Relatório de origem de contatos

novidade-no-relatorio-de-origem-de-contatos

Nosso software de automação de marketing tem uma nova funcionalidade disponível: um relatório que apresenta a origem de cada uma das conversões. Com ele, você consegue saber quais canais geram maior entrada de contatos para sua base.

Veja algumas dicas para otimizar sua estratégia de marketing digital, a partir da análise dos dados apresentados nesse novo relatório!


A importância dos relatórios

Você já deve ter lido em alguns lugares sobre a importância de conseguir mensurar ações de inbound marketing. Vamos colocar aqui um exemplo da aplicação:

Supondo que você está em uma reunião e precisa comprovar que o setor de vendas apresentou a produtividade desejada no último mês.

Você pode apresentar dados sobre a quantidade de vendas feitas, comparando com a meta que foi estabelecida no início do mês, ou então usar como parâmetro o mês anterior.

Outro recorte possível é a análise dos melhores vendedores. A partir dele, você identifica quem é mais efetivo e quais precisam receber uma melhor orientação, para que possam render melhor.

Os vendedores apresentados acima podem ser comparados com as mídias que você utiliza para captar novos contatos, por exemplo.

Agora, vamos aprender a acessar o relatório de origem para que você possa identificar quais são as principais mídias para gerar contatos em sua estratégia!


Acessando o relatório

Na página inicial, vá até o menu “Contatos” e clique em “Listas”.

menu listasDepois disso, vá até a lista que deseja analisar e, no item “Entrada de novos contatos”, selecione a opção “Relatório de origem”.

Entradas de novos contatos

No relatório, você conta com uma visão geral sobre o índice de conversões por mês.

Filtre pelo período e/ou formulário que deseja analisar. Depois disso, você pode verificar qual formulário apresentou melhores números, qual mês contou com o resultado mais satisfatório e, é claro, quais as mídias mais efetivas.

relatório de métricas

As mídias apresentadas no relatório tem como base os termos utilizados pelo Google Analytics.

Veja abaixo quais são esses termos e o que cada um deles representa.

Diretos: acessos feitos diretamente pela página do navegador, digitando o endereço desejado;

Display: acesso a partir de campanhas da rede de display do Google Ads;

E-mail: conversão a partir de acesso em link contido em um envio de email;

Orgânicos: buscas em mecanismos como Google, a partir da indicação de uma palavra-chave;

Pagos: campanhas como as do Google Ads. Para que a origem seja reconhecida como paga, o link do anúncio deve ser codificado manualmente. Ele deve ficar da seguinte forma: 

http://meusite.com.br/?utm_source=google&utm_medium=cpc

Referências: link inserido em outras páginas, que fazem referência ao seu site;

Redes sociais: conversão a partir de um link divulgado em alguma rede social;

Outras publicidades: outras categorias que não foram listadas anteriormente.


Sabendo o significado de cada um dos termos utilizados, você pode analisar frequentemente esse relatório para qualificar sua estratégia de marketing digital.

O relatório de origem de contatos permite que você compare quais mídias geram o maior número de conversões, além de facilitar suas próximas ações de marketing digital.


Quer mais dicas para sua estratégia? Veja nosso post com 17 métricas para inbound marketing

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Caroline Gomes - Diretora de Conteúdo e Ensino na Dinamize
Caroline Sands

Especialista em E-mail Marketing e Entregabilidade de Email, trabalho a mais de 7 anos diretamente com a implementação de softwares de e-mail marketing e automação de marketing digital na empresa Dinamize.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: