Como preparar seu e-commerce para vender mais no Natal

Por Datas Comemorativas, Dicas, Email Marketing, Geração de Leads, Marketing Digital

e-commerce para vender mais no Natal

e-commerce para vender mais no NatalO período de final de ano é sempre muito aquecido no mercado. Afinal, é época para celebrar e, para isso, as pessoas estão mais dispostas (e com maior poder aquisitivo) para fazer compras. Por isso, é impossível não aproveitar a chance de vender mais no Natal e ver seu e-commerce bombar!

A correria de final de ano leva uma grande quantidade de pessoas às lojas, e o que acontece é que vemos aquelas cenas de estabelecimentos lotados. Enquanto isso, uma boa parcela dos consumidores prefere fazer compras em lojas virtuais, sem sair do conforto do lar.

Então, é importante pensar nesse público ao promover sua marca. Planejar as estratégias de marketing e vendas é o primeiro passo para começar o novo ano com o pé direito.

Para fazer sucesso em mais uma empreitada natalina, veja abaixo algumas ações para vender mais no Natal!


e-commerce para vender mais no NatalComo se preparar para vender mais no Natal

A preparação para o Natal deve ocorrer tanto em lojas físicas quanto no comércio virtual. Afinal, entrar no clima de fim de ano também ajuda a atrair clientes e aumentar as vendas, certo? Lembre-se que os consumidores não querem apenas fazer compras, eles também buscam boas experiências.

Como a época de Natal é um período especial, é preciso se movimentar e preparar seu negócio para esse momento. Portanto, veja algumas dicas de como se preparar para vender mais no Natal.

Faça uma decoração temática no site

Não é por que a sua loja é virtual que ela não receberá uma decoração adequada, viu? Modificar o visual do site e inserir ornamentos natalinos já ajudam a melhorar a experiência dos usuários, o que também contribui para aumentar as vendas no Natal.

Dessa forma, é possível inserir banners na página inicial e outras menções ao período natalino. Entretanto, essas mudanças devem considerar questões como a usabilidade. Ou seja, não podem afetar a experiência do visitante. Por isso, observe:

  • tempo de carregamento da página;
  • versão mobile;
  • navegação;
  • transições;
  • layout intuitivo e outros aspectos.

Prepare seu estoque

Falta de estoque é um péssimo sinal nessa data comemorativa. Se um cliente deseja muito determinado produto e não o encontra quando acessa seu site, ele ficará bastante frustrado. Uma maneira de incentivar a venda é deixar um contador de unidades disponíveis para os visitantes. Assim, ele perceberá que deve fechar a compra logo ou perderá a oportunidade.

Outro ponto diz respeito à entrega do produto. Afinal, os clientes querem recebê-los antes do Natal. Portanto, pense no estoque e no sistema logístico do seu e-commerce para não atrasar as entregas.

Revise a sua estratégia de marketing digital

De nada adianta manter a mesma estratégia que já foi usada o ano inteiro. Esse é um período diferente e exige ações e campanhas adequadas. Por esse motivo, é melhor fazer uma análise para identificar como aproveitar novas oportunidades no Natal.

Nesse sentido, inclua desde as postagens no blog e nas redes sociais, e-mail marketing, uso de palavras-chave, investimento na divulgação de novos produtos e outras ações estratégicas.

Uma alternativa que pode render bons resultados é a aplicação de pop-ups. Dessa maneira, a notificação pode ressaltar o clima natalino e gerar mais conversões. Crie ofertas que sejam atrativas e que façam com que os visitantes tenham vontade de deixar o contato.

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Aposte em um hotsite de natal

Você já pensou em criar um site temporário somente para receber os clientes que querem fazer compras de Natal? O hotsite é uma página onde você pode hospedar produtos especiais para o período de Natal. Além disso, você pode fazer uma decoração única, com conteúdos, sugestões de itens e muito mais.

No entanto, para que essa estratégia dê certo, seus clientes precisam saber da existência do hotsite. Alcance o público por meio de publicações em redes sociais, e-mails, banners no e-commerce e blog e outras formas de divulgação.


e-commerce para vender mais no NatalComo alavancar as vendas do seu e-commerce nesse Natal?

O Natal é um exemplo de oportunidade sazonal que pode aumentar bastante as vendas no seu e-commerce. Se você não pensar nas estratégias antecipadamente, saiba que seus concorrentes estarão preparados para receber seus clientes.

Começar o planejamento das ações de vendas antes do final do ano ajudará a criar campanhas mais eficientes. Pensando com cautela, dá tempo de se dedicar a vender mais no Natal e ter bons resultados.

Crie ofertas com descontos progressivos

Como as pessoas estão mais dispostas a gastar, os descontos progressivos são vantagens que atraem esses consumidores. Ninguém gosta de perder boas oportunidades, e essa é uma estratégia que faz com que os clientes comprem mais, uma vez que quanto maior a compra, maior o desconto.

Oferecer descontos progressivos e frete grátis a partir de determinado valor são estímulos para o consumidor que podem ajudar você a vender mais no Natal. Portanto, essa é uma estratégia que aumenta o ticket médio das suas vendas.

Além disso, ofertas de compre e ganhe também costumam funcionar muito bem. Fazer uma compra e ganhar outro produto é bem vantajoso, certo? Além disso, a fidelização também será uma consequência de disponibilizar tantos benefícios para seus clientes. Um agrado sempre é bem-vindo, não é?

Invista em mídia paga bem segmentada

Os anúncios já são indispensáveis para quem trabalha com e-commerce. A mídia paga é fundamental para as campanhas de Natal, pois auxiliam na divulgação de promoções, ofertas e aumentam o alcance da marca.

Contudo, a segmentação é um fator primordial para o sucesso dos seus anúncios. As ações de marketing digital devem ser voltadas para o seu público, de acordo com o nicho de mercado. Não vale a pena gastar um alto valor em mídia paga para atingir muitos usuários se a taxa de conversão for pequena, isso é um desperdício do seu orçamento.

Quanto mais segmentada foram suas campanhas, maiores as chances de alcançar seus prospects. Por isso, saiba em quais mídias a sua persona está e invista na segmentação dos seus anúncios, como no Google Ads, Facebook Ads e outros.

Ofereça boas condições de pagamento

O fim de ano faz com que as pessoas estejam mais dispostas a gastar, afinal o décimo terceiro cai na conta, o clima natalino e próspero incentiva as compras… aproveite esse momento e ofereça boas condições de pagamento para que seus clientes comprem mais!

As ferramentas tecnológicas já permitem uma grande variedade de formas de pagamento que estão além dos clássicos boleto e cartão de crédito. O uso de Pix é um exemplo de novo método que está sendo bastante difundido. Dessa forma, o cliente paga o pedido com mais agilidade que nem dará tempo em desistir da compra!

Não se esqueça dos gatilhos mentais

Além de empolgação para as compras de fim de ano, você também pode utilizar os poderes dos gatilhos mentais. Aproveitar o momento para criar uma situação ainda mais favorável e emocional ajuda no momento de decisão do cliente.

É justamente para isso que os vendedores aprendem a utilizar gatilhos mentais, e você também pode usar esses recursos nas suas campanhas. Gatilhos da escassez, da autoridade, prova social e muitos outros podem ser aplicados para guiar o processo decisório dos visitantes no seu e-commerce.

As lojas virtuais podem aproveitar muito para vender mais no Natal. Além da praticidade, as vantagens proporcionadas são ainda maiores para os clientes. Como resultado, seu ROI pode disparar nas vendas de final de ano!

E, para vender muito não apenas no Natal, mas também em outras datas, veja como criar uma estratégia de Inbound Marketing no e-commerce!

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