Como alavancar suas vendas utilizando envios de SMS

sms para vender maisObter bons resultados e vendas utilizando envios de SMS demanda um bom planejamento estratégico para preparação do público ideal e uma estratégia de conteúdo que seja objetiva e ao mesmo tempo com um call-to-action eficaz e que chame a atenção para o objetivo desta ação.

Por isso, reunimos algumas dicas de como preparar uma campanha e informações que serão relevantes para implementar estas ações e como gerar relatórios com as principais métricas geradas através do SMS marketing.


Como utilizar SMS para converter mais vendasconverter sms em vendas

Muitas são as ações que você pode realizar através do SMS para obter novas vendas, ou até mesmo como canal de comunicação em massa com leads e clientes. Portanto, tenha em mente as dicas a seguir para utilizar o SMS em sua estratégia de vendas:

Obtenha autorização para o envio de mensagens

É muito importante que seus leads permitam receber comunicações por este canal. Além de tornar a sua estratégia e ações mais efetivas, é mais seguro quanto a possíveis penalidades por parte das operadoras.

Poderão ser utilizados recursos como formulários online, divulgados através de landing pages, pop-ups ou até mesmo após o envio do SMS, solicitar uma resposta confirmando a autorização.

Defina a sua estratégia e escolha o que será enviado via SMS

O SMS é uma forma de comunicação mais direta e pessoal e por este motivo deve-se selecionar quais tipos de comunicados serão mais efetivos para este canal, como por exemplo: avisos e informações importantes para o lead, comunicados de curta duração que precisam ser absorvidos de imediato e informações específicas ao que foi autorizado previamente.

Use estratégias de automação de marketing para tornar o SMS mais eficiente

Entre as diversas formas de marketing digital, o SMS é o que mais depende de uma boa estratégia de automação de marketing para funcionar. Utilizar envios de mensagens de SMS nas réguas de comunicação, torna a sua comunicação mais sólida potencializando os resultados.


Dicas de conteúdo para envios de SMSdicas conteudo sms

Por ser um canal mais objetivo de comunicação e que possui um limite bem definido de caracteres, a forma como o conteúdo será colocado é muito importante, uma vez que precisaremos impactar gerando interesse no seu objetivo.

Seguem abaixo algumas dicas para elaborar uma boa estratégia de conteúdo para este tipo de mensagem:

Seja objetivo e correto

A objetividade torna o SMS eficiente, por isso vá direto ao ponto permitindo que o contato compreenda o que deseja comunicar. Porém, cuidado ao utilizar a linguagem mais adequada, pois dependendo do seu público, utilizar abreviações como “vc”, “tb” podem não ser bem aceitas gerando perda de confiabilidade na sua marca.

Utilize palavras-chave

Uma palavra-chave bem adequada comunica muito mais sobre a sua campanha que uma frase inteira sem objetividade. Por isso, procure utilizar palavras das suas estratégias de SEO utilizando aquelas mais favoráveis à identificação imediata da sua marca.

Por exemplo: Envie “POPCORN” para receber nossas promoções semanais!

Estimule o engajamento

Mensagens com número de telefone ou links que direcionam para o site da empresa aumenta bastante a possibilidade de engajamento com a sua campanha.


Boas-práticas para envios de SMSboas práticas envios sms

Assim como nos envios de email marketing, a comunicação a partir do envio de SMS para ter uma melhor efetividade também é necessário seguir algumas boas-práticas. Por isso, algumas dicas:

Segmente seu público

Como em qualquer estratégia de marketing, é preciso definir com precisão o tipo de público que deseja alcançar. Ter conhecimento e utilizar informações de comportamento dos contatos com as suas comunicações garantirá melhores resultados para conversão das ações de envios de SMS.

Só realize envios com autorização

Além de intrusivo, fazer envios sem autorização poderão desgastar a imagem da sua marca além da possibilidade de acarretar problemas legais. Por isso é essencial que se tenha esse cuidado.

Ofereça a opção de opt-out

Esta é uma das boas-práticas exigidas pelas operadoras de telefonia, para que os usuários não tenham seus direitos violados. Além de que, proporcionar este poder de decisão torna a sua imagem muito mais amigável e confiável.

Atenção aos dias e horários permitidos

Atente-se aos dias e horários em que são permitidos envios de SMS – as mensagens só poderão ser enviadas de segunda a sábado entre 9h e 22h e não poderão exceder 7 mensagens na semana.


Métricas do SMSmétricas sms

Existem diversas informações e indicadores que podem ser medidos através do envio de um SMS. Portanto, elencamos os principais KPIs medidos nas ações de SMS marketing. São eles:

Taxa de entrega/abertura

As taxas de entrega/abertura das campanhas de SMS podem alcançar impressionantes 98% do público participante e de forma muito mais rápida.

Taxa de saída (opt-out)

Após cada disparo de mensagens SMS é muito importante observar a aceitação do público para suas comunicação. Muitas solicitações de descadastro demonstram que o público não está engajado com a sua marca ou pouco satisfeitos com a sua abordagem.

Taxa de conversão

Esta é uma métrica que mostra diretamente o quanto de resultado a campanha obteve, uma vez que são analisados os números de negócios fechados pelo público participante do envio. Quando realizado um bom planejamento de público e conteúdo, a taxa de conversão costuma situar-se entre 20% e 27%.

Taxa de resposta

Se você estiver solicitando respostas, o nível de retorno das mesmas é um ótimo indicador da eficácia da sua campanha. Em geral, as taxas de resposta ficam em torno de 20%.


Como calcular a taxa de conversão do SMScalcular conversao sms

Para saber se o envio de SMS está impactando no resultado de suas vendas, é importante identificar a taxa de conversão de cada mensagem enviada.

Utilize links rastreáveis

Utilizar links que direcionam para o seu site ou campanha é uma das formas mais eficazes para medir a conversão de uma ação de envio de SMS. É possível utilizar recursos para encurtamento dos links como Bitly e TinyURL para incluí-los nas suas mensagens. Isso porque, a partir destas plataformas será possível acompanhar a quantidade de cliques que o link distribuído pelo SMS alcançou.

Determine qual será a sua conversão

É preciso definir que tipo de interação será considerada uma conversão para você e isto poderá ser definido a partir do objetivo da comunicação.

Documente e acompanhe os dados da campanha

Para que você comece a obter parâmetros sobre as suas campanhas é preciso documentar seus resultados. A seguir, alguns exemplos de métricas bastante importantes que poderão gerar insights futuros para as novas ações:

  • Data e hora do envio;
  • Mensagem enviada;
  • Nome da base;
  • Objetivo da campanha;
  • Número de entregas, cliques e conversões;
  • Valor total da ação;
  • Taxa de conversão (que nada mais é do que TOTAL DE CONVERSÕES/CLIQUES)

Efetividade da mensagem

Se a sua campanha teve uma boa entrega porém poucos cliques, é preciso observar se o conteúdo enviado foi relevante, com um call-to-action adequado incitando o clique no link da mensagem.

Qualidade da base

Se a campanha teve uma boa quantidade de cliques, porém a taxa de conversão não foi boa, deve-se observar se o público participante da campanha de fato era o mais qualificado e de acordo com o seu objetivo.

O SMS é um canal que permite inúmeras abordagens e as possibilidades de vendas através dele são imensas. Tanto a ferramenta de automação da marketing, como nossa plataforma de email marketing possuem o SMS integrados. Além de poder utilizá-lo para ações de marketing segmentadas, pode ser utilizado o SMS dentro de um comportamento do lead ou cliente, ou após alguma alteração em seu cadastro.

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Juliana Lopes

Apaixonada por marketing e por pessoas. Atualmente atua no time de Sucesso do Cliente, implementando e ajudando a estruturar as estratégias de marketing digital e treinamentos na nossa plataforma. Gosta de música, livros, futebol e uma cervejinha entre amigos.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: