Recurso de pagamentos pelo WhatsApp é lançado no Brasil

pagamentos whatsapp

Quem busca maior facilidade para realizar transações financeiras pelo WhatsApp poderá contar com um novo recurso que facilita esse processo. Isso porque o WhatsApp anunciou que, em breve, será possível realizar pagamentos através do próprio aplicativo.

Saiba mais sobre como essa nova funcionalidade de pagamentos pelo WhatsApp pode ser utilizada lendo o post até o final!


pagamento whatsappComo funciona o recurso de pagamentos pelo WhatsApp

Essa funcionalidade permite que empresas possam, além de divulgar seus produtos, garantir aos consumidores uma alternativa de compra no próprio aplicativo. Pois, de acordo com a nota publicada no Blog do WhatsApp, o recurso também tem como finalidade “trazer mais empresas para a economia digital e gerar mais oportunidades de crescimento”.

O pagamento é realizado a partir da própria conversa no aplicativo, como você pode ver na imagem a seguir:

formas pagamento


Recurso de pagamentos pelo WhatsApp é lançado no BrasilFormas de pagamento

Os pagamentos pelo WhatsApp podem ser realizados a partir de cartões de crédito e débito Visa e Mastercard, emitidos por Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. Ainda de acordo com a nota, a ideia é facilitar a entrada de novos parceiros, para garantir mais alternativas de pagamento aos usuários.

Essa nova funcionalidade é oferecida pelo Facebook Pay. Por isso, a expectativa para o futuro é garantir que os dados de pagamento sejam utilizados em todos os aplicativos ligados ao Facebook.


recurso whatsapp gratuitoO recurso de pagamentos pelo WhatsApp é gratuito?

Pessoas físicas podem utilizar a funcionalidade de forma gratuita. Dessa forma, a funcionalidade de pagamentos pelo WhatsApp também pode ser utilizada para transferências entre amigos e familiares, por exemplo.

No entanto, as empresas que quiserem adotar esse recurso para, além de promover produtos, permitir que os consumidores paguem por eles diretamente no aplicativo, deverão pagar uma taxa.


pagamento whatsappSegurança das transações

Discussões sobre segurança de dados na internet são cada vez mais recorrentes, por isso, é natural imaginar que esse recurso cause algumas dúvidas por parte dos usuários e até mesmo das empresas.

Como forma de impedir transações irregulares, as transações serão autorizadas apenas a partir do momento que o usuário informar um PIN de 6 dígitos ou então utilizar a biometria cadastrada no celular.


pagamento whatsapp beneficios empresasBenefícios do WhatsApp para empresas

Por fim, esse é apenas mais um dos diversos recursos disponibilizados pelo WhatsApp para qualificar a comunicação entre empresas e consumidores.

Além da possibilidade de realizar pagamentos pelo WhatsApp Business, as marcas podem também manter uma comunicação efetiva com o público, compartilhando novidades e, é claro, todos os serviços oferecidos.

Se quiser saber mais sobre cada um dos benefícios do WhatsApp, leia: Tudo que você precisa saber para vender mais pelo WhatsApp Business.


Atualização – 24 de junho:

O Banco Central e o Conselho administrativo de Defesa econômica tomaram a decisão de suspender, de forma integral, o funcionamento do serviço de pagamentos anunciado pelo WhatsApp no Brasil. De acordo com matéria publicada no UOL, casos de descumprimento podem gerar às empresas multa diária de R$ 500 mil.

Depois da decisão tomada pelo BC e pelo Cade, a Cielo suspendeu os serviços envolvendo os pagamentos pelo WhatsApp. Visa e Mastercard também foram notificadas pelo Banco Central, que é responsável por autorizar a criação de serviços de pagamentos no Brasil.

Acompanhe nosso blog para mais atualizações sobre o serviço de pagamentos pelo WhatsApp no Brasil.


Você já usa o WhatsApp como um canal de comunicação para a sua empresa? Se comunica com outras empresas a partir do aplicativo? Compartilhe com a gente sua experiência nos comentários!

Assine nossa newsletter para receber conteúdo sobre marketing e vendas diretamente no seu email.

Fonte: Blog do WhatsApp


O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: