Automação de marketing para supermercado: como fazer e quais as vantagens

Automação de marketing para supermercado

As ferramentas para automatizar processos já são bem comuns no dia a dia das equipes de marketing, inclusive no varejo. Há quem acredite que essas plataformas servem apenas para realizar o disparo automático de campanhas de e-mail marketing, mas a verdade é que há muito mais a se fazer ao usar uma ferramenta de automação de marketing para supermercado.

Qualquer profissional sabe a importância da personalização e do envio de conteúdos adequados de acordo com a persona. Afinal, a estratégia de marketing visa identificar as necessidades dos clientes e solucioná-las.

Sendo assim, as diversas ações podem ser otimizadas e mais estratégias com uma boa ferramenta de automação. Por isso, entenda o que é, quais as vantagens e como usar esse tipo de plataforma!


Automação de marketing para supermercadoO que é automação de marketing?

Fazer a gestão de cada ação, dos leads, clientes e outras tarefas e atividades não é tão fácil quanto pode parecer. Nesse contexto, a automação de marketing faz uso de ferramentas que facilitam a execução de ações e campanhas e deixam os processos mais ágeis.

Dessa maneira, a rotina de automação melhora a distribuição de conteúdos, ajuda na comunicação com o público, analisa o comportamento dos consumidores e permite a criação de ações segmentadas.

De modo geral, a automação contribui para que o supermercado tenha uma comunicação uniforme em todos os pontos de vendas — porém, investindo em personalização e segmentação de ofertas e conteúdos de acordo com características do público, localização, interesses e outros aspectos.

É possível gerir todas as informações e dados sobre os clientes e leads para observar oportunidades de vendas. Com isso, a ferramenta é essencial para gerenciar contatos e nutrir cada usuário com o que for necessário até ele fechar a compra.


Automação de marketing para supermercadoQuais são as vantagens da automação de marketing no varejo?

O uso de softwares de automação em marketing tem inúmeros benefícios em qualquer negócio, inclusive em supermercados. Os clientes costumam realizar compras recorrentes, e a fidelização desse público pode aumentar bastante o seu ticket médio.

Dito isso, fica ainda mais clara a importância de investir na automação de processos, já que os trabalhos manuais e repetitivos demandam muito tempo. Portanto, acompanhe quais são as vantagens de trabalhar com uma ferramenta de automação de marketing para supermercados.

  • aumento de produtividade do time de marketing;
  • captação de leads mais qualificados;
  • crescimento da satisfação dos clientes;
  • atração de pessoas realmente interessadas;
  • criação de material para todo o funil de vendas;
  • integração de canais de comunicação;
  • nutrição adequada de leads;
  • comunicação personalizada;
  • aumento do engajamento;
  • identificação de oportunidades de venda;
  • dados que ajudam nas tomadas de decisão;
  • criação de peças gráficas do mesmo padrão;
  • maior número de conversões;
  • coleta de dados e informações;
  • análise de métricas.

Automação de marketing para supermercadoComo é possível aplicar a automação de marketing para supermercados?

Para exemplificar a importância do uso de uma plataforma de automação, vamos utilizar o case da Asun.

A Asun é uma rede de supermercados que conseguiu aumentar suas vendas 30% depois que começou a utilizar a ferramenta de automação de marketing Dinamize. Com o auxílio da plataforma, foi possível criar novas ações que fizeram com que a captação de leads da marca crescesse.

Dessa forma, a Asun começou a investir em manter um relacionamento personalizado com seus leads para levá-los até o fim do funil de vendas e, em seguida, fidelizá-los.

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E-mail marketing na estratégia de marketing de supermercados

O e-mail marketing sempre é uma das estratégias mais lembradas quando falamos em automação de marketing. O disparo automático de mensagens é uma das ações mais comuns, mas as ferramentas de automatização de tarefas fazem muito mais do que isso.

No caso da Asun, a empresa usava uma plataforma que contava somente com essa funcionalidade de disparo automático de e-mails. Não era feita segmentação, não haviam filtros e nem a possibilidade de nutrir adequadamente os leads.

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No entanto, assim que a Asun começou a usar o Dinamize Automation e começou a investir na personalização e segmentação de e-mail marketing, a taxa de abertura chegou aos 44%! Afinal, os filtros disponíveis na plataforma criaram ações exclusivas e direcionadas conforme os interesses dos leads e os estágios de funil.

Outro número significativo foi que a taxa de clique ficou acima de 8%. Essa é uma métrica interessante que mostra se os leads estão indo além da abertura e visualização da mensagem.

A taxa de cliques mostra que o lead se interessa e clica nos links presentes no e-mail. Portanto, ofertas, promoções e indicações de produtos são muito mais assertivas quando se conta com uma plataforma de automação, uma vez que as mensagens são personalizadas, e isso aumenta a taxa de cliques.

Melhor custo-benefício

As soluções e funcionalidades encontradas na ferramenta de automação e o que é cobrado pelo uso da plataforma entrega um excelente custo-benefício.

Entre as funcionalidades da ferramenta de automação estão:

  • captação de formulários;
  • agendamento de publicações em redes sociais;
  • edição de landing pages;
  • modelos de segmentação;
  • análise de navegação de site e lead tracking;
  • pop-ups de captação;
  • disparos de e-mail marketing;
  • modelos de fluxo de automação;
  • relatório de SEO, etc.

Mais de 20 mil novas oportunidades

Os supermercados são estabelecimentos que já costumam usar ferramentas de automação comercial. Nesse contexto, a plataforma para automatizar o marketing seria apenas mais um passo tecnológico rumo à transformação digital.

Na Asun, essa mudança já trouxe mais de 20 mil leads, todos gerados após a implementação da ferramenta Dinamize. Isso aconteceu por meio da captação de contatos em formulários do site, e assim que um usuário se cadastra no e-commerce os dados são automaticamente enviados para a plataforma.

O cadastro é a primeira etapa, e após a conversão o lead já começa a receber conteúdos de acordo com as informações que foram compartilhadas. Assim, são enviadas novidades gerais sobre o supermercado e também conforme as unidades que o usuário costuma fazer suas compras.

Portanto, a automação de marketing para supermercados é uma ótima solução e potencializa ainda mais as estratégias das marcas. A ferramenta Dinamize ajuda a construir o seu funil de vendas para vender mais, ter melhores resultados e fidelizar clientes.

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Mayara Mira

Jornalista, especialista em Marketing Digital e apaixonada por escrita e produção de conteúdo. Acredita que a vida é bem melhor com trilha sonora e tem playlists para todos os momentos da vida.

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