Como criar um anúncio no Facebook Ads?

Facebook AdsO Facebook é uma das redes sociais mais usadas no mundo, conhecida por deter também o Instagram e o Whatsapp. Além disso, sua plataforma oferece uma das melhores ferramentas de social ads, sendo extremamente valiosa para estratégias de marketing digital.Mais de 1 milhão de empresas investem cerca de 8 milhões de dólares por ano no Facebook Ads. Apesar de parecer um investimento alto, segundo especialistas, essas empresas obtém um ROI 5x maior sobre o orçamento dos anúncios. Portanto, o Facebook Ads se mostra como uma opção válida de mídia paga.

Então, quer entender melhor como funciona essa ferramenta e como criar uma campanha de qualidade através dela? Vamos explicar:

  • O que é o Facebook Ads;
  • O que compõe uma campanha no Facebook;
  • Como criar um anúncio no Facebook Ads.

Vem com a gente!


Facebook AdsO que é o Facebook Ads?

O Facebook Ads é um sistema de mídia paga focado em anúncios para o Facebook e Instagram. Graças às diversas opções de segmentações possíveis, ele é muito eficaz, pois atinge públicos mais específicos e preparados para a compra. Além disso, é fácil acompanhar o desempenho das campanhas, pois ele fornece relatórios de análise completos.

Pesquisas indicam que 70% dos consumidores já realizaram compras ao serem impactados por anúncios online. Isso acontece porque, no digital, os anúncios se tornaram muito mais assertivos do que no mundo físico. Com a ajuda de Big Data, é possível rastrear o comportamento dos usuários e direcionar os anúncios para as pessoas certas.


Facebook AdsO que compõe uma campanha no Facebook Ads?

O Facebook Ads tem uma interface bem intuitiva. Contudo, ao criar um anúncio, você precisa entender um pouco mais sobre os objetivos, públicos, criativos e orçamentos. Um conhecimento básico é necessário, do contrário, sua campanha pode gerar resultados insatisfatórios e você pode se perder em meio a tantas informações.

Vem com a gente que explicamos todos esses pontos abaixo!

Objetivos

Antes de começar o seu anúncio, você já precisa ter definido o objetivo da sua estratégia. É possível, inclusive, criar mais de um tipo de anúncio, com objetivos diferentes, e testar para ver qual deles traz mais resultados. Veja portanto alguns dos objetivos que você pode escolher:

Público

É fundamental entender a sua persona para segmentar o seu público. O interessante do Facebook Ads é que você pode segmentar a audiência de diversas maneiras: por localização, comportamento, interesses, dados demográficos, entre outros. São diversos tipos de públicos que você pode criar.

É possível rodar um anúncio, por exemplo, para públicos que já visitaram seu perfil ou que já interagiram com você. Ao criar públicos mais limitados, você atinge pessoas que já conhecem a sua marca e que têm mais chances de realizar uma compra.

Criativos

Os criativos são a parte visual de um anúncio, ou seja, são todos aqueles elementos que compõem o texto e imagem. Muitas vezes, o desempenho de uma campanha muda completamente dependendo do seu criativo.

Por isso, é recomendado testar mais de uma opção. Isso porque pode ser que anúncios em vídeo funcionem mais com o seu público do que anúncios estáticos.

No Facebook e no Instagram, você pode escolher dentre diversos formatos, como por exemplo:

  • Imagem;
  • Vídeo;
  • Carrossel;
  • Coleção.

Orçamento

Chegando à questão do investimento, é hora de definir um valor para o seu orçamento do Facebook Ads. Veja abaixo algumas formas de cobrança:

  • Custo por clique (CPC): esse formato é o mais comum. Você paga por cliques no anúncio;
  • Custo por ação (CPA): é o custo médio por ação que o usuário realiza no anúncio;
  • Custo por 1.000 impressões (CPM): o custo por mil é a média que você paga a cada mil impressões do anúncio.

Como criar um anúncio no Facebook Ads?

Facebook Ads

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o Facebook Ads, vamos ver um passo a passo básico para você aprender a criar uma campanha!

1. Acesse o Gerenciador de Anúncios

Primeiro, faça login no Gerenciador de Negócios do Facebook e vá para o Gerenciador de Anúncios. É dentro dessa ferramenta que você vai criar seu primeiro anúncio, alterá-lo e analisá-lo. Depois disso, clique no botão Criar.

facebook ads - criar campanha

2. Defina o objetivo da campanha

Nessa tela, você vai informar o objetivo do anúncio. Se você quer gerar brand awareness, então escolha Reconhecimento de Marca. Se você quer fazer as pessoas irem até o seu site, no entanto, clique em Tráfego. E assim vai. Cada objetivo visa chegar em algum lugar e você já deve ter essa meta definida antes de criar a campanha.

facebook ads objetivo da campanha

Depois disso, uma nova tela aparecerá com as opções de Criar um Teste A/B e Otimização de Orçamento da Campanha. Selecione o Teste A/B se quiser experimentar diferentes posicionamentos para o mesmo anúncio. Selecione Otimização do Orçamento se quiser escolher um investimento diário ou vitalício.

Leia também: Facebook Lead Ads – Como criar um anúncio para captação de contatos

3. Segmente sua audiência

Na próxima etapa, você vai criar um novo público para o seu anúncio do Facebook Ads ou então trabalhar com um público já existente. Para criar um novo público, por exemplo, basta definir a idade da sua audiência, a localização, o gênero e outros dados demográficos.

facebook ads - publico

Conforme você especifica ainda mais a sua segmentação, o alcance do seu anúncio diminui. No entanto, isso é algo positivo, pois significa que ele chegará nas pessoas certas e que você não terá gastos desnecessários.

4. Escolha o posicionamento

A escolha do posicionamento do seu anúncio é importante se você já tem uma estratégia bem definida que envolve formatos específicos. Se você só quer anunciar no Instagram, selecione o posicionamento manual, e então escolha se deseja veiculá-lo nos Stories ou no Feed.

Agora, se você quer que o próprio Facebook Ads defina as melhores posições de acordo com o seu orçamento, selecione o posicionamento automático (recomendado).

posicionamentos facebook ads

5. Estabeleça o controle de gastos

Nessa fase, você deve definir quanto deseja pagar, de que forma e qual o seu orçamento limite. Assim, escolha o início de veiculação do anúncio (data e horário) e o fim da veiculação. Para anúncios testes, não é recomendado anunciar menos do que 3 dias.

facebook ads programação

6. Crie o anúncio

Chegou a hora de criar o anúncio. Antes de mais nada, selecione o formato (imagem, vídeo, carrossel ou coleção) e faça o download da mídia. O Facebook Ads oferece templates para aqueles que não desejam criar seus anúncios no Photoshop ou em outros programas, porém nós recomendamos que você já tenha ele pronto previamente.

Você também precisa escrever o texto do anúncio, dependendo do formato dele. Além disso, existem campos opcionais, que você preenche com uma legenda e com a URL para onde o usuário será redirecionado.

facebook ads - anuncio

Pronto! Esses são os pontos básicos que iniciantes em Facebook Ads devem saber. Agora, para se aprofundar e otimizar os seus resultados, continue estudando ainda mais!

Mas e aí, curtiu do conteúdo? Então, leia também:

Como gerar leads com as mídias sociais: 8 estratégias eficazes

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: