Como ter sucesso na venda de serviços: um guia prático

Quando o assunto é venda de serviços, todo mundo tem a sua própria teoria. Conseguir destaque para uma determinada marca em um mercado com altíssima concorrência e em um segmento relativo como o de serviços é desafiador, mas com certeza é possível.

Para alcançar essa meta, não são necessárias estratégias mirabolantes e muito menos investir em absolutamente todas as formas de divulgação disponíveis. Na verdade, o ideal é pensar de forma objetiva e entender o passo a passo para conseguir consolidar a sua marca como uma referência e apresentar os ótimos resultados que ela pode proporcionar.

A seguir, você vai saber:


O que é a venda de serviços?

Antes de mais nada, vale a pena dar alguns passos para trás e relembrar qual é o conceito de venda de serviços e o que diferencia ele de outros formatos. Basicamente, trata-se do processo de comercialização de atividades, habilidades, conhecimentos e assistências prestadas por pessoas ou empresas.

Diferentemente da venda de produtos tangíveis, nenhum item físico é entregue ao comprador e a venda refere-se ao fornecimento de um conjunto de ações, experiências ou resultados. Entre os serviços oferecidos, podem estar os de consultoria, design gráfico, treinamento, tecnologia da informação, educação, saúde, entretenimento, consultas jurídicas, contabilidade, limpeza, reparos e uma infinidade de outros temas.


Quais são as vantagens?

É claro que, como todas as outras modalidades de venda, a prestação de serviços tem seus pontos de destaque. Confira os principais benefícios de optar por esse sistema de comercialização:

  • Flexibilidade de personalização de acordo com as necessidades dos clientes.
  • Relacionamento próximo com consumidores, facilitando a fidelização.
  • Oportunidades contínuas de inovação.
  • Custos variáveis que se adequam às flutuações da demanda.
  • Cliente envolvido no processo de vendas.
  • Valor percebido em resultados e entregas.
  • Liberdade de precificação de acordo com o perfil de marcas.
  • Feedback constante e imediato do cliente ideal.
  • Diversificação de ofertas.
  • Menores barreiras de entrada em alguns segmentos.
  • Altas chances de escala.

Como fazer uma boa venda de serviços?

Agora que já estamos alinhamos acerca da definição de venda de serviços, é hora de falar sobre o que mais importa: as melhores técnicas para conseguir ter sucesso. Uma das coisas que traz insegurança para muitos empreendedores da área é o fato de que a venda de uma ideia intangível parece muito mais desafiadora, uma vez que o consumidor não recebe um bem diretamente e que fatores como qualidade da entrega e resultados são subjetivos.

Mas não se preocupe: ao longo da história, milhões de empresas conseguiram estabelecer suas posições no segmento e conquistaram clientes fiéis e satisfeitos. Aqui estão algumas das técnicas que elas usaram:

Conhecer o produto ou serviço

Um dos melhores argumentos para a venda de serviços é demonstrar um amplo conhecimento no que está sendo comercializado. Conhecer os benefícios, as condições e os recursos de um determinado assunto traz confiança aos consumidores e aumenta as suas chances de fechar negócios.

Conhecer o seu cliente

A personalização é uma enorme vantagem na venda de serviços. Mas para que o cliente possa perceber essa possibilidade, ele tem que sentir que há um interesse genuíno nele. Faça perguntas, converse e pratique a escuta ativa.

Destaque os benefícios

Quando um cliente tem dúvidas sobre um determinado serviço, ele pode abrir uma ferramenta de pesquisa e esclarecer todas as questões. Como vendedor, sua função é entregar algo além disso, mostrando fatores subjetivos e demonstrando como os serviços podem resolver necessidades específicas. Invista em marketing de conteúdo para isso.

Seja autêntico

Apesar de não haver uma “fórmula do sucesso” quando o assunto é a venda de serviços, ter uma variedade de técnicas de vendas ao seu lado pode ser um diferencial.

Nada de seguir roteiros muito fechados. Use-os como base, mas mantenha-se aberto para mostrar quem você é e criar um vínculo real com quem se comunica.

Apresente cases de sucesso

Contar com um bom portfólio pode ser o diferencial para ter sucesso em uma venda de serviços, uma vez que materializa o potencial da sua empresa.

Aqui na Dinamize, por exemplo, temos uma área destinada a mostrar como marcas que usam nossa plataforma conseguem garantir o engajamento dos consumidores e vender ainda mais!

Crie uma proposta personalizada

Depois de ouvir ativamente o cliente, monte um orçamento personalizado e condizente com o que ele precisa para se sentir confortável e contemplado.

Tenha em mente que a proposta comercial a ser enviada precisa mostrar ao potencial cliente os benefícios que o ajudarão a resolver os problemas que possui.

Demonstre valor

Aproveite as oportunidades de mostrar elementos intangíveis do seu serviço, fortalecendo ideias como economia a longo prazo ou qualidade estética.

Lide com objeções de maneira saudável

As objeções fazem parte de qualquer venda de serviços. Esteja aberto para ouvir essas preocupações e entregue informações verdadeiras e relevantes para dissipar as inseguranças. Lembre-se: quanto mais você domina o serviço oferecido e entender seus benefícios, mais fácil quebrar objeções de vendas.

Identifique o momento certo para fechar a venda

Saiba escolher o momento certo para encaminhar a venda de maneira clara e direta. Na plataforma da Dinamize, por exemplo, você consegue criar uma automação para identificar quando um lead está mais engajado com comunicações sobre seus serviços e, a partir disso, direcioná-lo para um vendendor.

Invista em fidelização e recompra

Tire alguns minutos do seu dia para conversar com clientes antigos e verificar se eles estão satisfeitos. Mostre-se disponível para ajudar com qualquer dificuldade.

Aprimore suas habilidades constantemente

Fique de olho nas mudanças do mercado, estude com frequência e se atualize sempre que possível. O público-alvo vai reconhecer isso!


Ferramentas que vão ampliar sua venda de serviços

Existem algumas ferramentas que podem fazer toda a diferença na hora de melhorar a sua venda de serviços. Aqui estão algumas delas:

CRM (Customer Relationship Management)

O CRM gerencia dados de clientes, automatiza protocolos de vendas, ajuda a acompanhar a jornada dos leads e facilita meios de comunicação.

Contar com um CRM de Vendas ajuda não só os vendedores – ganham um espaço para garantir maior produtividade e gerenciamento de tarefas – mas também facilita a vida dos gestores que precisam acompanhar o desempenho do time.

Software ERP

Se você quer garantir que finanças, operações da cadeira de suprimentos e outras estejam interligadas devidamente, vale o investimento em um ERP para complementar as operações da sua marca e ter o controle de informações relevantes para todos os processos da venda de serviços.

Plataformas de automação de marketing para venda de serviços

A automação de marketing pode personalizar interações e contribuir significativamente na criação de relacionamento com o público nas mais variadas etapas do funil de vendas. Tudo isso é possível através de recursos como:

Além disso, ferramentas de automação de marketing ajudam você a automatizar tarefas repetitivas, como por exemplo a atualização de dados cadastrais de leads e clientes – dando mais tempo para que os vendedores foquem nas metas que precisam ser batidas.

Ferramentas de gerenciamento de tarefas

Gerenciadores de tarefas como Trello, Asana, Monday ou ClickUp são grandes aliadas para a colaboração interna e possuem um papel importante em entregar dentro dos prazos estipulados e com a qualidade esperada.

Dependendo do que seu time precisa para manter a produtividade e a venda de serviços em alta, soluções de CRM já serão aliadas valiosas inclusive para garantir que as tarefas sejam executadas dentro do esperado.

Plataformas de treinamento e desenvolvimento

Podem aprimorar as habilidades de equipe de vendas, fornecendo recursos educacionais relevantes.

Ferramentas para análise de resultados obtidos

A análise de dados garante insights valiosos sobre conteúdo relevante, comportamentos, gostos e perfis de clientes, podendo impactar significativamente o desempenho de campanhas baseadas em informações relevantes reais.

Os relatórios de vendas facilitam o acompanhamento de receita gerada e retorno sobre o investimento, informações essenciais para garantir a saúde financeira da empresa.


Qual a melhor ferramenta para venda de serviços?

Agora que você entende a venda de serviços e como ela pode ser alcançada, vale conhecer uma última dica. Para ter sucesso nesse meio, é preciso contar com o que a tecnologia tem de melhor, e a automação é com certeza um recurso indispensável nessa jornada.

Quer contar com todas as funcionalidades necessárias para aumentar a produtividade de gestores e times de venda? A gente pode te ajudar!

Com a automação de marketing da Dinamize, é possível explorar diversos recursos para captar clientes em potencial, manter um bom relacionamento com eles e identificar o momento certo de fechar uma venda! Contar com canais de baixo custo, como o email, pode ser uma ótima alternativa para manter os pagamentos recorrentes em dia e garantir mais receita gerada.

Crie uma conta teste gratuita e bora impulsionar a venda de serviços da sua marca!

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Carolina Mulero

Autora, redatora, publicitária, produtora de conteúdo. De tudo um pouco, mas sempre com o mesmo objetivo: trazer informações de maneira humana e orgânica, abordando temas diversos com leveza e é claro, com um toque de excentricidade.

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