Blog

As 12 melhores dicas para criar conteúdos originais

conteúdos originais

Quando você pega o seu celular para de distrair nas redes sociais, o que você espera encontrar? Vídeos, textos e matérias interessantes e criativas, ou apenas anúncios genéricos? Com certeza, você prefere a primeira opção. Foi pensando nisso que nós decidimos reunir nosso know-how e criar um guia definitivo com as nossas melhores dicas para criação de conteúdo.


conteúdos originaisAfinal, o que é a criação de conteúdo?

Em tempos em que as redes sociais como o Instagram ocupam quase 4 horas diárias da rotina dos brasileiros, falar sobre a importância de criar um conteúdo genuíno e que prenda a atenção do público é praticamente desnecessário. Afinal, se você usa alguma rede social, provavelmente já sabe que trata-se de uma tela em branco para criar conexões e laços com os seus consumidores.

É por ali que nos informamos dos últimos acontecimentos, acompanhamos a vida de pessoas que conhecemos, ficamos sabendo de eventos e claro, dos produtos e serviços que mais têm a ver conosco.

Mas mesmo assim, se tem algo que nos incomoda e nos afasta das redes é o excesso de conteúdos repetitivos e anúncios forçados. Muitas vezes sentimos que, por mais que estejamos rodando o Feed para baixo, ficamos presos no mesmo momento.

É justamente nesse ponto em que a ferramenta do marketing de conteúdo se torna tão atraente e promissora. Basicamente, ela consiste na ideia de levar ao seu público um material que seja relevante para ele e que, de alguma forma, reforce os valores da sua marca.

Dessa maneira, você conquista não apenas a atenção do seu consumidor em potencial, mas também a confiança nele que passará a enxergar a sua empresa como uma referência. Com o uso certo, essa técnica é perfeita para trazer visitas às suas páginas ou site.

Aprenda tudo para criar um eBook de qualidade

Baixe o material: Como Criar um Ebook do zero.


conteúdos originaisConheça nossas Top 12 dicas para gerar conteúdo

Mas não basta apenas criar o conteúdo. É preciso proporcionar ao seu público algo que interesse, provoque e incite a curiosidade. Tudo isso é essencial para trazer mais engajamento e criar conexões mais fortes entre a marca e seus consumidores.

Para te deixar ainda mais perto dessa meta, separamos algumas dicas que transformam a sua geração de conteúdo em uma prática muito mais natural, funcional e facilitada. Vamos conhecê-las?

1. Segmente seu público

Quem é seu público de maior interesse? Qual é a idade dele, qual é o gênero mais comum entre ele e em quais regiões ele se encontra? A determinação de um público-alvo é um passo crucial para que você consiga entender quem é o melhor conteúdo para quem acompanha a sua marca.

Guia completo da Segmentação de Contatos

Diferentes formas de segmentar seu público.

2. Conheça os interesses dele

Muito além de números e dados, seu público é feito de pessoas. Entender a bagagem cultural desses indivíduos é indispensável para produzir um conteúdo que faça sentido e que, de fato, gere uma abertura para o fortalecimento da relação entre quem o acessa.

3. Ouse nos formatos

Existem dezenas de formas de oferecer conteúdo ao seu público. Vídeos, e-mails, blogs e publicações em redes sociais são apenas alguns dos exemplos de mídias onde você pode disponibilizar conteúdos genuínos. Fazer um uso inteligente de cada um é uma maneira legítima de atingir seu público.

4. Faça uma pesquisa que vai além da mercadológica

Conhecer sua concorrência é um dos fatores mais importantes na criação de conteúdo. Mas uma boa pesquisa de mercado vai muito além disso. Afinal, o que seu público gosta de consumir em seu tempo livre? Quais são as personalidades ou obras que os inspiram e influenciam? Com quais programas, filmes, músicas e eventos eles mais se identificam? Todas essas respostas farão a diferença nos seus resultados.

Está gostando deste conteúdo?
Temos um material com diversos dados sobre email marketing no Brasil

5. Torne-se um ponto de referência

No começo desse artigo, comentamos sobre a importância de ter uma verdadeira vitrine deconteúdos disponíveis para a sua empresa. E isso é um grande diferencial. Imagine que você tem interesse em comprar uma escova de dentes e decide que antes de escolher uma marca, precisa conhecer um pouco mais sobre a saúde bucal. Depois de uma breve pesquisa em sites de busca, você encontra uma matéria no blog de uma companhia. Isso acaba te gerando ainda mais curiosidade e, por ter gostado do texto que leu, você deseja encontrar mais informações no site que visitou. Mas infelizmente, você percebe que esse era o único conteúdo disponível. Isso esfriaria sua intenção de compra, não é mesmo? Por isso é tão importante criar uma biblioteca relevante e coerente, principalmente em termos de frequência.

6. Determine uma mensagem que combine com os seus valores

Não adianta chegar ao público de forma criativa, se você não sabe o que precisa dizer. Muito mais do que incentivar uma compra, você deve passar uma mensagem genuína. Lembre-se de que estamos falando de conteúdo, e que pessoas têm interesse em mensagens que tragam inspiração ou reflexões. Então, transmitir uma ideia interessante pode ser um diferencial valioso.

7. Desenvolva um tom de voz

Se a sua marca fosse uma pessoa, como ela se comunicaria? Que tipo de gíria, linguagem ou termos ela utilizaria? A resposta para isso é o seu tom de voz. Quando se trata de geração de conteúdo, usar o tom de voz correto é muito importante para que o seu público se sinta contemplado e que sua produção não soe forçada.

8. Traga naturalidade em suas falas

Ainda dentro do tópico de linguagem, vale dizer que a naturalidade é um ponto de extrema atenção. Quando estamos consumindo conteúdo, queremos histórias verdadeiras, orgânicas e que criem uma identificação real. Então, ter a naturalidade como prioridade é uma boa forma de se destacar.

9. Tenha o consumidor como protagonista

O seu produto ou serviço pode ser excelente, mas quem realmente possibilita que sua marca alcance novos patamares é o seu público. Na hora de criar conteúdo, procure entender que o foco não é se vender em um primeiro momento, e sim trazer informações que são almejadas pelos seus clientes. Tenha o consumidor como protagonista e crie uma jornada de sucesso!

Quer aprender mais sobre a jornada de compra?

Baixe o KIT da Jornada de Compra

10. Proporcione conteúdos “compartilháveis”

Não dá pra falar de engajamento orgânico sem citar as ferramentas de compartilhamentos. Quando as pessoas compartilham seu conteúdo, estão sendo uma plataforma de divulgação extremamente estratégica para a sua empresa. Afinal, essas pessoas estão dentro de redes que provavelmente são do seu interesse. Mas em tempos modernos, é necessário merecer um compartilhamento. Criar materiais que despertem esse desejo nos usuários é desafiador, mas é uma forma de gerar valor e se posicionar.

11. Crie materiais que solucionem dúvidas ou curiosidades

Quais são as principais dúvidas do seu público sobre o seu serviço? Quais são os pontos que eles não conhecem, mas que demonstram ainda mais a importância que você e sua marca podem ter na vida dos seus consumidores? Trazer soluções é a melhor forma de ser lembrado por quem o acompanha e, com certeza, te garantirá um lugar na mente e no coração de seus clientes.

12. Pense em algo que valeria ser salvo

Quando for criar um conteúdo, tente responder ao seguinte questionamento: seu público está recebendo algo interessante o suficiente para ser salvo em uma aba de favoritos? Se sim, aí vai uma boa notícia. Você está no caminho certo!


conteúdos originaisChegou a hora de criar um conteúdo que tem a sua cara!

Agora que você já conhece as nossas dicas de ouro para criar um conteúdo original e eficiente, está pronto(a) para começar. Com esses cuidados, você definitivamente terá resultados promissores e criará laços ainda mais fortes com o público que lhe acompanha.

Aqui na Dinamize você encontra funcionalidades que transformarão a sua rotina de geração de conteúdo e que serão divisoras de águas na sua forma de praticar essa técnica. Quer saber mais? Entre em contato com a gente!

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

carolina-mulero
Carolina Mulero

Autora, redatora, publicitária, produtora de conteúdo. De tudo um pouco, mas sempre com o mesmo objetivo: trazer informações de maneira humana e orgânica, abordando temas diversos com leveza e é claro, com um toque de excentricidade.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Mas e aí, este post ajudou você? Então, leia também: