Como fazer um case de sucesso que mostre o potencial da sua marca

Por Capa, CRM e Vendas, Dicas, Geração de Leads, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital

case de sucesso

Uma das estratégias mais eficientes para atrair leads e conquistar sua confiança é fazer um case de sucesso. Então, acompanhe o seguinte raciocínio: quem compraria algum produto ou adquiriria um serviço sem ter certeza de que ele realmente funciona? Quem confiaria no potencial de uma empresa sem visualizar resultados?

É aí que entra o case de sucesso. Pois, ele opera como um portfólio no qual você demonstra suas habilidades, os resultados que atingiu e como você alcançou estes resultados. Ele é uma vitrine do seu trabalho e, idealmente, deve ser exposto no seu website ou em alguma rede social.


o que é case de sucessoO que é um case de sucesso no marketing?

Um case de sucesso é um documento que relata as experiências que um cliente obteve a partir do uso do seu produto ou serviço. Eles são ótimos por trazerem mais credibilidade e promoverem a sua empresa de forma positiva.

Não existe uma regra a ser seguida no momento de elaborar o case. No entanto, ele pode incluir diversos tópicos básicos, como:

  • Histórico do cliente: descreva e explique a trajetória do seu cliente e seus principais problemas enfrentados;
  • Objetivo do cliente: identifique o objetivo do cliente para que os leitores saibam o que esperar;
  • Estratégia: em um formato fácil de passo a passo, explique como você implementou sua estratégia e ajudou o seu cliente;
  • Resultados: entregue os resultados em detalhes e, se possível, adicione um depoimento do cliente;
  • Conclusão: fale o que esse case de sucesso te ensinou e como ele pode ajudar outras pessoas.

Você não precisa incluir todas as categorias acima necessariamente. Porém, lembre-se: quanto mais detalhado for o seu case de sucesso, mais efetivo ele será. O seu objetivo aqui é demonstrar como você ajudou os seus consumidores e como o seu produto/serviço pode fazer a diferença na vida deles.


case de sucesso que atraia leadsComo fazer um case de sucesso que atraia leads?

Para fazer um case de sucesso que gere mais leads, primeiramente você precisa escolher os projetos que realmente beneficiaram os seus consumidores e que têm mais chances de chamar a atenção.

Vamos ver a seguir quais são as etapas principais para elaborar um bom case de sucesso que enfatize todo o seu potencial.


1. Escolha um projeto que se conecte profundamente com seu público-alvo

Muitas empresas publicam uma grande quantidade de cases de sucesso. Essa estratégia consiste em criar um case específico para cada segmento do mercado que elas atingem. Por exemplo, uma loja que vende sapatos, roupas e bolsas poderia criar 3 cases para cada um desses segmentos.

É fundamental se conectar com cada público que a sua empresa conversa. Dessa forma, você conseguirá converter leads mais qualificados.


2. Use storytelling

Quais partes do case de sucesso merecem ser destacadas? Quais pontos cruciais vale a pena mencionar no título e durante o resto do texto? Na hora de formular a estrutura do seu case, é importante pensar nesses detalhes.

Considere também os pontos chave que farão parte da sua narrativa. Qual o problema central do seu cliente? Como você encarou esse desafio e por que a sua solução funcionou? Providencie dados e números que provem os seus resultados.

Tudo isso é parte fundamental do seu storytelling. Para amarrar melhor ainda esse case de sucesso, é preciso transformá-lo em uma história envolvente, com detalhes sensoriais, anedotas, suspense e imagens que ilustrem facilmente a narrativa.

Fazer um case em forma de vídeo, por exemplo, é uma ótima forma de storytelling.


3. Destaque os seus resultados

Como já mencionamos anteriormente, os resultados são primordiais. Se você conseguir comprová-los através de dados numéricos, melhor ainda. Para capturar a atenção das pessoas nessa etapa, nossa dica é que você tente desenvolver gráficos para demonstrar os seus resultados mais claramente. Assim, você pode compartilhá-lo nas redes sociais e converter mais leads.


4. Teste diversos tipos de design

O design é essencial no momento de desenvolver qualquer case de sucesso ou projeto no marketing. Portanto, explorar as diferentes opções estéticas que existem dentro da área é importante para engajar o visitante. Adicione imagens, estruture o texto seguindo uma hierarquia e use cores que combinem com a paleta de cores da sua identidade visual.

Muitos cases de sucesso são feitos no formato de texto dentro de imagem, elaborado em forma de passo a passo. Com uma estrutura de lista, fica mais fácil do leitor entender a mecânica do seu projeto.


exemplos case de sucesso3 exemplos de grandes cases de sucesso no mercado

Agora que você sabe como fazer um case de sucesso que atraia leads de verdade, vamos dar uma olhada em alguns exemplos no mercado. Cada um desses cases exemplifica o quão diferentes eles podem ser dependendo de seu design, texto e formato.


1. Retratos da Real Beleza

A Dove se tornou um case de sucesso fenomenal devido ao jeito com que a marca produz conteúdo e em razão de suas mensagens de cunho social. A campanha “Retratos da Real Beleza” conta a história de mulheres reais que não enxergam a beleza em si mesmas e que descobrem que, vistas da perspectiva de outras pessoas, elas são muito mais bonitas do que imaginavam.


2. Refil da Felicidade

A Coca-Cola ganhou notoriedade com a ação “Refil da Felicidade”. Para isso, a marca espalhou máquinas de refil pelas ruas para encher os celulares dos jovens com créditos de dados grátis. O case ganhou formato em vídeo e em imagem.


3. A Grande Virada

A Havaianas é um case de sucesso que é referência no quesito reposicionamento. Então para explicar como isso foi feito, a marca fez um vídeo lúdico, didático e repleto de cores, narrando sua história e trajetória.


Podemos concluir que cases de sucesso de marketing podem melhorar muito suas taxas de conversão, desde que você dedique seu tempo e seu esforço neles. Acima de tudo, uma publicação bem feita, como os exemplos acima, requer muito empenho.

Mas lembre-se que construir uma relação de confiança com seus clientes é extremamente importante na atual conjuntura competitiva de mercado em que vivemos. E uma das melhores maneiras de criar confiança é propiciando uma degustação de nosso trabalho.


Referências:

https://www.crazyegg.com/blog/case-study-marketing/

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!