Melhore a comunicação com seus clientes através da automação de marketing para WhatsApp

NOVA FUNCIONALIDADE: aumente suas vendas utilizando envios de WhatsApp. Disponível no Dinamize Automation.Em plena era digital, com dezenas de formas para se comunicar com o público, não aproveitar as ferramentas tecnológicas é um grande erro. A automação de marketing para WhatsAppo aplicativo mais usado do Brasil – é uma das várias possibilidades que você deve explorar
Se você tem estratégias em redes sociais e investe em relacionamento com seus clientes, saiba que o WhatsApp deve ser incluído nessa lista! As ações de marketing digital no WhatsApp não são tão novas, afinal o WhatsApp Business é uma ferramenta bastante comum que tem foco em empresas.
Se você já usa o WhatsApp Business no seu negócio e quer melhorar ainda mais a comunicação com seu público, acompanhe o texto e descubra os benefícios da automação!

O atendimento ao consumidor mudou: como se adequar?

Você deve ter passado por atendimentos em que precisava indicar números de acordo com a opção desejada. Esse modelo nos fazia perder tempo, afinal ficávamos à mercê da boa vontade da empresa — sem contar as vezes que a ligação caía, errávamos o número e tínhamos que ouvir toda aquela gravação novamente.

A telefonia ainda é uma possibilidade, disso não temos dúvidas. Entretanto, é possível realizar um atendimento mais rápido, eficaz e humanizado. Inclusive, isso não serve apenas para o WhatsApp, mas também para atendimentos via direct do Instagram, Facebook Messenger e outros.

Dessa forma, além de melhorar a comunicação com a clientela você ainda otimiza vários processos.

Se em algum momento você se deparou com um chatbot que solicitou a descrição um problema, saiba que esse tipo de tecnologia se chama Natural Language Processing (NLP).

O objetivo é compreender e responder as mensagens para deixar o atendimento automatizado e mais ágil. Nesse sentido, a automação do WhatsApp é um dos recursos utilizados e é capaz de estabelecer uma comunicação mais clara e que otimiza as demandas.

Com isso, as pessoas só entram para resolver problemas que as máquinas ainda não são capazes de solucionar


Como criar ações no WhatsApp por meio da automação?

Primeiramente, precisamos explicar o que é API (Application Programming Interface).

De maneira geral, é por meio desta interface que o WhatsApp é integrado com outras plataformas como CRM de vendas, softwares de atendimento e ferramentas de automação de marketing. É o WhatsApp API que permite a criação de conversas que sejam automatizadas e personalizadas para quando os clientes entrarem em contato com a sua empresa.

A partir disso, o API é uma excelente alternativa para garantir a escalabilidade na comunicação com seu público. Em outras palavras, esse recurso é o que faz com que você possa usar chatbots no atendimento da sua empresa via WhatsApp. 

Os chatbots são ferramentas que otimizam o atendimento, o tornam mais humanizado, apresentam mais funcionalidades e ainda melhoram a captura de leads — e tudo isso aumenta a satisfação dos clientes e a fidelização

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Quais os benefícios de usar automação nos envios do WhatsApp?

O aplicativo vai muito além do uso para conversas informais ou até para relações de trabalho. No entanto, o WhatsApp é muito útil para os negócios e implementar a automação potencializa ainda mais os resultados.

Por isso, confira os benefícios de adotar a automação de marketing para WhatsApp.

Atendimentos sem a interação humana

Uma das maiores vantagens da automação no WhatsApp é que os atendimentos podem acontecer sem que haja intervenção humana. Somente o sistema consegue atender diversos tipos de demandas dos clientes, basta que o usuário compartilhe as informações exigidas. Desse modo, a troca de dados e o atendimento é mais rápido.

Atendimento 1 para muitos

Enquanto no atendimento humano a pessoa tem que se dedicar a um cliente por vez, o API possibilita atender um número bem maior de clientes, sem precisar formar fila ou ter um longo tempo de espera. Isso é possível por se tratar de uma máquina que consegue realizar diversas tarefas ao mesmo tempo.

Portanto, a quantidade de clientes atendidos é bem maior em comparação com o que acontece quando falamos em um atendente de carne e osso (que só consegue com uma pessoa de cada vez). 

Atendimento conforme o tempo do cliente

Enquanto no atendimento tradicional com pessoas reais era necessário prae tudo para se dedicar somente à resolução do problema, no atendimento automatizado via WhatsApp isso não acontece. 

Por se tratar de um chatbot, não há problema caso precise interromper a conversa e continuar depois — até porque não há um atendente que ficará esperando do outro lado da linha, certo? Assim, o cliente consegue retomar o contato quando achar conveniente.

Transbordo de atendimento simplificado

Talvez nada seja mais irritante nos atendimentos do que aquela transparência infinita para outros atendentes e setores. Isso arruina completamente a experiência do cliente e é capaz de manchar a imagem da sua empresa.

O “espere um minuto que irei transferir sua ligação” não existe no WhatsApp. Enquanto isso, o que acontece é que o usuário fica no controle dos comandos e consegue ser guiado instintivamente até o departamento que deseja para resolver seu problema. 


Como escolher uma boa ferramenta de automação?

Já não é difícil encontrar uma ferramenta para aproveitar todas essas vantagens do atendimento pelo WhatsApp. Contudo, ainda é preciso ter atenção aos recursos disponíveis e a facilidade de usá-las.

A plataforma de automação Dinamize tem funcionalidades bem interessantes, como a adição do botão de WhatsApp no seu site ou Landing Page e muitos outros recursos que podem melhorar o atendimento via WhatsApp da sua empresa. Além disso, a plataforma também permite o envio de conteúdos e mensagens promocionais para sua base de contatos.

O aplicativo de mensagens instantâneas pode ser usado como uma ferramenta em várias etapas do funil de vendas, desde a atração até o fechamento e pós-venda. Portanto a automação de marketing para WhatsApp é uma ótima solução para agilizar as demandas de atendimento e ações da sua estratégia digital.

Então aproveite para conhecer as funcionalidades do Dinamize Automation e veja como gerar resultados ainda melhores para o seu negócio!

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Mayara Mira

Jornalista, especialista em Marketing Digital e apaixonada por escrita e produção de conteúdo. Acredita que a vida é bem melhor com trilha sonora e tem playlists para todos os momentos da vida.

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