmente é quase impossível não citar startups. Nesse cenário, entender conceitos para encaixar os negócios nas categorias certas é fundamental.

Dentro do universo digital, esses conceitos servem para separar as startups de acordo com as soluções que elas oferecem. Algumas dessas empresas trabalham com mídias, publicidade e marketing aliadas às tecnologias, que recebem o nome de MarTech, AdTech e MadTech.

Para compreender melhor sobre o que é cada um desses tipos de startups, acompanhe este post até o final!


MarTech, AdTech e MadTechO que é Martech?

A transformação digital é bem importante para caracterizar uma empresa como startup. Afinal, o uso de tecnologia está ligado à inovação, um dos pilares desses modelos de negócios, que são emergentes e trazem novas soluções — principalmente quando estamos falando de marketing digital.

O termo MarTech une duas palavras para apresentar o conceito de empresas inovadoras que trabalham com marketing. Assim, a junção de marketing e tecnologia deu origem ao MarTech, que se refere ao uso de ferramentas, processos e plataformas tecnológicas.

A partir do uso dessas ferramentas é que se resolvem problemas de marketing por meio da tecnologia. Ou seja, aqueles softwares de automação, aplicativos e outras soluções que facilitam o dia a dia dos profissionais têm origem nas MarTechs.

Portanto, essas plataformas otimizam as atividades e ajudam os profissionais a alcançarem melhores resultados utilizando a tecnologia aplicada ao marketing.

Exemplos de aplicações MarTech

Qualquer profissional que atua em marketing digital conhece a importância de ferramentas tecnológicas. Praticamente todas as atividades realizadas utilizam plataformas, processos e outras soluções que têm base na tecnologia. Por isso, entenda quais são as aplicações MarTech.

  • Web Analytics: permite gerar relatórios que mostram a eficiência de formatos, canais e outros dados que mostram as preferências dos consumidores para melhorar a experiência dos clientes;
  • CRM: os softwares de relacionamento ajudam a conhecer melhor os leads e fornecem informações para personalizar a jornada de cada um;
  • Gerenciamento de mídias sociais: as ferramentas são capazes de agendar posts, rastrear alcance de publicações e muito mais;
  • SEO: existem ferramentas que contribuem na otimização de conteúdos para melhorar a classificação nos mecanismos de buscas;
  • E-mail marketing: ferramentas de e-mail marketing criam listas segmentadas, disparam mensagens, fornecem dados de performance e outras aplicações interessantes;
  • Automação de marketing: as ferramentas listadas acima estão ligadas à automação e simplificam a rotina dos profissionais de marketing, sendo muito importantes em uma MarTech.

MarTech, AdTech e MadTechO que é Adtech?

A AdTech é como o braço das MarTechs, mas com foco na tecnologia em publicidade online. Nesse sentido, são construídas soluções para que as marcas consigam fazer anúncios mais eficientes para captar mais leads.

Por meio da tecnologia, o AdTech auxilia na criação de campanhas de mídia paga que possam atrair mais consumidores. Depois disso, as informações colhidas são analisadas e repassados às iniciativas MarTech para que esses dados sejam tratados.

O resultado disso é que as campanhas posteriores serão ainda mais específicas, personalizadas e qualificadas — principalmente com o uso de cookies. Dessa forma, os anunciantes conseguem maior aproveitamento e aumentam o ROI de suas ações.

Exemplos de aplicações AdTech

Assim como em MarTech, existem diversas aplicações para AdTech. Conheça algumas a seguir.

  • Adsense: plataforma do Google para fazer anúncios que aparecem nas páginas de pesquisa do buscador;
  • Mídia paga em redes sociais: as publicações podem ser impulsionadas de acordo com o objetivo de campanha, ou são criados anúncios em canais pagos. Os mais utilizados são Facebook Ads, Instagram Ads, Twitter Ads e LinkedIn Ads;
  • Plataformas de ofertas: os donos de sites fornecem espaços pagos em suas páginas para que sejam criados anúncios que têm maior poder de conversão de acordo com o público-alvo;
  • Ad Exchange: são as trocas de anúncios, em que são fechadas parcerias entre anunciantes para a divulgação de seus conteúdos nas páginas de um parceiro;
  • Mídia Programática: compra de anúncios sem a necessidade de ter contato com os donos das páginas.

MarTech, AdTech e MadTechQual a diferença entre Martech e Adtech?

Por mais que ambas sejam voltadas às estratégias de marketing digital, há diferenças entre MarTech e AdTech e essa distinção é bem simples.

As Adtechs são um subconjunto das MarTechs e trabalham com tecnologias para publicidade e campanhas online. Enquanto isso, MarTechs são mais amplas e envolvem tecnologias para otimizar as estratégias de marketing digital.

Cada uma tem suas ações e processos específicos e é possível fazer bom uso das duas como ferramentas complementares.


MarTech, AdTech e MadTechMadtech: a convergência entre MarTech e AdTech

A transformação digital é um processo que ocorrerá em qualquer empresa que queira sobreviver no mercado. Em um mundo que adota tecnologias digitais nas mais variadas situações, não adotar tais ferramentas pode ser o início do fracasso de um negócio.

Essas mudanças chegam com tamanha força e intensidade que impulsionou o aparecimento das startups, entre elas as MarTechs e AdTechs. Entretanto, um novo tipo de negócio é a convergência entre esses dois conceitos e se chama MadTech.

O surgimento de MadTech

O termo MadTech surgiu em meados de 2015 e foi criado por David M. Raab. O conceito aborda como as tecnologias são próximas e entrelaçam dados para potencializar os resultados.

MarTech e AdTech estão tão ligados que acabam se ligando em meio ao funil de vendas, e essa união pode ser bastante proveitosa para maximizar a personalização da jornada do cliente. As ações e campanhas que usam dados baseados em tecnologias têm maiores chances de sucesso, sobretudo no ecossistema digital.

MadTech como o futuro digital

Estamos vivendo uma época em que grande fatia do orçamento para publicidade das marcas é investido em mídias digitais. Nesse contexto, a migração para o modelo MadTech é urgente se você deseja um crescimento mais rápido para se destacar em meio à concorrência.

A junção dos dois conceitos representa uma maior precisão e melhor uso das tecnologias de marketing e publicidade. Ao unir os dois modelos, é possível combinar dados que melhoram a personalização e otimizam a jornada de compras por meio de abordagens mais exatas.

Dessa forma, os dados e a eficiência de uma MarTech pode ser usada para a criação de anúncios mais eficazes. Por outro lado, as campanhas AdTech utilizam métricas e informações sobre os grupos-alvo para deixar os investimentos mais precisos e direcionados.

Ao agregar os benefícios de cada uma você tem insights que podem transformar os resultados que seriam obtidos separadamente. Essa abordagem fortalece as estratégias e promove um crescimento mais expressivo, além de entregar experiências mais positivas para os clientes.

Separar os dois modelos tem suas vantagens, mas juntá-los é ainda melhor. Desse modo, os conceitos de MarTech, AdTech e MadTech permitem que os dados sejam usados com mais inteligência e focados em solucionar as necessidades dos clientes. O usuário deve estar sempre em primeiro lugar e ele dá pistas do que a equipe de marketing deve fazer para conquistá-lo.

Conheça mais sobre sobre as soluções Dinamize e perceba como a automação é uma aliada importante no crescimento de suas estratégias!

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Mayara Mira

Jornalista, especialista em Marketing Digital e apaixonada por escrita e produção de conteúdo. Acredita que a vida é bem melhor com trilha sonora e tem playlists para todos os momentos da vida.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: