O que é Mind Mapping e como fazer?

Por Capa, Dicas, Ferramentas, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital

Mind Mapping

Mind MappingTer ideias é um processo difícil, e nem sempre é linear. Por isso, dispor de ferramentas que te ajudem a fazer um bom brainstorming é essencial para evitar o bloqueio criativo.

É aí que entram técnicas como o mind mapping, que ajuda o cérebro a ter mais ideias e a organizá-las, sem se preocupar com ordem e estrutura. Através dessa ferramenta, é possível visualizar melhor o processo criativo e analisar as possibilidades.

No post de hoje, vamos te explicar o que é mind mapping e como aplicar essa prática. Portanto, leia os próximos tópicos para entender:

  • O que é mind mapping;
  • Quais os usos e benefícios do mind mapping;
  • Como criar e desenhar um mapa mental;

Então, acompanhe para saber mais!


Mind MappingO que é mind mapping?

Um mind map, ou mapa mental, é um diagrama que pode representar palavras, tarefas, conceitos ou imagens ligados em torno de um conceito ou assunto central. O layout de um mapa mental é não-linear, portanto, ele é organizado como um gráfico que se expande infinitamente.

Um mapa mental pode tornar uma lista monótona de coisas pra fazer em um diagrama rico em informações coloridas, facilmente memorizáveis e estruturadas. A grande vantagem do mind mapping é que ele se assemelha muito à arquitetura natural do cérebro de pensar.

Algumas pesquisas já constataram que o processo de mind mapping contribui no aumento das notas de estudantes. Além disso, outros estudos afirmam que a ferramenta é um método de pensamento compatível com o cérebro humano, pois utiliza habilidades como imaginação, associação e localização.


Mind MappingQuais os usos e benefícios do mind mapping?

Você deve estar se perguntando: para quais áreas o mind mapping serve e quais seus benefícios? Bem, a resposta é que ele pode ser útil para muita coisa. Acompanhe abaixo!

Estruturação de informações

Mapas mentais podem estruturar e organizar uma vasta quantidade de informações. Eles conectam imagens e itens entre si, montam uma hierarquia de informações e clarificam as ligações e relações entre cada ideia individual, sem deixar de revelar “o todo” ao mesmo tempo.

Por esse motivo, ele é uma ótima ferramenta para diversas áreas e tarefas, como:

  • Estudos e memorização;
  • Brainstorming (individualmente ou em grupos);
  • Anotações;
  • Soluções de problemas;
  • Planejamento e rotina;
  • Gestão de projetos;
  • Apresentação de informações;
  • Pesquisa;
  • Ganho de insights em assuntos complexos.

Aprendizado e produtividade

Os benefícios do mind mapping se estendem desde a educação até a esfera comercial. Segundo estudos publicados no Modern Journal of Language Teaching Methods, 83% dos estudantes iranianos de língua estrangeira reportaram uma melhora positiva na interpretação de texto ao utilizar mapas mentais.

Nas empresas, o mesmo acontece: diversas companhias estão utilizando ferramentas de mind mapping para melhorar o aprendizado e o processo de brainstorming dos colaboradores. De acordo com pesquisas, a produtividade pode aumentar até 23% com o uso de mapas mentais.

Criatividade

Essa ferramenta também ajuda muito na acentuação da criatividade, pois ela estimula nosso cérebro e contribui para o flow de ideias. Um mapa mental utiliza o princípio de design-thinking, ou seja, ele aumenta a criatividade devido à sua estrutura visual de imagens e cores.

Memorização

Mapas mentais também podem nos ajudar a memorizar melhor. É justamente porque eles apresentam informações de maneira visual e lúdica que conseguimos absorver os itens e informações ali descritos, memorizando-os com mais facilidade.

Além disso, o mind mapping pode beneficiar pessoas com dislexia e autismo.


Mind MappingComo criar e desenhar um mapa mental?

Existem duas formas de você criar um mapa mental: através de um software de mind mapping ou desenhando com lápis e papel. Abaixo, vamos explicar como você pode iniciar o seu mapa do zero, seja ele digital ou não.

Inicie no meio

É importante que o seu assunto principal tenha um grande destaque e fique no meio do papel ou da tela. Se você escolher desenhar, recomendamos que você utilize o papel no sentido horizontal para que haja mais espaço para as ramificações.

Depois, desenvolva subtópicos e conecte-os ao assunto principal através de linhas. Repita esse processo criando subtópicos de nível inferior e conecte-os aos primeiros subtópicos.

Use cores e símbolos

Seja o mais visual possível. O cérebro humano memoriza e processa informações com mais facilidade quando há uma categorização de cores e símbolos. Se você pretende fazer mind mapping por um software, não se preocupe: há centenas de opções que oferecem customização.

Seja sucinto

Para quem não está acostumado com mind mapping, escrever frases inteiras ou parágrafos pode ser tentador. Contudo, lembre-se: quanto mais sucintas e objetivas forem as informações, mais eficiente será o mapa. Procure utilizar apenas uma palavra ou imagem para sintetizar seus tópicos.

Varie as cores e o tamanho do texto

Para que você tenha uma boa hierarquia de informações, dê destaque àqueles tópicos que são mais importantes. Você pode realçá-los com cores específicas ou variando o tamanho do texto. Desse modo, a experiência de aprender através do mapa mental se torna mais envolvente.


Mind Mapping5 ferramentas online de mind mapping

Agora que você já entendeu tudo sobre mind mapping, vamos recomendar algumas ferramentas digitais que podem te ajudar a criar o seu mapa. Essa opção é perfeita se você não gosta ou então não tem habilidade com desenho.

  • MindMeister: essa ferramenta é uma das mais utilizadas em empresas, pois permite que mais de 100 colaboradores sejam adicionados a um mapa mental. Ela é muito intuitiva e possibilita que anexos e links sejam adicionados nos subtópicos;
  • Draw.io: para usar essa ferramenta, o usuário deve acessá-la e conectá-la a um serviço de nuvem, como por exemplo o Google Drive. Assim, o mapa está salvo de forma segurança e pode ser acessado de qualquer lugar;
  • Canva: o canva é muito conhecido por ser um site com templates de design para redes sociais. Mas você sabia que ele também oferece modelos de mapas mentais editáveis? Ele conta com uma galeria de ícones e figuras que você pode utilizar para criar novas conexões de pensamento a partir do tópico principal;
  • Gliffy: por fim, chegamos no Gliffy, uma ferramenta para criação de diagramas e organogramas. Apesar de ser em inglês, possui um funcionamento bem intuitivo e completo.

Veja a lista completa de aplicativos para a criação de modelos de fluxogramas e mind maps

Mas e aí, curtiu a dica ? Então, leia também:

Mapa de Empatia: o que é e como fazer


Referências:

Why mind mapping?
What is mind mapping and how to get started immediately?
Mapa mental online: veja os melhores sites pra fazer de graça

Receba o conteúdo no email

Quer aprender mais sobre a jornada de compra?

Baixe o KIT da Jornada de Compra