A jornalista Laura Terra foi a responsável por conduzir o encontro de abril do Grupo de Gestão Empresarial do SEPRORGS, na última terça (23). O encontro, realizado no salão de eventos do SEPRORGS, teve como assunto a produção de conteúdo como uma estratégia de vendas.
Veja abaixo as principais dicas de Laura em sua apresentação, “Da escrita simples à máquina de vendas: como construir conteúdos vendedores“.
Os extremismos na copywriting
Em um primeiro momento, a associação entre escrita e vendas pode parecer difícil. Isso porque muitas empresas acabam utilizando esse recurso sem se preocupar com um ponto importante: o que a marca realmente pode oferecer.
De acordo com Laura, o objetivo da copywriting é utilizar uma narrativa que estimula o público-alvo a tomar uma decisão, sem cometer excessos. Um dos exemplos apresentados por ela no encontro foi o da empresa Empiricus. Para a jornalista, a chamada dos primeiros segundos foi essencial para estimular as pessoas a acompanharem o vídeo completo.
Como fazer copywriting em 6 passos
1 – A estrutura começa com uma Big Idea. Segundo Laura, essa ideia funciona como a base do conteúdo que será produzido;
2 – Títulos que envolvam o leitor. Isso vale tanto para blog posts quanto para vídeos, anúncios etc. Laura destaca que os títulos devem apontar benefícios, utilidade, urgência, entre outras características;
3 – Faça uma introdução direcionada, tendo como base na buyer persona que se deseja impactar. De acordo com o nível de consciência que o público possui sobre a necessidade de contar com os seus serviços; quanto mais ele está consciente, mais direta a abordagem e quanto menos consciente, mais indireta.
4 – Use gatilhos mentais que estimulem o subconsciente do público. Promover sensação de urgência, apresentar histórias de sucesso, especificar o resultado que pode ser obtido ao tomar a ação, entre outros, são exemplos de gatilhos.
Quer saber mais sobre como o subconsciente pode afetar o comportamento do consumidor? Veja essa conversa da Harvard Business School com Gerald Zaltman, um dos primeiros pesquisadores desse tema.
5 – Produza textos que sejam fáceis de serem lidos. Escolha sempre as palavras mais simples para apresentar os problemas que o seu negócio resolve. Quanto mais pessoas compreenderem a mensagem que você quer passar, mais chances sua marca terá de aumentar os seus seguidores e clientes.
6 – Ao planejar e escrever, pense em quem não confia em tudo que lê. “Por que eu preciso disso?” ou “quem é você para me ensinar?” são exemplos de questões que você precisa responder no conteúdo produzido. Busque dados que comprovem seus argumentos, passando credibilidade ao público.
A íntegra da apresentação está disponível na página do Facebook do SEPRORGS.
Sobre a palestrante
Laura Terra estudou jornalismo na Universidade Católica de Pelotas e Inglês na Strathfield College (Austrália). Atua como freelancer e investidora.