Aprenda a usar as hashtags certas do seu nicho no Instagram

hashtags instagramTer um perfil nas redes sociais é o principal requisito para as empresas que querem crescer e se tornar conhecidas. E um dos aplicativos que mais bomba e traz resultados não poderia deixar de ser o Instagram.

O Instagram é uma rede social de fotos que basicamente fortaleceu ainda mais o mercado de influencers, que estava restrito apenas ao Youtube e aos blogs. Mas você deve estar se perguntando: como os negócios de sucesso e as blogueiras mais populares conseguem tantos seguidores?

Existem vários truques pra isso, e um deles é usar hashtags estrategicamente. Quer saber como aumentar seus seguidores através dessa técnica? Nós te ensinamos!

Vamos abordar os seguintes tópicos:

  • Para que servem as hashtags?
  • Como usar hashtags de maneira estratégica;
  • Algumas ferramentas de hashtags;

Acompanhe!


Para que servem as hashtags?

Hashtags são como etiquetas que separam os conteúdos em categorias. São formadas por palavras-chave ou frases que vêm logo depois do símbolo de jogo da velha (#). Ao clicar em uma hashtag, o usuário é direcionado para diversos posts de diferentes pessoas que contêm a mesma hashtag, todos geralmente de conteúdo similar.

Portanto, a função de uma hashtag é etiquetar um post, para que ele seja achado por outras pessoas mais facilmente. Vamos a um exemplo prático: digamos que você é maquiadora e posta uma foto de uma cliente para divulgar seu serviço. Você pode usar as hashtags #maquiagemcolorida e #maquiagemcasamento, por exemplo, além de outras opções.

Assim, usuários interessados em conteúdos como o seu poderão achar a sua foto na aba “Explorar” do Instagram se eles usarem esses mesmos termos na busca.


Como usar hashtags de maneira estratégica?

Existem pessoas que são famosas no Instagram porque são artistas de sucesso, reconhecidas por seu trabalho, como cantores, atores etc. Mas existem pessoas e empresas que conseguiram crescer seus perfis no Instagram exclusivamente a partir de estratégias digitais.

Vamos ver então como escolher as hashtags mais adequadas para o seu nicho e como você deve fazer uso delas.


hashtags genericas instagram1. Evite hashtags muito genéricas

Uma coisa que você deve ter em mente é que não faz sentido usar hashtags genéricas demais só porque elas são populares. Na maior parte das vezes, escolher tags específicas é uma estratégia muito mais eficiente.

Assim, evite termos como #instalove #instamood e #lookdodia. Essas opções não atrairão seguidores interessados no seu conteúdo, já que são categorias muito gerais. Para obter engajamento, você precisa utilizar hashtags mais adequadas.

É isso que veremos no próximo tópico.


hashtags especificas instagram2. Prefira hashtags específicas

Como falamos acima, o ideal é que você selecione hashtags relacionadas ao seu nicho e ao seu produto. E apesar dos termos mais específicos gerarem menos visibilidade do que os genéricos, os usuários que interagirem com você estarão genuinamente interessados no seu perfil.

Além disso, ao usar hashtags específicas, você enfrenta uma concorrência muito menor. Veja, por exemplo, os dados da hashtag #instamood. São 238 milhões de posts com essa tag na rede social e, portanto, é muito mais difícil aparecer no topo da página de buscas.Atente-se ao uso de hashtags mais amplas e genéricas

Já a hashtag #makefantasia, possui apenas 3.649 publicações. É muito mais fácil a sua foto ser encontrada nessa hashtag do que em outras.

Ou então utilize hashtags especificas
Note que o próprio Instagram sugere hashtags relacionadas para facilitar o seu trabalho. Você pode usá-las também, já que a rede social permite até 30 hashtags por post.


hashtags localizacao instagram3. Use hashtags de localização

Não importa se você tem uma loja online no Instagram ou somente uma loja física: aproveitar pontos de localização para usar como hashtag é uma estratégia que funciona e atrai moradores locais e turistas para qualquer tipo de negócio.

No entanto, essa tática funciona principalmente para negócios afetados pela localização, como fotógrafos de eventos, salões de beleza, delivery de comidas, escolas, feirinhas locais etc.

Assim, se você possui um negócio local, use as hashtags da sua cidade e de bairros próximos.

Exemplo de uso da hashtag em uma publicação de foto no Instagram


hashtags concorrencia instagram4. Pesquise as hashtags da concorrência

Acompanhar os perfis das empresas concorrentes é um bom jeito de se inspirar para bolar suas estratégias de marketing digital, tanto para obter novas ideias de conteúdo e quanto para identificar novas técnicas para aumentar seu alcance.

Além disso, não é fácil pensar em todas as hashtags que seu perfil pode usar. Ninguém tira ideias de hashtag do nada.

Por isso, verifique quais tags o seu concorrente está usando, quais podem ser aplicadas à sua página e quais não se encaixam. É uma questão de estudar o que funciona para os outros e, a partir disso, criar seu próprio modelo digital.

Leia também: 8 dicas para conquistar seguidores no Instagram do jeito certo


hashtags diferentes instagram5. Alterne suas hashtags em diferentes posts

O algoritmo do Instagram considera um conteúdo como spam quando ele detecta que alguém está copiando e colando as mesmas hashtags na mesma ordem em todos os posts. Assim, ele pode achar que você é um bot e penalizar a sua página.

A nossa dica é: não use as mesmas hashtags sempre. O Instagram quer que os usuários personalizem os posts com hashtags que representem aquela foto específica. Então, é sempre bom alterná-las, mudando a ordem de algumas e incluindo novas opções que se encaixem melhor com a sua foto.

Leia também: Estratégias de marketing digital nas redes sociais


As principais ferramentas de hashtag

Se investir em aplicativos e ferramentas de gestão de redes sociais é viável para a sua empresa, saiba que existem duas plataformas através das quais você pode monitorar o desempenho de cada hashtag e também definir os melhores termos para usar.

Veja a seguir essas duas plataformas.


Keyhole

A ferramenta Keyhole monitora hashtags do Twitter e do Instagram. Ela possibilita uma análise completa dos termos que você digitar, como:

  • Quantidade de postagens feitas com a hashtag;
  • Alcance;
  • Números de impressões (quantidades de pessoas que visualizaram posts com essa hashtag);
  • Países onde ela é popular.

Você pode testá-la gratuitamente por um período limitado.


Display Purposes

Ao contrário do Keyhole, o site Display Purposes é gratuito. Ele não analisa dados e métricas de uma hashtag específica, mas gera novas ideias a partir da sua tag principal. É uma das poucas ferramentas gratuitas que consegue detectar palavras em português e sugerir outras na mesma língua.

Além disso, é possível analisar a sua página do Instagram no site. Ele disponibiliza as suas hashtags mais populares e confere gráficos que representam o seu crescimento de curtidas, comentários e seguidores.

Esse conteúdo foi útil? Então, leia também: 7 dicas para gerenciamento e monitoramento do Facebook

Como criar seus próprios GIFs para o Instagram Stories?


Referências:

Display Purposes – Instagram Hashtag Generator
Hashtag Tracking for Twitter, Instagram and Facebook – Keyhole

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: