Aprenda a monetizar conteúdo e aumentar os seus resultados na internet

monetizar conteúdo

Uma coisa é fato: ter um conteúdo relevante não basta para alcançar bons resultados na internet. Mais do que investir em cativar a sua audiência com as melhores palavras e assuntos, você precisa delinear estratégias para monetizar conteúdo de modo a responder às demandas exigidas pelos consumidores.

Além disso, é necessário pensar nas possibilidades que as ferramentas proporcionam para que você consiga se destacar diante de tantas informações oferecidas diariamente. Por isso, reunimos aqui algumas dicas com maneiras de monetizar para que você consiga potencializar as suas produções e gerar receita a partir de hoje. Confira abaixo!


monetizar conteúdoDefina um público-alvo

O primeiro passo para qualquer negócio é ter definido o público-alvo com o qual você deseja conversar e ter como cliente. Com a monetização de conteúdos, não é diferente. Dessa forma, você consegue avaliar o cenário em que está inserido e, claro, propor temas que possam ser certeiros e adequados aos interesses dos seus futuros clientes.

Ao ter bem estabelecida essa definição, você pode propor dicas práticas e trabalhar temas que estejam relacionados aos problemas e dores que as pessoas buscam. Assim, fica mais fácil apresentar produtos e serviços como soluções para problemas reais. Quanto mais segmentado for o blog, menor e mais qualificado será o público. Ou seja, você poderá gerar receita com menos visitas.

Guia completo da Segmentação de Contatos

Diferentes formas de segmentar seu público.


monetizar conteúdoAplique técnicas de SEO (Search Engine Optimization)

As técnicas de SEO são importantíssimas para qualquer pessoa que esteja na internet e deseja ranquear seu posicionamento no Google de forma orgânica. A partir de algumas escolhas simples, como palavras-chave em títulos e subtítulos, já é possível ter um conteúdo mais visível e com maiores chances de ranqueamento.

Aposte também em conexões com outros domínios e sites que são referência no seu nicho. Ao gerar tráfego a partir deles, os mecanismos de busca entendem que o seu site ou rede social é relevante e possui um conteúdo autêntico. Portanto, nada de palavras clichês ou assuntos superficiais. Caso contrário, os algoritmos (e as pessoas) percebem.


monetizar conteúdoPublicidade paga (Google Adsense)

O grande benefício do Google Adsense é que a sua empresa pode se destacar para um público segmentado. Assim, você aparece mais facilmente no Google para uma audiência alinhada com seu negócio, que pode virar um consumidor fiel de sua marca.

Essa é a forma mais conhecida de gerar receita na internet. O Google Adsense ajuda a criar conteúdos mais específicos para os visitantes, mas precisa de uma boa quantidade de acessos para movimentar uma receita acima da média.

A variedade de formatos do modelo é interessante: você pode escolher o display (websites, páginas de notícias e blogs), os anúncios no Youtube e aplicativos. Basta entrar na plataforma de anúncios e se extrair o melhor o que você busca.


monetizar conteúdoVenda de produtos

Este é um dos métodos mais lucrativos de gerar receita na internet. Ao vender seus próprios produtos, sejam eles físicos ou digitais, você garante que as receitas sejam todas suas. Sem falar que, ao criar uma identidade de marca e construir sua autoridade em diferentes canais na web pode garantir que as recompensas sejam ainda maiores a longo prazo.

Os produtos digitais (e-books, aplicativos, entre outros serviços) estão em alta e são uma excelente forma de monetizar seus conteúdos. Você pode usá-los como um jeito de aumentar o valor de sua marca. Isso contribui para expandir seu território de atuação na hora das vendas, gerando tráfego qualificado para seu site.


monetizar conteúdoPrestação de serviços

Se você é bom em determinada área de atuação, por que não investir em vender seus esforços? O que você precisa, no entanto, é entregar qualidade caso ainda não tenha muitos visitantes em sua página. Buscar em outros canais e fóruns de debate, onde seu público-alvo está, pode ser o fator que impulsionará você a contatar as pessoas certas para oferecer os seus serviços. Uma vez que você já tenha credibilidade na sua área, mais clientes passam a chegar, ficando muito mais fácil ganhar dinheiro.

Aqui o segredo está em aproveitar a sua rede social para mostrar as suas habilidades, explorar as ferramentas disponibilizadas pelas plataformas e assim revelar as suas experiências e capacidades. Depois disso, fica mais fácil alcançar outras pessoas e expandir a sua atuação sobre diferentes públicos, aproveitando sempre as oportunidades. Sem falar que assim você passa a chamar atenção de outras marcas que possam se interessar pelo seu projeto.


monetizar conteúdoAssinaturas e conteúdos privados

Quem nunca ficou com um gostinho de quero mais, não é? Ao criar conteúdo a partir de um clube de assinatura e disponibilizar conteúdos exclusivos, você consegue garantir mais autoridade, além de criar leads mais qualificados para direcionar novas abordagens para contatos e promoções especiais. Com um coletivo segmentado, você pode propor benefícios direcionados, temas mais personalizados e inclusive outras formas de vender seus produtos e serviços digitais.

Uma boa forma de avaliar é entender o que o mercado está demandando e o que as pessoas estão buscando na hora de consumir. Com isso, você propõe conteúdos com dicas práticas – ou até mais aprofundadas – se tornando assim uma referência na sua área, alcançando mais seguidores e pessoas interessadas.

Vale lembrar da importância de respeitar as políticas de privacidade de cada plataforma.


monetizar conteúdoProgramas de afiliados

Nos programas de afiliados, você pode colocar um link de um produto em seu blog e, quando um visitante clicar e comprar alguma coisa no site externo, você receberá comissões pelas vendas. Essa é uma forma interessante de receber um dinheiro com algo que é relevante para o seu consumidor também. Todavia, não deve ser usada com uma fonte principal de receita, pois o processo não é tão lucrativo, apesar de ser uma excelente oportunidade para garantir aquele extra com a sua estratégia digital se você trabalhar duro para criar bons conteúdos.


monetizar conteúdoCrie e desenvolva um canal no Youtube

Estima-se que 86% das pessoas assistem a vídeos online no Brasil. Isso já é motivo de sobra para qualquer dos criadores de conteúdo dar atenção a este formato e seu potencial na geração de receita.

Atualmente, a principal forma dos usuários do Youtube monetizarem conteúdos reside na exibição de anúncios, assinaturas, produtos e serviços divulgados. Além disso, o Youtube pertence ao Google, e esse simples fato já ajuda os canais a aparecerem mais na web. Com técnicas de SEO, anteriormente mencionadas, você pode usar os vídeos dentro das páginas do seu site e gerar receita com as visualizações em ambos os lugares.


monetizar conteúdoInvista em email marketing

Por último, mas não menos importante, crie estratégias de conversão para cada etapa do seu funil de vendas com um bom email marketing. Essa ferramenta ainda é muito eficiente, desde que bem utilizada. É possível evidenciar produtos, promoções ou conteúdos, além de movimentar a sua base de leads que já se interessaram pelo seu negócio.

Engana-se quem pensa que essa tecnologia está ultrapassada ou acabará em breve. Segundo dados de pesquisas recentes, a previsão para 2025 é que o número de usuários chegue a 4,59 bilhões. Motivo de sobra para você investir em copywriting e estreitar o seu relacionamento com clientes.

Uma boa dica é usar a plataforma Dinamize para elaborar o seu planejamento e envio de mensagens, evitando os spams e reduzir as falhas. A monetização é um ótimo caminho, mas é preciso contar com uma parceria de qualidade para encontrar apoio.


E aí, gostou das dicas? Aqui na Dinamize, oferecemos soluções digitais eficientes para que você monetize seus conteúdos da melhor forma possível, com o máximo de desempenho. Basta entrar em contato com a gente que explicamos para você todo o nosso processo para gerar mais leads qualificados e assim fazer a sua empresa aumentar os resultados na internet.

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Carolina Mulero

Autora, redatora, publicitária, produtora de conteúdo. De tudo um pouco, mas sempre com o mesmo objetivo: trazer informações de maneira humana e orgânica, abordando temas diversos com leveza e é claro, com um toque de excentricidade.

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