Como transformar um catálogo online em uma vitrine de conquistas?

Você lembra de quando recebia, nos correios ou até mesmo em lojas físicas, uma espécie de caderno que mostrava os produtos ou serviços oferecidos por uma marca? O tempo passou e esta forma de divulgação, assim como todas as outras, passou pelas suas adaptações. É aí que entra o catálogo online!

Investir em bons catálogos online vai fazer suas vendas aumentarem como mágica!

 

 

 

 

 

 

 

Neste texto, você vai entender:


O que é um catálogo online?

Com tantos formatos de consumir digitalmente, é fato que o catálogo online ganhou estruturas e utilizações diferentes, podendo ser encontrado nos mais variados estilos de visualização. Mas existem características sempre presentes nesse elemento, tais como a representação digital de produtos ou serviços oferecidos por uma empresa, organização ou indivíduo.

O objetivo é explorar, visualizar e, se possível, comprar itens que sejam do interesse do consumidor, usando o espaço disponível para evidenciar benefícios e usar bons argumentos de vendas.


Principais tipos de catálogo online

Catálogos de lojas virtuais

Plataformas de e-commerce disponibilizam catálogos online com páginas individuais que geralmente contam com descrições e imagens de diferentes ângulos. Por serem especializadas na estruturação de lojas com foco na venda recorrente de produtos, estas soluções oferecem diversos modelos que podem ser explorados pela sua marca.

Marketplaces

Comum em marcas como Amazon e Mercado Livre, esses catálogos online são colaborativos e compartilhados por vendedores que exibem seus produtos por meio de categorias.

Redes sociais

Quem nunca comprou um produto que viu enquanto rolava o Feed? Os catálogos de redes sociais são ideias para quem tem seguidores engajados e quer criar conteúdos relevantes e persuasivos.

Aplicativos de compras

Explorar os dispositivos móveis deixou de ser uma recomendação: é uma necessidade. Aplicativos de compras como o AliExpress e o Amazon Shopping já reformularam seus catálogos online para as telas verticais.

Catálogos interativos

Muito encontrados nos formatos PDF ou Flipbook Online, eles permitem a adição de links, vídeos e áudios para tornar a experiência mais imersiva.

Sites institucionais

Quem acessa um site e se interessa pelo que está sendo vendido, tem grandes chances de comprar por ali mesmo. Sites institucionais precisam estar equipados com catálogos intuitivos e informativos.

Plataformas específicas de catálogo

Muitas marcas já viram a necessidade que as lojas têm de exibir produtos com eficiência e criaram ferramentas específicas de catálogo online.


Como criar um catálogo online perfeito?

Independentemente do formato escolhido para o seu catálogo online, ele precisa sempre ser funcional, objetivo, informativo, claro e, obviamente, instigar um desejo no consumidor em questão.

Admirado Chocado Uau GIF - Admired Shooked Wow - Discover & Share GIFs | Animated gif, Cute tumblr pictures, Giphy

Existem algumas técnicas que costumam funcionar muito bem nos processos de desenvolvimento desses conteúdos. Vale ressaltar que um catálogo online de viagens, por exemplo, tende a ser muito diferente de um de sapatos. Então, contextualize essas dicas para o seu segmento e comece a pensar em como os principais atributos do seu produto ou serviço podem ser apresentados.

Design atrativo e responsivo:

Um estudo da Universidade de Glasgow, na Grã-Bretanha, descobriu que os indivíduos levam uma média de 300 a 500 milésimos de segundo para criar uma impressão, seja ela positiva, neutra ou negativa.

Apesar da pesquisa se referir ao contato com outros seres humanos, ela pode muito bem se aplicar ao jeito como julgamos conteúdos de maneira imediata, principalmente em tempos digitais como os de hoje. Se uma pessoa não se interessar pelo seu catálogo online em um primeiro momento, é possível que ela não tenha interesse em chegar até a segunda página.

Por isso, é crucial focar em um material em que a sua identidade visual seja refletida, bem como usar elementos responsivos e que se adaptam a dispositivos como computadores, tablets e smartphones.

Navegação intuitiva:

Sua missão é facilitar a navegação do usuário pelo catálogo online. Para isso, vale usar uma estrutura lógica que simplifique a busca por itens, tal como o uso de categorias e subcategorias. Se possível, também é interessante usar filtros de pesquisa eficientes para que os clientes consigam ir diretamente ao seus pontos de interesse.

Imagens de alta qualidade:

Não há nada mais desanimador do que querer contratar um produto ou serviço e se deparar com imagens pixeladas, que não mostrem o que você quer ver ou que não façam sentido. O uso de fotos de alta qualidade deve ser uma ferramenta de destaque para itens que estão sendo ofertados.

É interessante buscar diferentes ângulos para proporcionar uma visão completa ao usuário e dar a impressão de que ele está, de fato, explorando o que quer comprar da mesma forma que faria se estivesse em uma loja física.

Descrições detalhadas

Sem exageros e respeitando o tempo do cliente, forneça descrições objetivas sobre cada produto. Dê destaque para características que são mais procuradas, organize tamanhos, materiais, cores e tudo o que for relevante e puder gerar dúvidas.

Avaliações e comentários de clientes

Que tal enriquecer as suas descrições com comentários reais de clientes? Isso dará ao consumidor uma sensação de confiança e certeza de que outras pessoas já investiram no mesmo item e se sentiram satisfeitas.

CTAs (chamadas para ação) eficazes

Cada segundo de atenção do seu público-alvo deve ser aproveitado ao máximo. Sendo assim, não faz sentido fazer com que ele leia tudo o que você preparou e, no final, apenas saia e vá para o próximo vendedor.

As chamadas para ação deve estar presentes em catálogos online para gerar mais efetividade nas suas conversões, guiando a jornada de consumo até o ponto de finalização.

Ofertas e promoções

Se você tiver uma oferta especial, vai querer que ela seja vista logo no início do seu catálogo digital. É promissor pensar em descontos para compras maiores ou recorrentes, dado que elas chamam bastante atenção.
Mas atenção: lembre-se de retirar promoções antigas que não estão mais ativas.

Integração com redes sociais

Sempre que tiver a oportunidade, torne o fluxo entre redes sociais e Ecommerce mais prático e ágil. Botões de compartilhamento, catálogos no próprio Whatsapp e links interativos são ótimas ferramentas para isso, desde que sejam usados com consciência e com inteligência.

Busca eficiente

Uma dica dos experts é focar em buscas funcionais. É recomendável usar plug-ins que incluam sugestões enquanto o cliente digita, pois isso agiliza processos e dá a ele a impressão de que você está preparado para oferecer o que ele precisa.

Política de devolução clara

Pode parecer um detalhe bobo, mas apresentar informações transparentes sobre a devolução de itens é uma ótima brecha para criar confiança com clientes, além de evitar incômodos e demonstrar o seu compromisso com uma entrega de qualidade.

Segurança e privacidade

Separe um tempo exclusivo para pensar na segurança do seu catálogo online, sempre pensando em como preservar os dados pessoais e de pagamentos dos clientes. Se tiver espaço disponível, crie uma sessão para explicar como a sua marca atua com as normas de proteção de informações digitais.

Atualização regular

É muito chato se interessar por um produto visto em um catálogo online e, ao fechar o pedido, descobrir que ele não está mais disponível. Mantenha a sua lista de produtos sempre atualizada, tanto em termos de estoque quanto em novidades de funcionalidades e usos dos produtos em questão.

Otimização para motores de busca (SEO)

O uso de palavras-chave em títulos, descrições e metatags pode ser um grande diferencial para destacar o seu catálogo online e direcioná-lo para um público engajado e com interesse real no que você tem a oferecer.

Chat ao vivo ou suporte online

Em uma era digital e ágil, o uso de chatbots ou suportes online pode ser uma enorme vantagem competitiva para a sua marca, uma vez que eles proporcionam respostas imediatas e, diferentemente dos formatos mais tradicionais de atendimento, não “travam” o fluxo de comunicação.

Análise de dados e feedback

É claro que não poderíamos deixar de citar as ferramentas de análise. Gerar relatórios e estudar o desempenho do seu catálogo online pode lhe ajudar a entender comportamentos dos usuários e criar uma base de dados mais assertiva para futuras edições.


Como aumentar o alcance do seu catálogo online?

Agora que você sabe como desenvolver um conteúdo caprichado, deve estar interessado em aumentar o número de visualizações nos seus anúncios. Se você está com essa sensação, saiba que está no caminho certo para evoluir no seu marketing digital.

Uma boa dica para isso é investir em uma inteligência para as suas estratégias de envios de emails, WhatsApp marketing, SMS e outros – além de permitir a gestão de resultados obtidos e criação de diversos fluxos de automação.

A Dinamize entende a demanda do público de ter tudo isso organizado em uma interface prática. Há anos, atuamos ao lado de empreendedores que desejavam ter suas vendas alavancadas através da internet.

Por isso, se você quer ver o seu catálogo digital bombando, vale a pena conferir as soluções da Dinamize para levar os produtos da sua empresa até mais pessoas. Conte com a gente para vender mais e reter clientes!

Quer saber como aumentar as vendas de seu e-commerce?

Conte com a Automação de Marketing!

carolina-mulero
Carolina Mulero

Autora, redatora, publicitária, produtora de conteúdo. De tudo um pouco, mas sempre com o mesmo objetivo: trazer informações de maneira humana e orgânica, abordando temas diversos com leveza e é claro, com um toque de excentricidade.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: