TikTok Ads: descubra como sua empresa pode encontrar clientes em potencial!

Entenda como funciona o sistema de TikTok Ads e aproveite para destacar a sua marca em uma rede social em ascensão. Nos últimos anos, o TikTok emergiu como uma das plataformas de mídia social mais populares do mundo, proporcionando às marcas uma oportunidade única de se conectar com um público diversificado e engajado.

No Brasil, foram registrados mais de 74,1 milhões de usuários ativos em janeiro de 2022. O número impressiona, mas é apenas um reflexo de um app que já se consolidou como um dos favoritos entre muitas gerações e que acabou virando também um terreno fértil para marcas que buscam se relacionar com potenciais clientes.

Neste artigo, exploraremos a fundo o universo dos anúncios no TikTok, desde os diferentes tipos de anúncios disponíveis até as melhores práticas para maximizar o impacto de suas campanhas.


O que é o TikTok Ads?

Trata-se de uma solução do TikTok for Business que permite a criação de campanhas com diversos objetivos, como por exemplo:

  • Tráfego no site
  • Geração de leads
  • Interação com a comunidade
  • Conversões no website

Influência do TikTok na decisão de compra

Apesar do preconceito que pode existir por parte de algumas empresas para o investimento nesta rede social, alguns números mostram que o TikTok não é tendência, mas a realidade para muitos consumidores.

Um estudo realizado pela Opinion Box mostrou que 68% das pessoas conheceram novos produtos no TikTok. Além disso, 56% dos entrevistados disseram que não imaginavam utilizar o TikTok – e hoje são usuários engajados!

Segundo o estudo realizado pela Her Campus Media, quem busca impactar os membros da geração Z deve dedicar ainda mais atenção ao TikTok. Isso porque a rede social é utilizada como uma ferramenta de pesquisa para 74% dos usuários.

Outros números importantes:

72% dos usuários compram produtos após vê-los no TikTok

→ A rede social influencia as decisões de compra de 62% dos consumidores da geração Z – um aumento de 15% em comparação aos anos anteriores

61% dos consumidores confiam mais em influenciadores e marcas do que em amigos ou na família quando o assunto é receber recomendações

→ Consumo de vídeo: 76% das pessoas preferem consumir vídeos no TikTok


Primeiros passos no TikTok for Business

Com sua conta para empresas criada, ao acessar o TikTok Ads você será direcionado para uma tela de “primeiros passos”. Nela, você deve indicar a experiência que deseja seguir ao longo da criação de campanhas na ferramenta:

A opção escolhida define a quantidade de informaçõ

Objetivo da campanha

Após definir o tipo de criação que guiará sua experiência, é hora de definir o objetivo principal da sua campanha. Alguns dos objetivos disponíveis:

  • Levar mais visitantes ao site
  • Ampliar o número de visitas no perfil e seguidores
  • + visualizações em vídeos
  • Gerar leads através de formulários do próprio TikTok
  • Aumentar o número de downloads do aplicativo
  • Conquistar conversões qualificadas no site

Tipos de anúncios no TikTok:

Se engana quem pensa que todos os TikTok Ads são iguais. Na verdade, existe um catálogo amplo de categorias e formatos disponíveis nas redes sociais. Isso ajuda a criar uma experiência ainda mais personalizada para os anunciantes.

Confira alguns dos tipos de TikTok ads:

In-Feed Ads

Esses anúncios aparecem no feed principal dos usuários enquanto eles rolam pelos vídeos. São semelhantes aos vídeos orgânicos do TikTok e geralmente têm uma duração de 9 a 15 segundos. Criar conteúdo envolvente é crucial para atrair a atenção dos usuários nesse formato.

Resultados de pesquisa

Nesta opção, os anúncios criados aparecem entre os resultados de pesquisas realizadas pelos usuários no TikTok. Já falamos por aqui, mas vale reforçar o quanto a ferramenta de pesquisa da rede social pode ser um caminho interessante para atrair novos consumidores.

Branded Hashtag Challenges

Os desafios de hashtag patrocinados incentivam os usuários a criar e compartilhar conteúdo relacionado à marca. Isso gera um envolvimento significativo e amplia o alcance da campanha. As marcas muitas vezes lançam desafios com músicas específicas para aumentar a adesão.

Branded Effects

Esses anúncios permitem que as marcas criem efeitos especiais exclusivos que os usuários podem usar em seus próprios vídeos. Isso promove a interação e aumenta a visibilidade da marca.

TopView Ads

Os TopView Ads são vídeos de até 60 segundos que aparecem quando um usuário abre o aplicativo. Eles garantem uma exposição máxima, pois são o primeiro conteúdo que o usuário vê.

→ Saiba mais sobre os anúncios no TikTok


Como criar uma estratégia eficiente de Tiktok Ads?

Tão importante quanto escolher o app certo para investir em ads, é a preocupação com as estratégias que serão usadas para aumentar o alcance de cada anúncio veiculado. Aqui estão algumas dicas para isso:

Conheça sua audiência:

Compreender o público-alvo no TikTok é essencial. A linguagem, os interesses e os desafios específicos da plataforma devem ser considerados ao criar anúncios para garantir relevância e autenticidade. Uma ótima recomendação é optar por parceria com influenciadores, que alcançam uma audiência altamente qualificada.

Criatividade é a chave:

O TikTok é uma plataforma conhecida por sua criatividade. As marcas devem abraçar essa cultura ao criar anúncios, produzindo conteúdo autêntico e envolvente que ressoe com os usuários.

Utilize música de forma estratégica:

A música desempenha um papel fundamental no TikTok. A escolha de trilhas sonoras envolventes pode aumentar significativamente a eficácia dos anúncios, criando uma conexão emocional com os espectadores.

Aproveite os desafios de hashtags:

Os desafios de hashtags patrocinados são uma maneira poderosa de incentivar a participação dos usuários. Criar desafios envolventes e incentivá-los a participar pode gerar um efeito cascata de conteúdo gerado pelo usuário.


Métricas e avaliação de desempenho no TikTok Ads

Por fim, mas não menos importante, estão as métricas e a avaliação do desempenho do investimento feito no Tiktok para empresa. Sair do campo do “achismo” é essencial para construir caminhos mais eficientes nesse segmento, e essas técnicas podem ajudar:

Métricas-chave:

Ao avaliar o desempenho dos anúncios no TikTok, é fundamental analisar métricas como impressões, cliques, taxas de engajamento e conversões. Esses dados fornecem insights valiosos sobre o impacto da campanha. Uma boa dica é criar uma conta na Dinamize e conferir as soluções de relatórios que são disponibilizadas com exclusividade pela plataforma.

Testes A/B:

Realizar testes A/B com diferentes criativos, públicos-alvo e estratégias de lance pode ajudar a otimizar as campanhas. Experimentação contínua é crucial para encontrar a abordagem mais eficaz.

Configuração de teste ab no painel do TikTok Ads


Boas práticas no TikTok ads

Assim como em qualquer canal de marketing, você precisa estar atento a alguns cuidados básicos para garantir que sua marca ganhe a confiança do público.

Transparência:

As marcas devem ser transparentes sobre o fato de que estão veiculando anúncios. Isso constrói confiança com os usuários e evita possíveis problemas éticos. Ao coletar dados para segmentação de anúncios, é vital respeitar as diretrizes de privacidade e garantir que as práticas estejam alinhadas com as normas regulatórias.

Crie um relacionamento recorrente com o público impactado

Ao criar suas campanhas, busque alternativas para manter os seguidores interessados no que sua marca compartilha – seja no TikTok no caso de anúncios com foco na geração de seguidores ou em campanhas para conversões no site.


Muito além da dancinha: lucre com o TikTok ads

O TikTok Ads oferece às marcas uma plataforma dinâmica para alcançar um público global de maneiras inovadoras. Ao compreender os diferentes tipos de anúncios, implementar estratégias criativas e monitorar métricas de desempenho, as marcas podem aproveitar ao máximo essa ferramenta poderosa.

Utilizando recursos como formulários de conversão, por exemplo, você pode seguir impactando seu público em canais como email marketing ou WhatsApp. Do contrário, você pode desperdiçar dinheiro, pois perderá a oportunidade de se relacionar utilizando canais com alta taxa de conversão.

DICA: como incluir o TikTok em estratégias de CRM

Existem algumas maneiras de conectar os leads captados via TikTok Ads com ferramentas de relacionamento, mas vamos dar um exemplo prático por aqui de como fazer isso automaticamente.

Utilizando uma ferramenta como o Zapier, você pode garantir que os contatos captados através do TikTok Lead Gen Form sejam enviados para um software de automação de marketing, como a Dinamize.

Template de integração entre tiktok e Dinamize via Zapier

→ Conecte o TikTok com a Dinamize usando o Zapier

Caso tenha dúvidas sobre como qualificar sua captação de leads após impulsionar sua marca com o TikTok Ads e gerar novas vendas utilizando a automação de marketing, podemos ajudar!

A Dinamize é uma plataforma que ajuda marcas dos mais diversos segmentos na criação de ações com foco na nutrição de leads, geração de vendas e retenção de clientes.

Se quiser saber como contar com ferramentas com alto retorno sobre o investimento e combiná-las com sua estratégia de conteúdo nas redes sociais, conte com a gente!

Saiba como usar a nutrição de leads para gerar novas vendas

Baixe o ebook Nutrição de Leads

carolina-mulero
Carolina Mulero

Autora, redatora, publicitária, produtora de conteúdo. De tudo um pouco, mas sempre com o mesmo objetivo: trazer informações de maneira humana e orgânica, abordando temas diversos com leveza e é claro, com um toque de excentricidade.

Veja mais conteúdos do autor

Eduardo Brum

Redator da Dinamize, Podcaster, jornalista em formação e interessado em tudo que envolve criatividade e produção de conteúdo. Gosta de boa musica, livros e memes.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: