Big Data – Como a Era dos dados pode beneficiar seu negócio

Por Capa, Dicas, Marketing Digital, Tecnologia

Big Data

Big DataA verdade é que com a transformação digital, as empresas começaram a entrar em uma nova Era. Agora, ficou mais fácil se preparar para enfrentar possíveis obstáculos e antecipar tendências. Tudo graças aos dados e às informações detalhadas que podemos ter acesso, é claro.

Você quer entender melhor como o Big Data pode beneficiar o seu negócio e te ajudar a tomar decisões? Então, vamos explicar:

  • O que é Big Data;
  • Os 3 Vs do Big Data;
  • Como implementá-lo na sua empresa.

Vamos lá?


entenda o que éO que é Big Data?

Segundo algumas definições, Big Data é “um grande volume de dados estruturado e não estruturado que é gerado todos os dias pelas empresas”. Para chegar a insights valiosos e tomar decisões acertadas, as empresas precisam cruzar essas informações. Dessa forma, estratégias financeiras e de marketing podem ser definidas.

A série West World, da HBO, consegue explicar esse conceito de forma interessante. Na terceira temporada, uma inteligência artificial muito avançada consegue reunir dados de todos os seres humanos para prever eventos futuros e até mesmo saber como cada pessoa vai morrer. É claro que, na realidade, isso não acontece de forma tão radical. Mas você entende o ponto, certo?

As empresas podem se beneficiar muito do Big Data, afinal, os dados ajudam a prever comportamentos, tendências e a analisar os consumidores. É como dizem: informação é poder.


Big DataOs 3 Vs do Big Data

A prática de coletar e analisar dados não é tão recente, pois ela já existia antes do surgimento das mídias digitais. No entanto, o conceito de Big Data começou a ser trabalhado a partir dos anos 2000, quando o analista Doug Laney determinou os três Vs do Big Data: o volume, a velocidade e a variedade.

Entenda mais lendo abaixo.

Volume

O volume refere-se à grande quantidade de dados coletada a partir de várias fontes utilizadas pelas empresas. Isso inclui dados provenientes das redes sociais, do rastreamento de sites, de máquinas, sensores, transações financeiras, entre outros. A Internet das Coisas é um conceito que entra aqui, já que muitos dados podem vir de dispositivos que estão conectados à internet, sejam eles mobile ou não.

Velocidade

Essa é a rapidez com que os dados são transmitidos e tratados. O ideal é que o processamento de dados seja constantemente ágil, afinal, você terá resultados muito melhores ao analisar dados recentes e em tempo real do que informações defasadas.

Algumas tecnologias que auxiliam nesse tipo de processamento são:

  • Etiquetas RFID;
  • Medições;
  • Sensores inteligentes.

Variedade

São os formatos nos quais os dados são gerados. Eles podem ser estruturados (dados numéricos em bancos tradicionais) ou não estruturados (dados em formato de vídeo, texto, imagem, áudio e operações financeiras). Quanto maior a complexidade das informações, mais chances de você conseguir dados úteis e relevantes.


Como implementarComo implementar o Big Data na sua empresa?

Bom, agora chegamos na parte mais importante: como implementar o Big Data na sua empresa de maneira que ele traga benefícios?

Antes de mais nada, vamos entender o seguinte: a tecnologia que permite que você colete, organize e trate seus dados se chama Big Data Analytics. Com ela, você vai transformar informações aparentemente soltas em algo útil que vai te ajudar a tomar decisões.

Há 3 tipos de dados que um negócio pode usar:

  • Social data: são aqueles dados derivados de pessoas, que ajudam a identificar comportamentos, hábitos, interesses e outras informações pessoais. Podem surgir a partir de pesquisas feitas no Google, comentários e mensagens nas redes sociais;
  • Enterprise data: são dados gerados por organizações, que são muito usados para mensurar a produtividade das equipes ou então os resultados obtidos;
  • Data of things: são os dados originários de dispositivos conectados à internet que se baseiam no conceito de “Internet das Coisas”.

Portanto, podemos concluir que a sua aplicação depende muito da realidade do seu negócio. Talvez, para você não faça sentido coletar dados de sensores se a sua empresa não trabalha com isso. Então, vale pensar sobre o seu business model e implementar de acordo com ele.

Veja agora como você pode aplicar o Big Data nos seguintes setores da sua empresa.

Big Data no setor financeiro

Analisar os números é sempre importante, pois isso vai garantir a saúde financeira de um negócio. No setor de vendas, é preciso entender quais são os custos de produção, e no setor de marketing, é preciso analisar o orçamento e o ROI das ações feitas para identificar quais esforços são mais lucrativos.

Big Data no setor de marketing

Para criar ações de marketing digital ou outbound que sejam eficientes, você precisa entender tudo sobre a sua persona. É através da análise de dados que você vai verificar se está atingindo o seu ideal customer profile. Com o data analytics, você consegue visualizar as diferenças de comportamento do consumidor de acordo com cada região e cultura, por exemplo.

O Mc Donald’s é um exemplo clássico, pois todas as franquias combinam seus dados para entender o comportamento do público e padronizar lanches em cada região. Você já deve ter percebido que as comidas do Mc Donald’s de outros países são diferentes das do Brasil, não é?

Big Data no setor de qualidade

Com data analytics, é possível mensurar diversas variáveis de controle de qualidade, como por exemplo rendimentos de primeira passagem, defeitos por unidade, capacitação dos colaboradores e as condições ambientais da produção. Os dados de produção também podem ser integrados com outros, facilitando assim a eliminação de lentidão e gargalos.

Um exemplo interessante são as empresas agrícolas. Afinal, elas conseguem prever fatores climáticos, o estado da vegetação e as condições de plantio. Tudo isso contribui para o aumento da produtividade dos fazendeiros.

Podemos concluir portanto que o Big Data veio para ficar e, se você não implementá-lo na sua empresa logo, vai perder seu lugar para concorrentes mais preparados. Portanto, agilize e coloque isso em prática o quanto antes!

Mas e aí, esse conteúdo te ajudou? Então, leia também:

Lead tracking: o que é e como utilizar

LGPD: o que o marketing precisa entender sobre a lei de proteção de dados


Referências:

What is Big Data?