5 passos para nutrir o relacionamento com o seu cliente

régua de comunicaçãoProduzir conteúdo de qualidade é importante, mas no atual contexto de verdadeira “guerra” pela atenção do público, o relacionamento torna-se peça ainda mais essencial. E uma das melhores armas para o sucesso é a régua de comunicação.

Criar e manter uma régua de comunicação (ou régua de relacionamento, como você pode encontrar em alguns lugares) contribui de maneira substancial para a fidelização e retenção do público. E esse processo resulta em sucesso e aumento de lucros.

Você vai entender os conceitos que permeiam a régua de comunicação, bem como seus benefícios e, por fim, compartilharemos um passo a passo para desenvolver e implantar essa ferramenta. Acompanhe!


régua de comunicaçãoO que é régua de comunicação?

Régua de comunicação e funil de vendas (ou jornada de compra) são conceitos que andam de mãos dadas e podem variar de definição, a depender do interlocutor. Para nosso desespero, a grande maioria das respostas estão certas.

Apesar disso, existem pontos em comum que você já deve ter percebido. Trata-se de um processo em que o cliente é impactado com diferentes estímulos e interações, até que se torne um misto de comprador e promotor de um produto ou serviço.

De forma ainda mais específica, a régua de comunicação contém uma série de ações que, ordenadas, conduzem o cliente através de uma jornada de conhecimento, encantamento, conversão e compra.

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régua de comunicaçãoBenefícios da régua de comunicação

Uma estratégia que contenha uma régua de comunicação bem desenvolvida traz benefícios importantes para sua marca. Confira então alguns deles:

Maior engajamento

Uma boa régua de comunicação entrega conteúdo e interage com o público-alvo sempre de forma relevante e no momento certo, tornando o engajamento uma consequência do bom relacionamento com o cliente.

Contatos bem classificados

Cada etapa da régua de comunicação corresponde a um “momento” do cliente em sua jornada de conhecimento do produto e envolvimento com a marca. Assim, é possível saber em que momento cada consumidor se encontra, de acordo com critérios que fazem sentido para o processo de vendas.

Guia completo da Segmentação de Contatos

Diferentes formas de segmentar seu público.

Ótima experiência de compra

O foco da estratégia é o cliente — seus desejos, anseios e necessidades inclusos, em cada uma das etapas da régua. Com seus problemas e dúvidas resolvidos, o resultado é uma experiência de compra memorável.

Recuperação e fidelização

A jornada do cliente prevê também ações especiais para recuperação de contatos que não deram continuidade ao processo de compra, bem como para garantir que os que já compraram o façam novamente.


régua de comunicaçãoDiferentes momentos em que sua régua pode ajudar o relacionamento

Já mencionamos aqui que os clientes passam por “momentos” na jornada de conhecimento e compra. É importante frisar aqui, aliás, que esses momentos não são estanques, nem sua sequência e ou em qual deles o consumidor entra.

Veja a seguir alguns exemplos de momentos em que sua estratégia de régua pode atuar com eficiência no relacionamento e na condução dos clientes pela jornada.

O primeiro contato

Após o “marco zero” da régua, que é geralmente um cadastro enviado por um formulário, uma comunicação de boas-vindas causa sempre uma boa primeira impressão. Evite emails “sem vida” — se possível, presenteie seu novo contato com algo, nem que seja um link para um artigo relevante.

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Inatividade

Quando o contato fica muito tempo sem passar por nenhum dos canais monitorados, é importante ativar os poderes da régua e mandar uma mensagem. Mas calma! Seja cordial, procure entender os motivos do sumiço e ofereça uma boa oportunidade para o retorno.

Produtos no carrinho sem fechar a compra

É muito comum que as pessoas selecionem produtos e coloquem no carrinho para apenas depois pensar se vão mesmo comprar. É nesse momento que a régua pode prever uma comunicação qualificada sobre os benefícios da compra do produto abandonado e estimular uma decisão positiva!

Saiba como criar um email de carrinho abandonado.

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Datas especiais

As pessoas estão sempre indecisas sobre como proceder, nas datas comemorativas, em relação às suas compras (dia das mães, dos pais, dos namorados). Uma boa comunicação por email marketing, por exemplo, oferecendo benefícios exclusivos, pode ajudar nessa decisão!

Cobrança

O contato com o cliente pode ir além do pós-venda, tomando medidas preventivas ou de recuperação de crédito no momento da cobrança. Nesse ponto, é importante ter uma comunicação própria para isso, a qual chamamos de régua de cobrança.


régua de comunicaçãoPasso a passo para montar sua régua de comunicação

1 – Entender quem é o seu público

Conforme já destacamos, o foco da estratégia é sempre o cliente. Portanto, é imprescindível que você o conheça bem, geralmente por meio da construção de uma persona.

2 – Definir os momentos e etapas-chave da régua

Abordamos também alguns momentos importantes, mas cada negócio pode e deve ter o seu próprio conjunto de etapas para ações de comunicação, de acordo com as particularidades do serviço ou produto e das características da persona.

3 – Criar o conteúdo

Este é o momento de desenvolver tudo aquilo que vai para o contato direto com o cliente. Blog posts, vídeos, textos de email marketing, de boas-vindas, uma boa copy, entre muitas outras possibilidades.

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4 – Medir resultados

Uma vez que o sistema da régua de comunicação esteja operando, já se faz necessário medir os resultados. Dados importantes: quem entra, por onde entra, como interage, por onde sai, quem compra, dentre outras possibilidades.

5 – Fazer a manutenção do banco de contatos

Pode parecer bobagem, mas manter o banco de dados de clientes “higienizado” é algo muito importante. No caso, “higienizar” se refere a procedimentos como adequar, padronizar e classificar os tipos de dados, além de remover duplicidades.


régua de comunicaçãoCanais de comunicação que podem ser utilizados

Existe hoje uma grande variedade de canais de comunicação que podem ser utilizados na sua régua, como por exemplo:

  • Fluxo de emails: comunicações com base em dados cadastrais ou interação dos usuários;
  • SMS: anúncios, novos produtos e comunicações de sistema;
  • WhatsApp: dúvidas, suporte e fechamento de compras;
  • Telegram: conteúdo exclusivo, anúncios e promoções;
  • Direct Messages (redes sociais): atendimento aos consumidores e anúncios.

Importante destacar aqui que os canais e tipos de comunicação que elencamos são apenas exemplos e não se encerram nestes casos.

Cada empresa, produto ou serviço pode apresentar particularidades que demandem ações diferenciadas, em canais de marketing específicos.

Falando em comunicação e mensagens, e para fechar o artigo com aquele “plus”: que tal conferir estes 14 modelos de mensagens para relacionamento com clientes? Com certeza vão te ajudar muito em sua régua de comunicação!

Veja também: Email com o produto visitado: veja como aumentar as vendas no seu e-commerce!

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