Segundo o Adwords, o Keyword Planner ou planejador de palavras-chave, é uma ferramenta gratuita que permite a construção de novas campanhas na rede de pesquisa, ou a expansão das que já existem. Ela auxilia na escolha de palavras-chave e grupos de anúncios, permitindo prever o comportamento de uma lista de palavras-chave, e também, propicia a escolha dos melhores lances para a definição de um orçamento adequado às suas necessidades.
1. Origem: como surgiu o Google Keyword Planner?
2. Por que você deve usar este recurso?
3. Como utilizar?
Inicialmente, o Google disponibilizava a Keyword Tool, uma plataforma gratuita anterior ao Keyword Planner. Esse recurso rapidamente conquistou a usabilidade de seus usuários não somente por uma questão de eficiência, mas principalmente porque as informações vinham diretamente do próprio Google, a grande fonte do sistema.
Portanto, por muitos anos quem lidava com SEO teve a chance de ter em suas mãos uma infinidade de dados utilizados para otimizar o rankeamento de suas páginas. No entanto, à medida que o Keyword Tool ganhava espaço, houve também o crescimento da venda de anúncios através do Google Ads.
Para dar conta do aumento da demanda dos clientes, o Google Keyword Planner foi desenvolvido, sendo referência como um planejador de palavras-chave do Google, as famosas keywords. Por estar associada ao Adwords, a ferramenta agora torna mais prático o padrão das configurações – estabelecido conforme a conta do seu site – e possui outros benefícios preparados para te ajudar no uso das palavras-chave mais interessantes para a produção de conteúdo dentro de sua estratégia de inbound marketing.
Trabalhar o conteúdo tem sido a estratégia mais utilizada para rankear sites de uma forma melhor nas pesquisas através dos mecanismos de busca. Considerando que existem buscas com milhões de resultados o Google, é necessário ser realista e levar em conta que ninguém acessa muitas páginas para encontrar o assunto que precisa.
Ao pensarmos nessa situação, vemos o quanto as palavras-chave adquiriram grande representatividade nos objetivos dos empreendedores da internet. Hoje é mais do que comprovado que as palavras corretas têm um grande potencial para atrair o público, mesmo com tantos dados espalhados na web. Ao notar o potencial desse mercado o Google criou o Adwords, conforme citamos acima, oferecendo a possibilidade de criar anúncios a partir de palavras-chave com a finalidade das empresas pagarem para aparecer no topo dos resultados.
É bom lembrar que a grande vantagem para os usuários da ferramenta é que o pagamento só acontece realmente após o clique no anúncio.
Como utilizar o Google Keyword Planner?
Vamos entender melhor então como o Keyword Planner funciona para que assim você possa rankear melhor o seu site no Google.
Mostraremos como começar a usar a ferramenta em 4 passos, sem fazer o cadastro do cartão de crédito, que é opcional:
1) Primeiramente, para ter acesso ao Keyword Planner, você precisa já ter uma conta no Google Ads. Crie sua conta ou faça o login aqui mesmo (http://www.google.com.br/adwords/start/).
2) Ao realizar o cadastro na plataforma, você será levado a outra tela para preencher seus dados pessoais, iniciando pelo e-mail. Ao iniciar essa jornada, tenha atenção: ao cadastrar-se é essencial pular a etapa de tutorial, não esquecendo de ler todas as informações antes de prosseguir.
Se você não fizer isso, o site irá pedir os dados do seu cartão de crédito para simular uma campanha.
Mesmo que no fim das contas você não seja obrigado a gastar dinheiro para utilizar o planejador de palavras-chave, desviar dessa fase poupa bastante tempo no cadastro e já coloca você direto na área de pesquisa de palavras-chave.
3) Esse é um dos passos mais importantes. Ainda na tela de preenchimento de dados, ao selecionar o tipo de conta, escolha a segunda alternativa, “Gerenciar contas de outras pessoas”. Assim que confirmar, a próxima tela será o dashboard da conta gerenciada.
4)Nesse local, clique em “adicionar nova conta”, e assim insira o nome que você deseja. Fique atento para preencher com os dados de fuso horário e valores corretos, sabendo que essas informações não podem ser editadas posteriormente.
Procedimento finalizado! Você agora pode usar a conta sem precisar informar seu cartão de crédito. Posteriormente é interessante informar, pois há recursos que só são acessíveis após o cadastro dele 😉
Você será levado para o endereço da ferramenta, onde você tem a oportunidade de planejar uma nova campanha. Selecione a primeira alternativa, como mostra a imagem a seguir, e uma aba aparecerá para que você a preencha.
A nova página é o local onde você pode colocar qual o seu negócio (em formato de palavras-chave mesmo!), seu website e qual a categoria do seu produto ou serviço:
Além de inserir as palavras no espaço que destacamos, também é preciso ficar de olho na segmentação, que também aparece na imagem. Para os iniciantes o ideal é ser simples e objetivo: público brasileiro e sua língua natal, o Português.
Na verdade, conforme você for avançando com a ferramenta é possível criar filtros cada vez mais específicos para cidades e áreas dentro de um mesmo município, sendo muito útil para negócios locais que buscam saber de onde vem o seu público.
Você será encaminhado a uma nova página com as médias dos resultados de buscas mensais no Google. Utilizamos o termo “e-mail marketing” como referência. Repare que há duas abas logo abaixo do resultado exibido em números, sugerindo a possibilidade de acessar ideias de grupos de anúncio e ideias de palavra-chave.
No caso da palavra “e-mail marketing”, percebemos uma média de mil a 10 mil de pesquisas mensais no Google, enquanto que o grupo de palavras relacionadas ao termo escolhido recebe uma média de 10 a 100 milhões de pesquisas mensais. Esse grupo inclui variações como “e marketing”, “mail marketing”, “marketing email”, “envio de email marketing” dentre outros.
Aí nos dividimos em duas possibilidades. Se você só precisa fazer a pesquisa sobre determinada palavra-chave, concentre-se na média de pesquisas mensais e sugestões de palavras relacionadas, conforme explicamos acima.
Mas se você pretende ir além e investir em anúncios pagos, preste bastante atenção nos tópicos de análise elencados pelo Google Keyword Planner. Assim fica mais fácil entender quais são as melhores opções de palavras-chave.
A segunda coluna do painel da ferramenta, ao lado da “Média de pesquisas mensais”, está a “Concorrência”, um fator muito importante de ser analisado por quem pretende pagar um anúncio. Essa opção refere-se à quantidade de anunciantes que investiram em anúncios para cada palavra-chave exibida, portanto, há três níveis: baixa, média e alta. Quanto mais alta, mais disputada a palavra chave é.
Para entender melhor sobre os fatores que influenciam na classificação dos anúncios, saiba que o Google Ads avalia itens como o lance disponível para leilão, a taxa de clique esperada, a relevância do anúncio para essa palavra-chave e a experiência da página de destino do anúncio. Isso é feito em tempo real a cada nova pesquisa. Veja um exemplo de palavras-chave qualificadas para exibir anúncios:
Voltando ao painel do Keyword Planner, ao lado da coluna referente à concorrência há o “Lance sugerido”, valor informado pela própria ferramenta com base no CPC (custo por clique) utilizado por outros anunciantes que utilizaram a mesma palavra escolhida.
Além disso, considere também que à esquerda da página há as opções de segmentação, período e personalização, que podem fazer da sua pesquisa de palavra-chave uma estratégia muito mais específica.
Leia também: Como criar uma campanha no Google Ads? O manual completo!
Fontes:
Sobre o Índice de qualidade – Ajuda do Google Ads
Dicas básicas para criar uma lista de palavras-chave – Ajuda do Google Ads
Como configurar Google Keyword Planner
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