Marketing esportivo: como fazer e por que é tão eficiente?

Marketing esportivoO marketing esportivo vem se mostrando cada vez mais forte com o passar dos anos. Ele existe desde o início da década de 1920, mas começou a crescer exponencialmente nos anos 70. Nos anos 90, então, sua evolução se tornou gritante. Tudo iniciou com uma ação de esportes da empresa Hillerich & Bradsby e a partir daí, essa vertente do marketing decolou.

No entanto, muitas empresas ainda pensam que somente marcas de esportes podem realizar ações de marketing esportivo. Isso é um mito que iremos desmistificar. Afinal, qualquer negócio pode investir em marketing esportivo, basta usar criatividade, estratégia e proporcionar experiências memoráveis para os seus clientes.

Se você quer saber como a sua marca pode aproveitar o mundo dos esportes para ter mais resultados, acompanhe os próximos tópicos:

  • O que é marketing esportivo?
  • Como fazer marketing esportivo?
  • 3 cases de sucesso para você se inspirar.

Então, vem com a gente!


Marketing esportivoO que é marketing esportivo?

O marketing esportivo é uma segmentação do marketing que visa gerar oportunidades de negócios no universo dos esportes. Para que isso aconteça, várias ações são implementadas, envolvendo instituições de esportes, times, equipamentos, eventos, atletas e até torcedores.

Segundo um estudo da Sports Value, o marketing esportivo movimenta cerca de 200 bilhões de reais por ano. Isso atesta a sua grande popularidade e eficiência. É fato que o esporte gera uma ligação afetiva no consumidor, afinal, não é por nada que existem tantos torcedores fanáticos por aí.

As empresas precisam trabalhar esse forte vínculo emocional e aproveitá-lo para incentivar o consumo. Até mesmo porque, grande parte das vezes, os desejos de consumo das pessoas são ativados devido às emoções. Então, está aí o motivo pelo qual essa tática do marketing funciona muito, tendo um alto potencial para aumentar as taxas de ROI.


Marketing esportivoComo fazer marketing esportivo?

Se você ainda não sabe muito bem como aplicar o marketing esportivo na sua empresa, calma lá que a gente vai explicar tudo a seguir. Portanto, leia abaixo algumas ações desse segmento que você pode usar nas suas estratégias.

Patrocínio

O patrocínio é uma das estratégias mais comuns no mundo dos esportes. Funciona da seguinte forma: uma marca financia um time ou atleta em troca de anúncio. Geralmente, os anúncios de patrocínio possibilitam que o nome da marca esteja presente na camiseta do uniforme ou então em banners durante algum jogo.

A vantagem do patrocínio é que ele gera brand awareness, aumentando assim a consciência e visibilidade da marca.

Eventos esportivos

Os eventos geram oportunidades incríveis para a sua empresa criar um relacionamento com o público apaixonado por esportes. A forma mais comum de marketing esportivo em eventos são os patrocínios das ligas, torneios e competições. Além disso, a marca também pode criar uma ação sensorial dentro de um evento.

Já pensou que legal ter um estande da sua empresa, dentro de um evento, onde você pode proporcionar experiências de realidade virtual? Esse é um ótimo exemplo que demonstra como ações em eventos esportivos podem funcionar.

Licenciamento

O licenciamento é um tipo de recurso que autoriza o uso de nome para comercializar produtos e serviços que pertencem ao atleta, time ou às entidades esportistas. Esse direito é concedido por um tempo limitado em troca de uma remuneração, normalmente definida como um percentual sobre as vendas realizadas.

É natural vermos canecas e acessórios com as estampas de um time sendo vendidas em algumas lojas. Quando isso ocorre, geralmente houve uma negociação por licenciamento. Contudo, tome cuidado para não negociar por produtos não oficiais ou falsificados.

Anúncios em estádios

Outra alternativa de ação de marketing esportivo é anunciar em um estádio. Apesar de requerer um alto investimento, esse tipo de estratégia gera bons resultados, pois o seu anúncio vai aparecer não somente para a plateia do estádio, mas também para quem está assistindo à partida pela televisão.

Esses anúncios normalmente transmitem o logo da marca ou então um comercial de TV.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia essencial dentro do marketing esportivo. A produção de conteúdo anda atingindo torcedores e fanáticos de todos os times, afinal, as pessoas estão cada vez mais presentes no online. Veja alguns exemplos de ações:


Marketing esportivo3 cases de sucesso para você se inspirar

Há diversos cases de sucesso de marcas que se destacaram dentro do marketing esportivo. Algumas delas envolvem eventos grandiosos e outras nem tanto. Veja abaixo.

Super Bowl

O Super Bowl é um dos maiores e mais esperados eventos dos Estados Unidos, pois ele marca o final de temporada da liga de futebol americana do país (NFL). Por ser um evento de grande popularidade, ele abrange um público que ama esporte, mas que também é muito plural e de diversas faixas etárias.

Por isso, diversas marcas anunciam durante o intervalo do jogo. Note no vídeo abaixo que nem todos os anunciantes vendem produtos que estão diretamente vinculados com o esporte. Esses são alguns exemplos de segmentos que já anunciaram no Super Bowl: empresas de carros, chocolate, refrigerante, produtos de higiene, empresas de tecnologia, smartphones, e outros.

Meu sangue é rubro negro

A empresa Penalty aproveitou as cores do uniforme do Esporte Clube Vitória para lançar uma campanha de marketing social. Para incentivar que os torcedores do time fizessem doações de sangue, a marca transformou as cores da camisa em branco e preto (originalmente vermelho e preto). Assim que as doações eram feitas, a cor da camisa voltava ao normal.

Veja o vídeo da campanha abaixo:

UEFA Champions League

A Heineken é uma das marcas mais inovadoras dentro do marketing esportivo. Suas ações são tão fortes e bem pensadas que ela praticamente se tornou o rosto e a imagem da UEFA Champions League, competição de clubes de futebol organizada pela União das Associações Europeias de Futebol.

Além disso, a Heineken já realizou diversas ações incríveis no Brasil. Em uma delas, a marca decide desafiar dois funcionários de uma empresa a passar um dia inteiro vivenciando o fuso horário da Europa. Se eles conseguirem acordar, dormir e comer nos horários certos, a Heineken os leva para assistir a final da Champions League em Cardiff, no País de Gales.

Veja abaixo:

Mas e aí, gostou do conteúdo? Então, leia também:

É difícil viralizar? Veja algumas estratégias de marketing viral e exemplos

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: