Melhore a comunicação com seus clientes através da automação de marketing para WhatsApp

NOVA FUNCIONALIDADE: aumente suas vendas utilizando envios de WhatsApp. Disponível no Dinamize Automation.Em plena era digital, com dezenas de formas para se comunicar com o público, não aproveitar as ferramentas tecnológicas é um grande erro. A automação de marketing para WhatsApp – o aplicativo mais usado do Brasil – é uma das várias possibilidades que você deve explorar.

Se você tem estratégias em redes sociais e investe em relacionamento com seus clientes, saiba que o WhatsApp deve ser incluído nessa lista! As ações de marketing digital no WhatsApp não são tão novas, afinal o WhatsApp Business é uma ferramenta bastante comum que tem foco em empresas.

Neste texto, vamos falar sobre:


Importância da automação de WhatsApp no relacionamento com o consumidor

Você deve ter passado por atendimentos em que precisava indicar números de acordo com a opção desejada. Esse modelo nos fazia perder tempo, afinal ficávamos à mercê da boa vontade da empresa — sem contar as vezes que a ligação caía, errávamos o número e tínhamos que ouvir toda aquela gravação novamente.

Impacto do WhatsApp na geração de vendas

Segundo dados do Opinion Box, 99% dos usuários do WhatsApp abrem o aplicativo ao menos uma vez por dia e 80% do público usa o app para interagir com perfis de empresas.

Além disso, 66% dos consumidores já compraram algum item ou contrataram serviços utilizando a plataforma.

Relacionamento otimizado

A telefonia ainda é uma possibilidade, disso não temos dúvidas. Entretanto, é possível estabelecer uma comunicação mais eficaz e humanizada. Inclusive, isso não serve apenas para o WhatsApp, mas também para atendimentos via direct do Instagram, Facebook Messenger e outros.

Dessa forma, além de melhorar a comunicação com a clientela você ainda otimiza vários processos.

Se em algum momento você se deparou com um chatbot que solicitou a descrição um problema, saiba que esse tipo de tecnologia se chama Natural Language Processing (NLP).

O objetivo é compreender e responder as mensagens para deixar o atendimento automatizado e mais ágil. Nesse sentido, a automação do WhatsApp é um dos recursos utilizados e é capaz de estabelecer uma comunicação mais clara e que otimiza as demandas.

Com isso, as pessoas só entram para resolver problemas que as máquinas ainda não são capazes de solucionar.


Exemplos de automação de marketing e vendas via WhatsApp

Existem diversas possibilidades para automatizar processos no WhatsApp, como por exemplo:

  • Respostas automáticas
  • Envios de WhatsApp segmentados
  • Botões com direcionamento para conversas
  • Ações com base na interação do público

Respostas automáticas

Uma solução simples mas bastante eficaz para responder dúvidas frequentes do público que entra em contato com a sua marca. Esse tipo de comunicação ajuda você não apenas no processo de vender pelo WhatsApp, mas também para informar sobre outras situações que ocorrem com maior frequência.

Exemplos de mensagens automáticas:

  • Mensagem de saudação – podem ser enviadas a todos que enviarem mensagens ao seu número profissional, a todos exceto os contatos salvos, a todos exceto clientes selecionados ou então apenas para as pessoas selecionadas;
  • Respostas rápidas – você pode salvar até 50 respostas rápidas para otimizar a resolução de dúvidas frequentes do seu público, usando mensagens de texto, fotos ou vídeos;

Envios segmentados

Através da API do WhatsApp Business, você pode realizar uma integração para criar diversos tipos de automações para disparo de WhatsApp. Utilizando uma plataforma como a Dinamize, você pode incluir o canal dentro de uma estratégia completa de relacionamento com leads e clientes, combinando o WhatsApp com canais como email marketing e SMS.

Direcionamento automático para conversas no WhatsApp

Se sua empresa já possui um site, adicionar um botão de WhatsApp nele é uma forma interessante gerar conversões e direcionar o público para um número específico. A partir daí, você pode seguir a interação utilizando as respostas automáticas ou então iniciar um atendimento com humanos.

Saiba como adicionar um botão de WhatsApp no seu site

Recuperação de carrinhos abandonados via WhatsApp

Reduzir a taxa de abandono em um E-commerce é o desafio de todo profissional que opera e gerencia lojas virtuais.

Que tal contar com uma automação de WhatsApp que oferece exatamente aquilo que o consumidor buscou? Oferencendo algum tipo de benefício especial, você pode ficar ainda mais perto de recuperar vendas!

Envios de WhatsApp de recompra

Você já deve ter ouvido falar que reengajar clientes é mais fácil do que adquirir novos, certo?

A automação de marketing por WhatsApp pode ser uma aliada para garantir que seus clientes adquiram produtos semelhantes ao comprados, atualizações e outras novidades do seu site!

Confira o tutorial para saber como integrar o WhatsApp com a Dinamize


WhatsApp Business API: o que é?

Primeiramente, precisamos explicar o que é API (Application Programming Interface).

De maneira geral, é por meio desta interface que o WhatsApp é integrado com outras plataformas – como CRM de vendas, softwares de atendimento e ferramentas de automação de marketing. É o WhatsApp API que permite a criação de conversas que sejam automatizadas e personalizadas para quando os clientes entrarem em contato com a sua empresa.

A partir disso, o API é uma excelente alternativa para garantir a escalabilidade na comunicação com seu público. Em outras palavras, esse recurso é o que faz com que você possa usar chatbots no atendimento da sua empresa via WhatsApp.

Os chatbots são ferramentas que otimizam o atendimento, o tornam mais humanizado, apresentam mais funcionalidades e ainda melhoram a captura de leads — e tudo isso aumenta a satisfação dos clientes e a fidelização.

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Quais os benefícios de usar automação nos envios do WhatsApp?

O aplicativo vai muito além do uso para conversas informais ou até para relações de trabalho. No entanto, o WhatsApp é muito útil para os negócios e implementar a automação potencializa ainda mais os resultados.

Por isso, confira os benefícios de adotar a automação de marketing para WhatsApp.

Atendimentos sem a interação humana

Uma das maiores vantagens da automação no WhatsApp é que os atendimentos podem acontecer sem que haja intervenção humana. Somente o sistema consegue atender diversos tipos de demandas dos clientes, basta que o usuário compartilhe as informações exigidas. Desse modo, a troca de dados e o atendimento é mais rápido.

Mais pessoas impactadas em um menor tempo

Enquanto no relacionamento conduzido apenas por humanos é preciso se dedicar a um cliente por vez, a API possibilita atender um número bem maior de clientes – sem precisar formar fila ou ter um longo tempo de espera. Isso é possível por se tratar de uma máquina que consegue realizar diversas tarefas ao mesmo tempo.

Portanto, a quantidade de clientes atendidos é bem maior em comparação com o que acontece quando falamos em um atendente de carne e osso.

Atendimento conforme o tempo do cliente

Enquanto no atendimento tradicional com pessoas reais era necessário prae tudo para se dedicar somente à resolução do problema, no atendimento automatizado via WhatsApp isso não acontece.

Por se tratar de um chatbot, não há problema caso precise interromper a conversa e continuar depois — até porque não há um atendente que ficará esperando do outro lado da linha, certo? Assim, o cliente consegue retomar o contato quando achar conveniente.

Transbordo de atendimento simplificado

Talvez nada seja mais irritante nos atendimentos do que aquela transparência infinita para outros atendentes e setores. Isso arruina completamente a experiência do cliente e é capaz de manchar a imagem da sua empresa.

O “espere um minuto que irei transferir sua ligação” não existe no WhatsApp. Enquanto isso, o que acontece é que o usuário fica no controle dos comandos e consegue ser guiado instintivamente até o departamento que deseja para resolver seu problema.


Como escolher uma boa ferramenta de automação de marketing para WhatsApp?

Já não é difícil encontrar uma ferramenta para aproveitar todas essas vantagens do atendimento pelo WhatsApp. Contudo, ainda é preciso ter atenção aos demais recursos disponíveis e a facilidade para usá-los.

A plataforma da Dinamize tem funcionalidades bem interessantes, como a criação de envios pontuais e automáticos de WhatsApp, adição do botão de conversão no seu site, além de outros recursos como envios de email marketing, criação de pop-ups, landing Pages e muitos outros recursos que podem melhorar sua estratégia de CRM.

Combinar a automação de WhatsApp com outros canais de comunicação é indispensável para contar com ações nas mais variadas etapas da jornada do cliente, desde a atração até o fechamento e pós-venda.

Então, bora conhecer as funcionalidades da Dinamize e gerar resultados ainda mais incríveis para o seu negócio?

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

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Mayara Mira

Jornalista, especialista em Marketing Digital e apaixonada por escrita e produção de conteúdo. Acredita que a vida é bem melhor com trilha sonora e tem playlists para todos os momentos da vida.

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