5 técnicas de brainstorming para você ser mais criativo

tecnicas brainstormingMuitas pessoas acham que artistas e escritores são gênios criativos que tiram suas ideias do além. Como se uma luz surgisse sem mais nem menos e os abençoasse com um insight miraculoso. Você ficaria surpreso de saber que não é assim que as coisas funcionam.

Diversos estudos acerca de criatividade afirmam que criar é uma questão de prática e de técnica. Então, não pense que ter ideias não exige esforço e trabalho duro. E se você, por acaso, está pra baixo porque deu branco no seu processo criativo, não se preocupe! Nós estamos aqui pra ajudar.

Vamos falar nesse post sobre 5 técnicas de brainstorming que vão auxiliar você a ser mais criativo e a ter ideias melhores. Abordaremos esses tópicos:

  • O que é brainstorming?
  • Brainstorming na prática: dicas para uma sessão produtiva;
  • 4 técnicas de brainstorming que vão despertar sua criatividade.

O que é brainstormingO que é brainstorming?

Você deve estar se perguntando o que raios é brainstorming? Bem, esse é um termo muito utilizado pelos profissionais da propaganda e do design para tratar de uma técnica criativa. Traduzido literalmente como “tempestade de ideias”, o brainstorming é uma atividade individual ou coletiva com o objetivo de gerar um grande número de ideias em pouco tempo.

Criada em 1939 por Alex Osborn, a técnica de brainstorming pode ser utilizada em inúmeras situações, para obter ideias não só na área de marketing e de storytelling, mas em diversos setores. O seu intuito é estimular a criatividade dos participantes para solucionar problemas de forma colaborativa.


brainstorming na praticaBrainstorming na prática: dicas para uma sessão produtiva

Para fazer uma reunião de brainstorming, é preciso escolher um coordenador que sirva de facilitador durante a atividade. O papel dele é garantir que o ambiente seja confortável e que não haja espaço para ridicularização ou julgamento das ideias. O coordenador também deve ficar responsável por anotar todas as ideias e soluções sugeridas.

Além de selecionar um coordenador, essas são outras dicas para você ter uma sessão produtiva de brainstorming:

  1. Explique o objetivo: é importante que o líder coloque todos a par do briefing e dos objetivos do projeto. Dessa forma, ninguém perde o foco conforme as ideias surgirem.
  2. Seja receptivo: não critique ou julgue as ideias dos outros, por mais estranhas ou ridículas que elas soem. Afinal, isso só servirá para inibir a participação dos colaboradores.
  3. Foque na quantidade: quanto mais ideias, melhor. O objetivo do brainstorming é coletar o máximo de ideias possível e anotá-las para depois analisá-las e escolher as melhores.
  4. Aprimore as ideias: é comum que durante a atividade, uma pessoa fale uma ideia e outra pessoa a complemente. Portanto, não se sinta constrangido em combinar ideias e melhorá-las.
  5. Crie um ambiente confortável: leve os participantes até um ambiente que estimule a criatividade e seja confortável. Você pode inclusive fazer a sessão de brainstorming fora do ambiente de trabalho.
  6. Controle o tempo: determine um limite de tempo para a sessão. Se poucas ideias surgirem durante esse período, deixe que os participantes pensem individualmente em mais ideias após a atividade coletiva.

tecnicas brainstorming5 técnicas de brainstorming que vão despertar sua criatividade

Existem diversas técnicas de brainstorming que ajudam as pessoas a inovarem e a serem mais criativas. Lembre-se, é claro, que tudo vai ficando mais fácil conforme você tem mais prática.

Vamos citar algumas dessas técnicas abaixo.

Mind Mapping brainstorming1. Mind Mapping

Basicamente, Mind Mapping é uma ferramenta visual que você usa para conectar e associar ideias ou palavras. Escreva o seu objetivo no centro do mapa e peça aos participantes para pensarem em problemas e outras coisas relacionadas. Escreva-os no mapa interligando um com o outro e pronto! Novas ideias surgirão a partir desses insights.

O Canvas também é um outro exemplo de mapa visual que você pode usar durante um brainstorming, apesar de ser mais focado para empresas que ainda estão na etapa de plano de negócios.


Pensamento Lateral2. Pensamento Lateral

Termo criado pelo psicólogo Edward de Bono, formado em Oxford, o pensamento lateral aborda o problema de lado, e não de frente. Segundo Bono, essa técnica envolve descartar o óbvio e deixar para trás os modos tradicionais de pensamento. Mas como aplicá-la para criar soluções mais inovadoras?

  1. Pegue um dicionário;
  2. Abra em uma página aleatória;
  3. Escolha uma palavra aleatoriamente;
  4. Escreva essa palavra em um papel e peça para que todos pensem em ideias a partir dela, anotando-as em sequência e associando cada ideia que chega com novas ideias.

Se você trabalha mais com imagens, por exemplo, você pode aplicar a mesma técnica com uma revista, escolhendo imagens aleatórias. E pode acreditar: o pensamento lateral é uma técnica de brainstorming que gera as ideias mais inusitadas, sendo perfeita para copywriters e designers.


Starbusting brainstorming3. Starbusting

Essa técnica consiste na formulação de perguntas, ao invés de respostas. Desenhe uma estrela de 6 pontas e, no centro dela, escreva o desafio ou o problema que você está enfrentando. Depois, escreva em cada ponta da estrela as seguintes perguntas: Quem? O quê? Onde? Quando? Por quê? Como?

Use essas perguntas para gerar discussões e debates. É uma boa técnica para equipes que tendem a ignorar certos aspectos dos projetos e que fazem tudo de última hora.


Brainwriting brainstorming4. Brainwriting

O brainwriting é uma técnica de brainstorming que envolve fazer com que os participantes escrevam ideias anonimamente em cartões. Em seguida, os cartões são misturados e lidos em grupo. Dessa forma, todos podem discutir e debater sobre as ideias, acrescentando sugestões. Essa é uma ótima atividade para aqueles que são mais tímidos e introvertidos.


brainstorming SWOT5. Análise SWOT

A matriz Swot identifica as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de um negócio. No brainstorming, é usada para incentivar uma análise colaborativa, evitando a perda de tempo com demandas e ideias que não podem ser aplicadas no momento.

Como você pode ver, todos os seres humanos possuem um potencial criativo, e todos podem desenvolvê-lo. Basta saber as técnicas certas e praticar com frequência. O brainstorming é ótimo para grupos e equipes interagirem e colaborarem sem medo e inibição.

Se você gostou do conteúdo, leia também:
7 podcasts com dicas de criatividade e conteúdo


Referências:
Brainstorming: o que é e como aplicar na geração de novas ideias

//erro de parsing

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: