Entre as diversas formas de captar contatos para a sua base, o Facebook disponibiliza a funcionalidade de criação de públicos específicos que receberão seus anúncios.
Para criar esses públicos, podem ser definidos parâmetros para que os anúncios sejam direcionados para pessoas que possam mostrar interesse em seu produto ou empresa.
Além das diversas maneiras de captação, existem também tipos de públicos diferentes que podem ser gerados. Saiba mais sobre essa funcionalidade neste post:
Públicos personalizados
Existem várias formas de criar seu público personalizado no Facebook:
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- Lista de clientes
A primeira etapa na criação desses públicos personalizados é construir a sua lista de contatos. Para fazer isso, você pode criar landing pages ou então formulários que sejam integrados com o seu site.
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A lista de contatos pode ser enviada ou importada, desde que esteja codificada em Hash. Os dados codificados são utilizados para relacionar os contatos da lista com suas respectivas contas no Facebook, Instagram e Audience Network. Funcionará também como base para outros tipos de verificações.
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- Contatos que acessaram seu website
Você também tem a oportunidade de verificar o número de conversões em websites, com o auxílio de um pixel de conversão. Esse pixel permite o acompanhamento de contatos que tenham efetuado alguma compra em seu site ou então quantos leads foram atraídos a partir de anúncios realizados no Facebook.
Além dessas verificações, é possível realizar uma ação de remarketing para aqueles que buscam por um produto X, mas não efetivam a compra. Pode buscar usuários que estiveram em seu site em um período de, no máximo, 180 dias.
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- Atividade Offline
Após interações com seus anúncios no Facebook, você pode verificar quando ocorrem operações envolvendo loja física e outros canais offline, através dos recursos de medição de conversões offline que o Facebook disponibiliza.
Saiba mais na Central de Ajuda do Facebook
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- A partir da interações anteriores
Este tipo de público é definido a partir da forma de interação com seu conteúdo no Facebook ou Instagram. Podem ser verificadas interações em vídeos, formulários, experiência em tela cheia, página do facebook, perfil comercial do Instagram ou eventos organizados pela sua página.
Após selecionar a opção desejada, é criada uma lista de pessoas que se encaixem no que for definido.
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- Eventos do aplicativo
Adicionar algum produto ao carrinho ou alcançar uma nova etapa em um jogo são dois exemplos de Eventos do aplicativo. O Facebook Analytics apresenta 14 eventos predefinidos, mas também podem ser inseridos outros tipos de eventos, baseando-se em sua preferência.
- Finalização de pagamento iniciada
- Comprado
- Classificado
- Pesquisado
- Créditos gastos
- Conquista desbloqueada
- Conteúdo visualizado
- Nível alcançado
- Aplicativo iniciado
- Informação de pagamento adicionada
- Adicionado ao carrinho
- Adicionado à lista de desejos
- Cadastro concluído
- Tutorial concluído
Fonte: Facebook para empresas
- Integração de eventos do aplicativo com SDK do Facebook
Utilizando o SDK (Software Development Kit) do Facebook, é possível obter informações como quem instalou o seu aplicativo, qual a frequência de ativação dele e por quanto tempo utilizam o aplicativo. Com o Analytics do Facebook, também podem ser obtidas informações demográficas.
Para mais informações, verifique a documentação disponibilizada pelo Facebook.
Públicos Semelhantes
Para o Público Semelhante é necessário usar como base a lista inserida em seu Público Personalizado. A partir das informações dos contatos dela, o Facebook busca contatos que tenham interesses similares aos localizados em sua listagem.
A recomendação da rede social é que se utilize uma quantia de 1.000 até, no máximo, 50.000 contatos do público de origem (Personalizado). Esses clientes em potencial podem ser encontrados a partir das páginas que eles curtem, sites ou até produtos específicos que acessaram.
Nesta opção, serão incluídos apenas usuários dos países definidos na criação do público. Ao menos 100 pessoas, de um único país, devem ser inseridas para que o Facebook possa tomá-los como base.
Não há uma obrigatoriedade em usar o mesmo país da lista de origem ao elaborar seu Público Semelhante. Você pode, por exemplo, usar os parâmetros de sua base de contatos do Brasil para atrair usuários da Argentina, desde que possuam atributos equivalentes. Usando um público de origem, você pode inserir até 500 Públicos Semelhantes.
É possível direcionar seus anúncios para mais de um público. Dessa forma, aqueles que se encaixarem no perfil selecionado terão acesso ao seu anúncio, independente de estarem em mais de um público.
Através da criação desses públicos, você direciona seus anúncios para pessoas que possuam algum tipo de conexão com o seu negócio. Assim, você não perde tempo anunciando para quem não tem interesse no material divulgado.
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Referências:
About Reaching New Audiences | Facebook Business Help Center
Big Changes to Facebook Custom Audiences: What You Need to Know | WordStream
How to Use Facebook Lookalike Audiences With Custom Audiences : Social Media Examiner