Carrinho abandonado: como criar um email de carrinho abandonado que converte

Por Automação de Marketing, Capa, CRM e Vendas, Dicas, Dicas do Dinamize Automation, Dicas do Dinamize Mail, Email Marketing, Marketing Digital

email de carrinho abandonado

email de carrinho abandonadoSegundo pesquisas, 75% das pessoas abandonam o carrinho em lojas virtuais. Aliás, as estatísticas também afirmam que 3 de 4 pessoas que adicionam algum item no carrinho saem da página sem realizar a compra. Essa notícia pode ser ruim, mas existem maneiras de contornar este cenário.

Enviar um email de carrinho abandonado é uma alternativa eficiente para fazer as pessoas retornarem ao site e comprar. Enquanto as taxas de abertura de email convencional giram em torno dos 15%, as de email de carrinho abandonado disparam para os 45%.

Portanto, vamos compartilhar algumas dicas para você criar as melhores estratégias de email de recuperação de carrinho. Então, continue lendo para saber:

  • O que é um email de carrinho abandonado;
  • Por que as pessoas podem estar abandonando o meu carrinho;
  • 5 estratégias que você deve usar em um email de carrinho abandonado.

Acompanhe!


O que é um email de carrinho abandonado?O que é um email de carrinho abandonado?

Um email de carrinho abandonado é uma mensagem de follow up, enviada para alguém que sai de um website sem realizar a compra de seus itens do carrinho. Essas pessoas são potenciais clientes que estão muito próximas da etapa de conversão do funil de vendas, então, elas possuem uma alta chance de serem impactadas por ações de marketing.

No geral, esses emails recuperam 10% dos lucros perdidos. Uma de suas grandes vantagens é o fato de que são mensagens automatizadas, ou seja, você não precisa se preocupar em enviar esses emails o tempo inteiro. Para isso, basta configurá-los com um software de automação de marketing.

Ao automatizar suas campanhas, você envia uma série de emails que chegam em momentos estratégicos na caixa de entrada de seus clientes. Tudo isso é feito graças às possibilidades do remarketing.


Por que as pessoas podem estar abandonando o meu carrinho?Por que as pessoas podem estar abandonando o meu carrinho?

Antes de falarmos sobre estratégias de email marketing, é importante analisar a experiência de compra dentro do seu ecommerce. Afinal, não adianta enviar esses emails se você não aprimora o seu site para que esses abandonos de carrinho não aconteçam com tanta frequência.

Portanto, para saber exatamente o que afeta o seu site e a jornada de compras do consumidor, faça as seguintes ações:

  • Use o Google Analytics: integre essa ferramenta com o seu ecommerce e explore a jornada do cliente, através dos relatórios que ela disponibiliza;
  • Pesquise: envie uma pesquisa de opinião para os clientes, perguntando sobre a experiência com o checkout e as expectativas com o produto;
  • Heat Maps e Click Maps: use essa ferramenta para rastrear os cliques do seu cliente e, dessa forma, entender o comportamento de navegação no site da marca.
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Principais motivos de abandono de carrinho de comprasPrincipais motivos de abandono de carrinho de compras

Geralmente se pensa que a principal causa da desistência é a mera indecisão, mas esse fator é, na verdade, o terceiro. Segundo uma pesquisa da Business Insider, o frete é o motivo que mais influencia a decisão dos consumidores:

motivos de abandono de carrinho


Como evitar que as pessoas abandonem meu carrinho?Como evitar que as pessoas abandonem meu carrinho?

Com essas primeiras medidas, você identifica os problemas na sua loja virtual. Veja então uma lista de motivos pelos quais as pessoas podem estar abandonando o seu carrinho e como você pode resolver isso:

  • Custos extras: seus clientes podem desistir de comprar devido ao valor do frete e de outras taxas. Por isso, explore caminhos alternativos para reduzir esses custos e melhorar a experiência de compra;
  • Processo de checkout muito longo: tente reduzir as etapas de checkout do cliente;
  • Custos totais não aparecem: é muito importante disponibilizar o valor total das compras em todas as etapas do checkout;
  • Falta de confiança no site: mostre suas credenciais de segurança. Boa parte dos compradores desiste de comprar de um site online devido ao medo de fraude e de uso indevido dos seus dados;
  • Erros do site: pode ser que sua página esteja com problemas técnicos, por isso, tenha uma manutenção recorrente;
  • Falta de opções de pagamento: procure incluir o máximo de opções possíveis, como por exemplo cartão de crédito, boleto, PayPal e outros;
  • Prazo de entrega demorado: revise os prazos para que a experiência do consumidor seja mais satisfatória;
  • Política de retorno ruim: busque ter uma política de retorno generosa que leve em consideração as necessidades do consumidor.

Leia também: Inbound Marketing no e-commerce: saiba como atrair e converter clientes


Como recuperar os carrinhos de compra abandonados?Como recuperar os carrinhos de compra abandonados?

Existem várias técnicas que você pode e deve utilizar para reversão do cliente em potencial, mas vamos comentar aqui algumas que são muito boas e você pode usar através do email marketing:

Email de carrinho abandonado

O email de carrinho abandonado é uma ótima maneira de recuperar e resolver essa situação de abandono de compras no site. Segundo a Business Insider, emails enviados em até 3 horas após um consumidor abandonar um carrinho têm uma taxa de abertura de 40% e um CTR de 20%. Significa uma taxa de até 20% de reversão.

Imagine fazer uma automação que envia automaticamente o e-mail de carrinho abandonado para os contatos que deixaram no carrinho seus produtos? Você pode trazer os usuários exatamente ao ponto que pararam, para que finalizem a compra e aumentem a sua taxa de conversão.

Behavioral Targeting

Outra maneira de trazer os compradores de volta para o site, é através de campanhas de email com descontos nos produtos, ou na categoria de produtos que o usuário estava buscando no seu e-commerce recentemente. Além disso, a partir do caminho que ele percorreu em seu site, você pode gerar novos leads a partir dos pontos de estagnação do seu funil de vendas!

A pesquisa da VWO sobre e-commerce mostrou que 72% das pessoas com idade entre 25 e 34 anos, estiveram mais propensas a comprar um produto nessa situação.

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5 estratégias que você deve usar em um email de carrinho abandonado5 estratégias que você deve usar em um email de carrinho abandonado

Bom, vamos para a próxima etapa: as nossas 5 dicas criar campanhas de email marketing incríveis que vão recuperar as conversões. Continue lendo abaixo!

1. Use técnicas de copy criativa

Pra chamar a atenção do consumidor, seja direto, mas também criativo. Nada de usar uma linguagem agressiva demais: humanize a sua copy e utilize termos que fazem parte da sua construção de marca.

3 pontos que você deve incluir na sua copy de email de carrinho abandonado:

  • O cliente gostou do produto o suficiente para colocá-lo no carrinho;
  • Ele esqueceu ou deixou o produto ali sem comprar;
  • Ele deve retornar para completar o checkout.

Inclua um CTA bem chamativo no email que direcione o cliente para o checkout.

2. Mostre o produto

Dê um bom destaque para o produto, colocando uma imagem chamativa no email. Afinal, talvez a pessoa não lembre qual item ficou abandonado no carrinho e, se você não esclarecer isso, vai deixá-la confusa.

3. Crie um senso de urgência

Gatilhos mentais também incentivam as pessoas a realizar a compra. Portanto, avise o cliente que o produto estará disponível por tempo limitado (se for o caso) ou então coloque uma contagem regressiva para a reserva do produto no carrinho. Você também pode mencionar quantos itens restam em estoque.

4. Ofereça outras sugestões

Muitas vezes, o cliente não está mais interessado naquele produto que colocou no carrinho, mas isso não significa que ele não possa se interessar por outros itens. Por isso, não deixe de mostrar uma sugestão ou recomendação de produtos similares no seu email de carrinho abandonado.

Você pode fazer isso através de ferramentas de marketing preditivo.

5. Quebre objeções

Talvez o cliente tenha desistido de comprar o produto porque alguma dúvida ainda está em sua cabeça. Sendo assim, a sua campanha de email de carrinho abandonado é uma ótima oportunidade para quebrar as objeções dele.

Para escrever um texto que convença o cliente, faça uma pesquisa de mercado. Desse modo, você consegue entender as preocupações da sua persona. Se você já tem uma área de FAQ no seu site, pode utilizá-la para te ajudar nessa etapa.

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Exemplos de email de abandono de carrinhoExemplos de email de abandono de carrinho

Precisando de uma inspiração? Deixamos abaixo alguns exemplos de emails de carrinho abandonado para você crie o seu:

Carrinho abandonado da marca Asics

email carrinho abandonado asics

Email de Carrinho abandonado da marca de roupas Jack Wills

email carrinho abandonado exemplo

 

Carrinho abandonado da Adidas

email carrinho abandonado adidas


Dicas BônusDicas Bônus

Agora que você já pegou algumas inspirações nos emails acima, que tal algumas dicas bônus para arrasar na recuperação de suas vendas? Então, para aumentar suas vendas através do email de recuperação de carrinho abandonado siga as seguintes dicas:

  • Faça um contato rápido. O primeiro email deve ser enviado algumas horas depois da ação de abandono de compra (no máximo 24 horas após);
  • Link para finalizar a compra deve ser o principal call-to-action (botão) de seu email;
  • Checkout facilitado: não faça o cliente passar por todos os passos de compra novamente, quanto menor o processo até a finalização, melhores resultados (Exemplo: Informe ao cliente que em 2 cliques/passos ele terá o produto);
  • Sempre inclua a imagens do produto;
  • Faça chamadas no email para colocar o produto na “Lista de desejos” de sua loja, caso ele não queira proceder com a compra;
  • Coloque fotos e links de produtos similares, mas não em destaque para não desviar a atenção;
  • Não dê desconto nos primeiros envios de abandono de carrinho;

email de carrinho abandonadoConclusão

Abandono de carrinho é dinheiro jogado fora, um potencial de lucro latente, esperando uma nova abordagem. A boa notícia é que as medidas para diminuir essas ocorrências são bem simples.

Dê aos clientes informações objetivas nos termos de compra. Assim você não só vai reduzir a taxa de abandono de carrinho, mas também vai demonstrar transparência e confiabilidade. Isso ajuda a reter clientes no funil de vendas.

Ofereça frete grátis se você puder e não esqueça da automação de email enviando a mensagem de forma automática para não perder o timing perfeito. As ferramentas de automação de marketing e email marketing da Dinamize oferecem o recurso de automações, para que você possa montar rotinas de forma muito ágil, como por exemplo:

Conquiste os clientes que são pesquisadores de preço através de mecanismos de urgência, descontos por tempo limitado e exclusivos. Além disso, lembre-se também de qualificar a experiência de usuário e, para não forçar seus visitantes a criar uma conta, ofereça diversas opções de pagamento.

Portanto, você pode transformar o abandono do carrinho de compras em uma grande oportunidade para gerar uma maior conversão e aumentar a receita de seu negócio!

Mas e aí, curtiu o conteúdo? Então, leia também:

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Referências:

Really Good Emails

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