Conheça técnicas para aumentar o engajamento da sua marca

engajamento Todo mundo já sabe que o engajamento é fundamental para criar boas relações com o público e aumentar sua taxa de conversão. Afinal, quanto mais nos comunicamos com os consumidores de maneira orgânica e genuína, mais somos contemplados pelos algoritmos que facilitam a disseminação da nossa marca.

Mas a pergunta que realmente fica é: afinal, como aumentar o engajamento nas redes sociais de uma empresa? Essa é exatamente a pergunta que responderemos ao longo deste artigo. Confira algumas dicas e sugestões para acelerar suas porcentagens de interação online.


engajamentoO que é, de fato, o engajamento?

Comecemos respondendo o principal questionamento acerca desse tema. Afinal, o que é o engajamento? Trata-se de uma maneira de medir o nível de respostas que seus conteúdos digitais estão recebendo do público.

Ele pode ser calculado de diferentes formas, como o número de seguidores, a quantidade de comentários e curtidas em um post, seu nível de visualização e compartilhamento, suas mensagens diretas por inbox e até mesmo a quantidade de vezes em que você é citado pelo público ou por outras marcas.

Você pode medir esse resultado a partir de um perfil ou de um conteúdo em específico. A porcentagem entre o número de seguidores que você tem e a quantidade de interações que você gerou em um determinado período será justamente a sua taxa de engajamento.

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engajamentoComo aumentar o seu engajamento?

Aumentar o engajamento no Instagram é o objetivo de milhares de marcas (inter)nacionais. Mas afinal de contas, como é possível alcançar esse objetivo? Confira algumas das nossas melhores dicas para aumentar o engajamento:

Invista em um bom conteúdo

Em tempos em que o público é bombardeado por anúncios e notícias o tempo todo, oferecer um conteúdo de qualidade é uma das melhores maneiras de se destacar em uma rede social. Trazer materiais ricos em informações, com uma visão inovadora e uma boa combinação de design, redação e planejamento é um importante diferencial competitivo. Usar palavras-chave e hashtags também é uma recomendação!

Conheça seu público-alvo

Se existe algo indispensável para garantir o sucesso do seu marketing digital, é ter informações sobre o público que lhe acompanha. Isso significa que você precisa conhecer, muito além de apenas dados tradicionais como idade e gênero, a realidade dos seus consumidores.

O que eles fazem no tempo livre? Quais são suas perspectivas de vida? O que eles desejam ver na internet e o que os estimula a engajar nas redes sociais? Essas são perguntas simples, mas que garantirão que suas publicações e suas estratégias estarão adequadas ao que esses seguidores esperam.

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Diferentes formas de segmentar seu público.

Responda seu público com atenção

Alguma vez você já interagiu com uma marca nas redes e ficou sem resposta? Não é muito bom, não é mesmo? É claro que, dependendo do seu porte da sua empresa, fica praticamente impossível responder todos os comentários e mensagens imediatamente. Mas sempre que possível, é recomendável que você tire um tempo para interagir com o público.

Uma dica ainda mais valiosa é fugir das respostas clichês ou muito robóticas. Nesse quesito, a simpatia e o posicionamento de marca são essenciais. Busque terminar suas interações de forma aberta, para que o público possa continuar a conversa. Isso fará com que suas taxas de engajamento aumentem ainda mais rapidamente.

Crie e fortaleça sua comunidade

O significado de engajamento vai muito além dos números. Trata-se de criar uma comunidade, e alimentá-la com tudo que sua empresa tem a oferecer de melhor. Quando produzimos conteúdos acessíveis, permitimos que todos participem e opinem. Espaços como grupos e chats são os lugares ideais para fomentar o senso de comunidade do seu público, gerando identificação e fortalecendo as conexões entre sua empresa e os consumidores.

Respeite os seus seguidores

Respeito é bom, e todo mundo gosta. Inclusive, é claro, os seus seguidores. Com os debates sobre a segurança e a privacidade online cada vez mais intensos, vai surgindo também a necessidade de que as marcas se posicionem a respeito desse assunto. Nossa sugestão é que você deixe sempre bem expostas as suas políticas de privacidade, deixando claras as suas intenções e permitindo que os seguidores se sintam sempre confortáveis ao interagir com você.

Gere conteúdos que demandam respostas

Você provavelmente já se deparou com uma publicação que envolva uma brincadeira, uma resposta ou até mesmo a marcação de um colega. Essa categoria de conteúdo é conhecida como “interativa”, justamente por ter em sua base, um convite aos consumidores que queiram participar.

O segredo está em criar algo que os seus seguidores gostariam de ver nas páginas que seguem sem cunho comercial. Assim, as pessoas não sentem que estão conversando com um perfil cru, e sim com uma marca que cria conteúdos, assim como os influenciadores que eles seguem.

Mais do que divulgar seus serviços e benefícios, às vezes é necessário simplesmente convidar os seguidores a conversar com você, sem compromisso e sem que isso soe forçado.

Faça o bem para a sua marca e para o mundo

Uma outra alternativa é o engajamento social, que se diferencia por ter um cunho solidário. Idealizar e praticar atividades que beneficiem causas sociais é uma excelente forma de contribuir com o desenvolvimento da comunidade e também de contar com a participação do público com um excelente objetivo.


engajamentoComo verificar seus resultados?

Agora que você já conhece esse termo e aprendeu técnicas, deve estar se perguntando quais são as formas de medir o engajamento do seu público. O primeiro passo é fazer uma pesquisa prévia de imagem, ou seja, analisar suas redes e determinar qual é a média de participação do público. Isso é importante para que, depois de um tempo, você tenha dados para realizar uma comparação.

Depois, fixe uma frequência para fazer essa avaliação. Apesar de ser recomendada uma checagem diária, é importante que seja feita uma análise mensal, trimestral e até semestral de taxas de engajamento.

Não se prenda aos números. Apesar da quantidade de seguidores e comentários serem importantes, eles não são os únicos pontos na medição do seu engajamento. O tipo de comentário, o interesse das pessoas, a positividade dos feedbacks e o interesse das pessoas em compartilhar esse conteúdo é essencial para que você deslanche nesse segmento e aumente sua taxa de conversão.


engajamentoComece a colocar em prática

Pronto! Agora você tem tudo que precisa para que suas redes sociais conquistem novos patamares de engajamento. Não se esqueça de sempre ficar de olho nas mudanças e resultados do seu público. Se for necessário, adapte seu planejamento para atender ao que seus seguidores estão pedindo e esteja sempre de portas abertas para que eles participem ativamente da construção da sua programação.


engajamentoQuem pode lhe ajudar?

Se você ficou com um frio e surgiu uma insegurança sobre esse tema, não se preocupe. Você tem com quem contar! Aqui na Dinamize, oferecemos soluções inteligentes para o controle e o desenvolvimento de suas taxas de engajamento nas redes sociais. Ter acesso a relatórios constantes, por exemplo, é uma das vantagens que oferecemos aos nossos clientes. Esses materiais são uma forma de impulsionar seus resultados e ter uma visão mais estratégica de como o seu público tem reagido ao conteúdo, bem como quais assuntos e formatos têm rendido mais interesse.

A Dinamize é uma marca referência no segmento de automação de marketing digital, e tem como principal objetivo criar conexões e caminhos entre marcas e pessoas, sempre com um viés humanizado e voltado ao sucesso de ambas as partes.

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Carolina Mulero

Autora, redatora, publicitária, produtora de conteúdo. De tudo um pouco, mas sempre com o mesmo objetivo: trazer informações de maneira humana e orgânica, abordando temas diversos com leveza e é claro, com um toque de excentricidade.

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