6 canais de marketing que não podem ficar de fora da sua estratégia

canais de marketing

A jornada pelo mundo do empreendedorismo é complexa. Estratégias de branding, criação de produtos e marketing são apenas algumas das variáveis que influenciam no sucesso da sua empresa. E um fator muito importante, além desses, é determinar o caminho pelo qual o seu produto vai percorrer até chegar no cliente.

Esse caminho chama-se canal de marketing. E talvez você não esteja muito familiarizado com esse conceito, mas com certeza ele faz parte da sua rotina empreendedora. Afinal, sem um canal bem estabelecido, seu produto não chegará no seu cliente. E aí, suas vendas vão pro fundo do poço.

Nas próximas linhas, nós vamos falar sobre os principais canais de marketing que precisam estar presentes na sua estratégia de marketing digital. Você vai ler sobre:

  • O que são canais de marketing?
  • Os 3 tipos de canais de marketing;
  • 4 canai de marketing que você precisa usar na sua comunicação.

Vem com a gente!


O que são canais de marketing?

Canais de marketing são os caminhos que você usa para fazer o seu produto ou serviço chegar até o seu cliente. Ele vai desde a manufatura até chegar no consumidor final. Portanto, tudo aquilo que se envolve no processo de distribuição do produto faz parte de um canal de marketing.

Contudo, os canais de marketing vão muito além de apenas fazer o produto chegar em seu destino final. É através deles que as empresas tentam se destacar entre seus concorrentes. No marketing digital, por exemplo, os canais são um meio de tráfego que transformam prospects em clientes.

Sem os canais de marketing, você não consegue promover sua marca, criar relacionamento com clientes e nem vender seu produto. Então, a importância desse recurso já ficou óbvia, não é?


canais de marketingOs 3 tipos de canais de marketing

Os tipos de canais de marketing podem ser divididos em 3: a venda direta, a venda por intermediários e a venda de distribuição dual. Cada um deles possui características específicas que podem se adequar mais ou menos à sua empresa. Tudo vai depender da sua verba, das necessidades dos seus clientes e outros fatores.

Veja mais sobre essas 3 opções em detalhes:

Venda direta

A venda direta é um canal de venda feito diretamente entre fabricante ou vendedor e consumidor. É o caso de pequenas empresas e produtores independentes que ainda não possuem várias lojas físicas.

É muito comum esse tipo de venda se dar em feiras, eventos ou de porta em porta. A vantagem desse tipo de canal de marketing é que ele permite uma interação mais pessoal entre a marca e o cliente, gerando assim uma experiência mais personalizada.

Venda por intermediário

Essas vendas são realizadas por agentes intermediários e também são conhecidas como vendas indiretas. Nesse canal, não há qualquer tipo de interação entre fabricante e consumidor final.

Alguns exemplos que se encaixam aqui são as vendas no varejo, no atacado, em alguns ecommerces ou através de distribuidoras e revendedoras. Quando você vai no supermercado ou em lojas físicas, você é atendido por lojistas e vendedores que não são, na verdade, os produtores do produto que você está comprando.

Esse tipo de venda pode valer a pena se você for um produtor de doces que não quer investir em loja própria, por exemplo. Portanto, o seu orçamento de marketing será mais enxuto e você contará com uma variedade de pessoas e locais que vão distribuir seu produto, facilitando a aquisição dele.

Venda de distribuição dual

No canal de distribuição dual, o processo de vendas ocorre tanto por meio de intermediários quanto diretamente. Muitas empresas decidem fazer a venda diretamente e ao mesmo tempo expandir seus produtos para revendedores.

Essa opção é a ideal para empresas de grande porte que já têm um faturamento alto e que podem investir nos dois canais.


6 canais de marketing que você precisa usar na sua comunicação

canais de marketing

Agora, vamos te apresentar alguns canais de marketing digital que são essenciais para que o cliente chegue até seu site ou página na internet. Sem eles, a sua estratégia de divulgação e distribuição correrá o risco de se tornar ineficaz. Vamos então à lista!

1. Redes Sociais

As redes sociais não podem ficar de fora, é claro. O foco dessas plataformas não é vender, mas se conectar com as pessoas. Para criar um relacionamento profundo, você precisa estar presente em alguma rede social.

Nas redes sociais, as empresas criam conteúdo gratuito e relevante para ajudar seus clientes. É assim que elas geram valor para as pessoas: aquecendo seus leads com bom conteúdo para depois oferecer seus produtos. E, sem dúvida, mantendo uma presença forte de marca ali dentro.

A vantagem das redes sociais é que elas potencializam o poder do marketing boca a boca. Cada vez mais, vemos as pessoas compartilharem os produtos que adquiriram, o que ajuda a despertar o interesse de outros possíveis compradores.

2. Email marketing

O email marketing é um dos canais mais antigos no marketing digital e, por isso, muita gente acredita que não vale a pena investir nessa estratégia. Contudo, estão muito enganados. Esse canal possibilita o estreitamento de um relacionamento mais sólido com seus clientes. Além disso, ele é uma ótima maneira de fazer nutrição de leads.

Sempre que um consumidor concede o email dele pra você, ele está te dando permissão para o início de um relacionamento. Através de campanhas automatizadas, por exemplo, você pode personalizar seus emails e entregar conteúdos que se adequem à preferência do cliente.

Quer aprender mais sobre começar no email marketing?
Criamos um guia completo sobre Email Marketing para você saber tudo sobre esse recurso

3. Busca orgânica

O tráfego orgânico acontece toda a vez que um usuário acessa sua página através de um mecanismo de busca, como o Google. Os buscadores se tornaram grandes players dentro do marketing digital e, sem eles, a sua estratégia estará incompleta.

Portanto, colocar técnicas de SEO em prática para que seu site tenha um bom posicionamento no Google é necessário. Segundo pesquisas, 3,8 milhões de buscas são realizadas no Google a cada minuto. Por isso você precisa aproveitar essa oportunidade para destacar o seu negócio!

4. Mídia Paga

Apesar do tráfego orgânico e do marketing de conteúdo serem extremamente importantes para sua estratégia, se limitar a somente isso pode acabar prejudicando o seu negócio. Assim, é importante que você também faça campanhas de mídia paga.

E isso se aplica principalmente se o seu negócio ainda não possui autoridade, nem reconhecimento de marca. Uma empresa que está iniciando dificilmente vai conseguir se posicionar no primeiro lugar do Google ou então conquistar 10.000 seguidores da noite para o dia.

Esses são alguns exemplos de canais de mídia paga digital:

E aí, esse conteúdo foi útil? Então, leia também:
O que é marketing de guerrilha? Definição, Dicas e Exemplos

Inbound Marketing no e-commerce: saiba como atrair e converter clientes

Email com o produto visitado: veja como aumentar as vendas no seu e-commerce!

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: