Google Data Studio – Visualize dados e crie relatórios

Google Data Studio - O que é e como usá-lo

O Big Data e a Cultura Data Driven podem parecer apavorantes à princípio, mas na verdade são grandes aliados do marketing. Há uma infinidade de informações valiosas no mundo digital e, para visualizá-las e analisá-las, é preciso usar as ferramentas corretas, como o Google Data Studio.

Como profissionais de marketing, precisamos justificar nossas ações através de relatórios. Geralmente, softwares como o Excel ou as Planilhas do Google não apresentam os resultados de uma maneira simples e legível. Os dados ali colocados até podem fazer sentido para você, mas será que vão fazer para os seus clientes?

É por isso que queremos falar do Google Data Studio: uma ferramenta de visualização de dados que cria relatórios mais eficientes, amigáveis e otimizados.


portanto, entenda como funciona essa ferramenta poderosa de relatórios e métricasComo funciona o Google Data Studio?

O Google Data Studio é uma ferramenta gratuita que permite que profissionais de marketing criem dashboards e relatórios visualmente simples e fáceis de entender. Transformar números em informações que façam sentido é um verdadeiro desafio e o Google Data Studio auxilia muito nessa tarefa.

A ferramenta conta com recursos fáceis de mexer, como tabelas, gráficos e mapas. É possível utilizar templates, personalizar os relatórios e compartilhá-los sem maiores dificuldades. Dessa forma, é muito mais fácil identificar padrões, extrair insights e tomar decisões a partir desses relatórios.

Com o Google Data Studio você também pode integrar dados de outras fontes e plataformas de marketing digital, obtendo uma visão total do desempenho de suas campanhas. Além disso, toda a equipe pode visualizar, interagir e editar nos mesmos painéis com atualizações em tempo real.

É como um compartilhamento do Google Drive. Super simples.


contudo, gere gráficos ainda mais explicativos sobre sua estratégia de marketing digitalComo integrá-lo com outras plataformas

Você não consegue fazer muita coisa no Data Studio se não integrá-lo com outras plataformas de marketing e de fonte de dados. Se você usa o Google Analytics para analisar seus dados, por exemplo, você pode conectá-lo ao Data Studio.

Basta acessar a página Data Studio Connect to Data e escolher um dos mais de 160 conectores. Depois que você baixar seus dados, não se preocupe em atualizá-los manualmente, pois o Data Studio faz isso de forma automática.

Faça login com sua conta do Data Studio através deste link e navegue até Data Sources. Então, siga as seguintes instruções:

  1. Clique o botão com o símbolo +;
  2. Selecione um conector que você deseja usar ou procure um através da barra de pesquisa;
  3. Clique em Selecionar;Google Data Studio conectores
  4. Clique em Autorizar para confirmar que deseja integrar suas contas com o Data Studio; Autorizar
  5. Um pop-up aparecerá perguntando se você permite que o Data Studio acesse sua campanha. Clique em Allow; allow integração Google data studio conta google
  6. Selecione a opção Conectar, no canto direito da tela. Seus dados serão baixados e você poderá criar um relatório a partir disso.

Você terá que fazer isso repetidamente para cada plataforma que adicionar.


Como criar relatórios e dashboards no Google Data Studio

Agora que você já integrou suas contas dos analytics, das redes sociais e outras plataformas ao Google Data Studio, chegamos na fase de gerar relatórios e dashboards. Recomendamos que você seja consistente ao nomear suas campanhas, para que não haja confusão no momento de cruzar dados.

Para começar a desenvolver seu relatório, faça o seguinte:

  1. Clique em Criar um Relatório em Branco; Relatório em branco
  2. Selecione os dados que deseja inserir no relatório;
  3. Clique em Adicionar a Relatório; adicionar a relatorio
  4. Adicione gráficos através da barra de ferramentas no menu. Você pode selecionar dentre mais de 30 gráficos diferentes; Adicionar gráficos
  5. Redimensione os gráficos e adicione métricas que você deseja somar aos resultados. No fim desse menu, você também verá a opção Filtros. Adicione um filtro para reduzir a quantidade de dados demonstrados em seu relatório. Se sua campanha foi feita em várias cidades, por exemplo, mas você só quer mostrar os dados de uma cidade, é possível filtrá-los.
  6. Selecione um período. Se é um relatório mensal, você quer que ele demonstre apenas esse período; portanto, atente-se a isso.

Por fim, sinta-se livre para experimentar com diferentes templates e layouts. Você pode customizar totalmente seus relatórios e compartilhá-los com sua equipe assim que finalizar tudo.

galeria de modelos e templates


Primeiramente, explore toda a parte de templates e modelos da ferramenta3 dicas fundamentais para usar bem a ferramenta

Como explorar as funcionalidades do Google Data Studio ao máximo? Veja abaixo algumas dicas essenciais que vão te ajudar no processo.

1. Defina seus objetivos

Primeiramente, antes de criar um relatório no Google Data Studio, pense nos objetivos que você deseja alcançar. Para quem você apresentará os dados e quais são os indicadores que você mostrará? Qual equipe deve ter acesso ao relatório?

Todos esses fatores são importantes pois eles influenciam no visual do relatório e em quais informações o dashboard terá. A linguagem visual do seu relatório vai depender muito do perfil do seu cliente.

E tudo também está diretamente ligado às suas campanhas de marketing, é claro. Por exemplo, se o objetivo da sua campanha era aumentar conversões em um site, você deve incluir as métricas de taxa de conversão e taxa de rejeição em seu relatório.


2. Use templates do Data Studio

Se você é iniciante, uma boa dica é começar usando templates que o próprio Google Data Studio fornece aos seus usuários. Assim, você não precisa começar um layout do zero, mas também pode editar e personalizar seus elementos do jeito que desejar.

É possível ver todos os templates disponíveis aqui. Veja, como exemplo, esse modelo de template do Google Ads:

Google Ads template

 

Leia também: Dicas para criação do layout de email no Outlook


3. Explore a galeria

A galeria do Google Data Studio contém dashboards criados pela comunidade que utiliza a ferramenta. Entretando, muitos podem até ser copiados e editados com outros dados. Ou seja, um ótimo jeito de reunir inspiração para criar seus próprios relatórios.

Lá, você vai achar relatórios não somente de marketing, mas de esportes, cinema, economia e diversos outros setores.

Veja que interessante esse relatório sobre a Fórmula 1 e a importância das primeiras corridas.

Galeria Fórmula Um - Exemplo de dashboard criado com a ferramenta do GoogleO Google Data Studio é, com certeza, uma grande mão na roda para analistas de marketing e profissionais que trabalham com análise de resultados. A área de Big Data ainda é vista com receio por muitos, mas se ela for simplificada através de ferramentas inteligentes, tudo fica muito mais fácil.

Leia também:

Google Tag Manager: o que é e como criar uma conta

Google Search Console – Como criar uma conta e usar os principais recursos


Referências:
Google Data Studio: the ultimate guide for marketers

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: