Como segmentar seu público

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como segmentar o seu público

Porque fazer segmentação de contatos

Saber como segmentar o público ajuda você a mensurar o nível de engajamento dos contatos e de que forma eles interagem com as ações de marketing. Além disso, a segmentação de contatos ajuda a identificar o público menos engajado, o que ajuda você a criar ações de reengajamento.

Chegou a hora de saber como segmentar seu público de forma simples, utilizando a nossa plataforma de automação de marketing.


Qual a importância de segmentar seu público

Sabia que você pode aumentar os seus resultados em até 7000% segmentando sua base?


Mesmo assim, muitas pessoas se deixam levar por mitos como comprar listas de email, envios para toda a base de contatos etc. Enviar mensagens para um grande número de pessoas não é sinônimo de sucesso.

A segmentação de contatos pode ter base em interações de determinados contatos, ou então partir de dados cadastrais deles.

Veja alguns exemplos para saber como segmentar seu público

Como facilitar o processo de segmentação de contatos

Em dúvida sobre qual tipo de segmentação deseja fazer? A nossa plataforma possui modelos pré-definidos, baseados em segmentações que utilizadas com maior frequência.

Veja abaixo os filtros que podem ser criados e qual a finalidade de cada um deles.

engajados1)  Engajados:

O primeiro modelo de segmentação apresenta quais contatos interagem com os envios feitos por você.

Também é possível definir o período que deseja verificar e quais contatos participarão. É possível incluir nessa análise todos os contatos ou então um segmento específico do público.


visualizar um envio2) Visualizaram algum envio:

Você pode buscar por contatos que visualizaram qualquer um de seus envios, um determinado envio ou então uma campanha específica.

Também é possível analisar a visualização dentro de um determinado período. Assim, você identifica as pessoas mais engajadas com os envios de email marketing.

Ex.: contatos que visualizaram envios nos últimos 3 meses.


clicaram em um link3) Clicaram na URL:

Você sabe da importância de utilizar links em seus envios, certo? Neste modelo, pode verificar os contatos que clicaram em determinadas URL das suas peças de email marketing.

Essa é segmentação pode ser usada para enviar promoções de um produto específico, considerando a URL que o contato clicou. Ou seja: se o usuário clicar em uma URL sobre um tipo de produto, você pode enviar a ele mais detalhes sobre esses itens, descontos etc.


geolocalização4) Geolocalização:

Filtre contatos a partir de cidade ou estado deles. Dessa maneira, você consegue estabelecer uma comunicação personalizada, a partir das informações que você possui sobre o público.

Explore detalhes como clima da cidade, forma como as pessoas se comunicam, entre outros. Esse tipo de segmentação também é útil para divulgar eventos presenciais.

Ex.: Cidade > igual a > São Paulo


gênero5) Sexo:

A partir do gênero que está cadastrado na ferramenta. Com isso, podem ser realizados envios destinado para um gênero específico. Caso sua empresa divisões de produtos por masculino ou feminino, por exemplo, essa segmentação é para você.


cadastro6) Informações do cadastro:

Selecione pessoas com algum dado específico em comum, como área de atividade da empresa, cargo e outros. Segmentações desse tipo podem ajudar a criar conteúdo relevante para os leads.

Em relação aos seus clientes, por exemplo, saber quais tipos de produtos eles adquiriram anteriormente é uma opção. Com esses detalhes, você pode oferecer conteúdo sobre o item que foi comprado, apresentar as novidades da loja e muito mais.


 

últimos contatos cadastrados7) Últimos contatos cadastrados:

Segmente seus contatos a partir dos últimos arquivos com contatos que você inseriu na nossa plataforma. As importações de contatos podem ser feitas de forma pontual ou então de forma recorrente.

Este tipo de segmentação permite a criação de envios para apresentar sua empresa, quais os canais de interação disponíveis, entre outras informações.


comece do zero

Comece do zero

Crie uma segmentação totalmente personalizada, combinando dados do cadastro com o comportamento de seus contatos.

Que tal algumas sugestões de como segmentar seu público? Veja abaixo!


score dos contatosA partir do Score dos contatos:

No Dinamize Automation, você pode definir uma pontuação para os contatos, como uma forma de identificar quais deles são mais engajados. Dessa forma, você consegue saber quais deles estão mais próximos de se tornarem clientes.

Basta indicar quais interações serão analisadas e quantos pontos o contato ganha ao fazer essas ações.

configurar score



area de interesseÁrea de interesse do contato:

Os dados obtidos através de formulários de cadastro permitem a identificação das preferências dos usuários. Esses dados servem como ponto de partida para segmentar seu público.

Para começar, crie um campo na lista de contatos. O campo em questão é referente à área de interesse dos contatos.

Importante: a nossa plataforma permite a criação de diversos tipos de campos, cada um para uma finalidade diferente. O campo a ser criado aqui é do tipo “Lista de valores múltiplos”, para que possa inserir mais de uma área de interesse por contato.

Acompanhe o exemplo abaixo:

Como segmentar o público de acordo com a área de interesse

O filtro vai incluir contatos que têm “Esporte” como área de interesse. Feito isso, o próximo passo é criar ações relacionadas ao assunto.

A partir do momento que você sabe as áreas ou produtos que interessam os contatos, criar conteúdo relevante para eles deixa de ser algo complexo.


Segmente os contatos de acordo com os formulários preenchidos por eles.Conversão por formulários:

Este exemplo identifica os contatos que preencheram formulários de cadastro. A produção de conteúdo varia de acordo com o objetivo de seu formulário.

Se o formulário foi criado para promover um treinamento, por exemplo, o primeiro envio para quem se cadastrou pode ter mais detalhes sobre ele. Você pode informar dados como horário do evento, link de acesso, entre outras informações.

Antes de mais nada, acesse a plataforma da Dinamize e adicione a regra “Converteram”. Posteriormente, indique qual formulário será considerado.

Segmentar o público tendo como base os formulários preenchidos.


Acompanhando o engajamento do público

Verifique o engajamento dos leads e clientes sempre que possível. Com isso, você mantém sua comunicação de acordo com as necessidades do público.

Assim, as chances de vender mais e recuperar a confiança de contatos menos engajados aumentam!


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Escrito por Eduardo Brum
Formatado por Tamiris Arias


Fontes:
//www.dinamize.com.br/blog/7-coisas-que-voce-precisa-para-criar-a-sua-lista-de-emails/
https://www.emailmonday.com/smart-email-marketing-segmentation-the-art-of
https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/sem-comprar-listas-como-ampliar-minha-base-de-contatos/
//www.dinamize.com.br/blog/5-aplicacoes-praticas-de-personalizacao-e-conteudo-dinamico-em-e-mail-marketing/

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