Como inserir o botão do WhatsApp no site e qualificar sua comunicação!

botão whatsapp no site

Inserir o WhatsApp no site é uma excelente alternativa para otimizar as alternativas de relacionamento com o público. Afinal, quanto mais o tempo passa, mais as pessoas buscam interações rápidas e que resolvam suas necessidades.

Esse aplicativo é um reforço e tanto para manter contato com aquelas pessoas que gostam de uma interação rápida, seja para tirar dúvidas específicas ou então comprar algo. Além disso, o WhatsApp pode ser utilizado para levar mais pessoas ao seu site ou redes sociais.

Por falar em site: assim como é possível levar mais visitantes até ele através do WhatsApp, também é possível fazer o processo contrário. Ou seja, usar o seu site para atrair mais pessoas para o WhatsApp.

Falando nisso… Você sabia que, a partir de agora, a nossa plataforma de automação de marketing permite novas alternativas de integração entre site e WhatsApp?

Portanto, leia este artigo até o final para entender tudo!


benefícios de integrar o whatsapp no siteBenefícios do WhatsApp para sua comunicação

Caso você ainda não use o WhatsApp para se comunicar com o público que acompanha sua marca, vale destacar aqui alguns motivos para mudar essa situação.

Uso do mobile cada vez mais consolidado. Para você ter uma ideia, um estudo da Statista mostrou que 99% (!) dos usuários no Brasil navegam nas redes sociais a partir de dispositivos móveis.

Principal aplicativo de mensagens instantâneas. Com mais de 2 bilhões de usuários no mundo todo, o WhatsApp é indispensável para as pessoas, seja para manter uma conversa com os amigos ou então para ficar por dentro das novidades da sua empresa!

Comunicação instantânea com todos os contatos. Através de recursos como a lista de transmissão, você pode enviar conteúdo para todas as pessoas com quem possui contato, apresentando novidades da sua marca, lembrete de eventos etc.

Continue lendo para saber como a integração entre site e WhatsApp pode ajudar você a qualificar sua comunicação com leads e clientes!


botão whatsapp no siteBotão de WhatsApp no site

Imagine o seguinte: você acessa um site com conteúdo interessante, mas, para saber mais sobre os serviços da empresa, precisa preencher um formulário extenso ou então LIGAR!

Uma possibilidade de interação rápida e que faça com que você mantenha o contato com a empresa pode facilitar e muito, concorda?

Então, é aí que entra o botão de WhatsApp. Com ele, você cria um formulário para que os visitantes informem os dados para contato através deste canal.

Veja o tutorial de como implementar o recurso em sua conta Dinamize Automation.

cadastro para inserir o WhatsApp no site pela plataforma de automação de marketing da Dinamize.

Esse formulário para contato via WhatsApp pode ser inserido em todas as páginas do seu site ou então em uma página específica, como preferir! Basta especificar, no momento da criação, em quais URL’s do seu site ele será exibido:

Definindo em quais páginas o botão de WhatsApp será inserido.

Além de facilitar a comunicação com o público, o botão de WhatsApp em seu site funciona também como um espaço para captação de novos leads! Afinal, se um visitante que ainda não informou seus dados encontra essa opção de interação rápida, ele pode se motivar a fazer o cadastro.


botão whatsappDirecionamento para WhatsApp logo após cadastro no site

E tem mais novidade: sempre que um contato preencher um formulário do site ou landing page, ele pode ser direcionado para uma conversa no WhatsApp. Assim, além de se comunicar por email, SMS ou Push, você ganha uma nova alternativa de comunicação imediata com seus leads e clientes!

O exemplo a seguir é da plataforma de automação de marketing da Dinamize.

Ao criar um novo formulário, você define quais marcadores serão atribuídos aos que se cadastrarem e pode estabelecer que, quem se cadastrar, vá direto para um chat no WhatsApp. Para isso, basta inserir o número para contato e, se desejar, uma mensagem salva para quem preencher o formulário começar a conversa:

Além de inserir o botão de WhatsApp no site, você pode direcionar leads e clientes que preencherem formulários para uma conversa no aplicativo.

Esse tipo de direcionamento também pode ser útil em casos onde o formulário se refere a algum tipo de ação que pode gerar dúvidas ao público, como por exemplo em eventos online.


Amplie sua comunicação com o público

Utilizando uma plataforma de automação de marketing, por exemplo, além de inserir o WhatsApp no seu site, você conta com diversas alternativas para se comunicar com o público.

Assim, você conta com diversos recursos, tais como criação de landing pages, pop-ups, envios de email e SMS, relatórios de SEO do site e muito mais!

Se achar uma boa ideia, solicite uma conta teste para conhecer a plataforma que pode ajudar você a gerar mais leads, qualificar as vendas e fidelizar o público.

Se você já é cliente e quer saber como utilizar esse novo recurso para integração de WhatsApp e site, acesse o tutorial e veja como fazer.

Veja a seguir mais exemplos de como qualificar sua comunicação após inserir o WhatsApp no seu site ou integrá-lo em formulários de landing pages.


O que fazer depois da conversão

o que fazer após converter o lead no whatsapp

Assim que inserir o botão de WhatsApp no seu site ou então definir que os cadastros serão direcionados a uma conversa no app, é preciso definir como será a sua comunicação com o público para mantê-lo engajado. Portanto, separamos algumas dicas de ações indispensáveis para direcionar esse público ao longo da jornada de compra.

Fluxos de nutrição para os novos leads

Depois que um usuário confirma interesse no seu conteúdo, é preciso pensar em ações que mantenham ele envolvido com a sua marca. Portanto, fazer uma boa gestão de leads é essencial pois, dessa forma, eles criam um vínculo com você e, posteriormente, podem se tornar clientes!

Através dos fluxos de nutrição, você consegue estruturar uma comunicação personalizada, levando em consideração aquilo que realmente interessa ao contato que procurou por sua empresa.

Para personalizar sua comunicação você pode considerar fatores como, por exemplo: localização do lead, caso sua empresa atue em diversas regiões; produtos de interesse; páginas acessadas no site, processo conhecido como lead tracking; interação em envios de email marketing.

Criar um novo negócio no CRM de vendas

Se você usa um CRM de vendas para gerenciar da melhor forma o seu relacionamento com o público, esse exemplo é indispensável. Isso porque, através da automação de marketing, você pode encaminhar os contatos que interagirem com o botão de WhatsApp direto para o CRM, criando assim um novo negócio.

Para que seja possível esse envio de dados ao CRM, basta criar um fluxo de automação. Antes de mais nada, você vai definir qual o ponto de partida da automação. Na nossa plataforma de automação, por exemplo, você encontra duas opções que podem ser utilizadas para verificar cadastros em formulários:

-> entrada de novos contatos que, como o nome sugere, vai incluir apenas as pessoas que ainda não faziam parte da sua base;

-> conversão de contatos, que envolve todos os contatos que preencherem formulários do seu site ou de landing pages.

Depois de selecionar o tipo de gatilho, indique o formulário relacionado ao WhatsApp e, para finalizar, qual ação será realizada. Para enviar os dados para o CRM, basta que ele esteja integrado com a plataforma de automação e, ao criar o fluxo, selecionar a ação “enviar webhook”:

Envio de dados para CRM através de fluxo de automação.

Por último, basta selecionar a opção para criar um novo negócio:

Criando um novo negócio no CRM pela plataforma de automação de marketing.

Conheça algumas das ferramentas de CRM integradas com a Dinamize

Identificando oportunidades de venda

Uma das etapas da gestão de leads é a análise de engajamento do público. É com ela, por exemplo, que você vai conseguir identificar as oportunidades de venda dentro do seu público.

Ou seja: você identifica na sua base de contatos quem são as pessoas mais motivadas a comprar algum tipo de produto. Esse tipo de verificação é essencial para direcionar sua comunicação de forma ainda mais efetiva.

Gerenciar o engajamento da sua base utilizando métodos como o lead scoring é uma alternativa interessante. Assim, você consegue ter um valor objetivo que represente a interação do público com sua marca. O lead scoring consiste em atribuir pontos para os leads e cliente de acordo com cada interação.

Portanto, contatos com maior pontuação podem ser classificados como oportunidades, para que possam receber ações específicas com foco na venda, descontos exclusivos etc.

Fazendo esse tipo de verificação, você vai fazer do seu negócio uma verdadeira máquina de vendas!

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