Stickers de perguntas no Instagram: como gerar engajamento com esse recurso?

Por Dicas, Geração de Leads, Inbound Marketing, Redes Sociais

perguntas no instagram

perguntas do instagramO Instagram é uma rede social com diversos recursos interessantes para incrementar suas ações. Entre eles estão os stickers de perguntas no Instagram, que surgiram em 2018. A proposta da funcionalidade é aumentar a interação entre os usuários, o que é muito útil para gerar mais engajamento.

Esse recurso está disponível para qualquer usuário, mas é ainda mais útil para marcas que querem que seus seguidores fiquem mais engajados. Os stickers de perguntas podem ser inseridos em qualquer story, tanto nos formatos de foto ou vídeo.

Com certeza você já viu alguém usando esse adesivo por aí, certo? Então, aproveite para entender mais sobre como o sticker de perguntas funciona e como você pode usá-lo para aumentar o engajamento do seu perfil no Instagram. Confira!


DefiniçãoO que é o sticker de perguntas no instagram?

O sticker de perguntas permite que você faça qualquer tipo de questionamento no seu story. O recurso proporciona diversas possibilidades, seja para interagir com a sua audiência ou então entender o que os usuários esperam da sua marca.

Dessa maneira, ao abrir a caixa de perguntas para seus seguidores, eles podem enviar questões sobre sua empresa, dar sugestões, entre outras possibilidades.

A caixa de perguntas do Instagram foi inspirada em outros aplicativos de perguntas e respostas que se tornaram famosos, como o Ask, Sarahah e Curious Cat. Mas diferentemente desses apps, que são apenas de perguntas e respostas, o Instagram agregou esse recurso a suas outras funcionalidades.

Além disso, tem uma grande diferença entre esses outros aplicativos: as perguntas não são anônimas!

No início, muita gente caiu nessa história de que as perguntas seriam enviadas anonimamente. Entretanto, já se sabe que não é assim que funciona, já que o dono consegue ver a pergunta e quem a enviou.


Diferenças entre stickersQuais as diferenças dos stickers de pergunta, de teste e de enquete?

Talvez você já tenha notado que existem dois tipos de sticker de perguntas: um deles está como “enquete” e outro como “perguntas”. Por mais que pareçam similares, há diferenças entre esses dois tipos de adesivos.

Portanto, entenda como cada um deles funciona para você escolher a melhor opção para suas ações no Instagram.

Sticker de perguntas

O adesivo de perguntas permite que os seguidores enviem apenas uma pergunta por vez. Além disso, você pode escrever a resposta da forma que quiser, utilizando textos, fotos ou vídeos. Dessa forma, se você optar pelo compartilhamento, a pergunta é vista por seus seguidores.

Sticker de teste

O sticker de teste é similar ao de perguntas, mas com a diferença de que as respostas não são subjetivas. Na verdade, esse adesivo é uma espécie de quiz, em que você faz uma pergunta e pode inserir alternativas para os seguidores escolherem. Assim, é possível adicionar até 4 opções, e quando o usuário clicar em uma das alternativas já aparece o resultado, se está certo ou errado.

Sticker de enquete

Esse sticker é mais uma função para interagir com seu público. Com o sticker de enquete, você pode criar perguntas com duas alternativas para que os seguidores votem. Portanto, o adesivo é bastante útil para compreender mais sobre as preferências do seu público.


perguntas do instagramComo usar os stickers de perguntas do Instagram?

O Instagram é um aplicativo bem intuitivo. Nesse sentido, criar novos posts, adicionar stories, editar a bio e outras funcionalidades são bem acessíveis. A funcionalidade de perguntas é mais uma dessas opções mais aumentar a interação e engajar mais seus seguidores.

Utilizar esse recurso é mais fácil do que você imagina, mas lembre-se que é preciso ter um planejamento para suas ações nas redes sociais. Por isso, identifique quais pontos você quer trabalhar, como ouvir a opinião dos seus seguidores, entender o que eles querem ver e aprender e muito mais.

A partir disso, chegou a hora de criar um story com sticker de perguntas. Veja como fazer:

  • O primeiro passo é criar um novo story no Instagram. Então, tire ou selecione uma foto ou um vídeo;
  • Depois, clique no ícone em que abre o painel para adicionar GIFs, localização, hashtags e outros adesivos;
  • Selecione o sticker de perguntas e digite o que você quiser perguntar para seus seguidores;
  • Publique o story e aguarde seus seguidores conferirem. Se eles quiserem perguntar algo, poderão tocar na caixa e escrever para você (e podem perguntar quantas vezes desejarem);
  • Você pode responder as perguntas conforme seus seguidores as façam ou esperar até ter perguntas suficientes para responder de uma vez;
  • As respostas ficam disponíveis na lista de seguidores que visualizaram seus stories e, ao tocar nelas, você cria um novo story que pode ser compartilhado. Assim, a caixa com a pergunta continua disponível para que as pessoas possam ver a pergunta e a resposta;
  • Mesmo após o compartilhamento da pergunta, a identidade de quem a enviou continua anônima, a não ser que você marque a pessoa no story.

Utilizando o recurso de perguntas no instagramComo funciona a caixa de perguntas?

Essa é uma questão que ainda gera muitas dúvidas, sobretudo para quem utiliza conta comercial. Afinal, esse tipo de conta tem outros recursos, o que às vezes pode causar confusão em quem ainda não está tão acostumado com o Instagram Business.

Ao abrir uma caixa de perguntas no seu story, qualquer pessoa que segue o seu perfil poderá fazer uma pergunta. No entanto, você confere as questões de forma privada, e fica a seu critério se você quer responder e compartilhar nos stories.

Dessa forma, o compartilhamento torna as perguntas e respostas públicas. Contudo, não é divulgado quem fez a pergunta, somente você saberá. Ou seja, o sticker é uma excelente ferramenta de interação, mas você decide como quer usá-lo em seu perfil.


perguntas do instagramIdeias de perguntas para usar no Instagram

A interação é uma das melhores formas de aumentar o engajamento. Dessa forma, além das curtidas, comentários e compartilhamentos, os stickers de perguntas são ferramentas interessantes para estreitar o relacionamento entre marca e público. O resultado é uma aproximação maior, que também reflete em outros resultados da sua estratégia.

Veja algumas ideias que podem ser usadas nos stickers de perguntas para seu público:

  • Dúvidas sobre a marca ou sobre os produtos/serviços que você oferece;
  • Sugestões de assuntos que a audiência gostaria que você abordasse;
  • Interesses dos seguidores;
  • Solicitação de feedbacks;
  • Leve um convidado e peça para que seus seguidores enviem perguntas para ele responder. Dependendo das dúvidas, divulgar seus conteúdos, produtos e outros serviços relacionados à marca.

Como você pode notar, os adesivos de perguntas tem diversas utilidades. De uma forma simples, é possível conhecer mais sobre seus seguidores, divulgar conteúdos, coletar dados e muito mais. Como é uma das redes sociais mais usadas no mundo, o Instagram é essencial para o crescimento da sua marca.

Então, se você ainda não aderiu ao uso dos stickers de perguntas no Instagram, saiba que está perdendo uma excelente oportunidade de aumentar o engajamento nessa rede social. Portanto, comece a criar estratégias mais aprofundadas e perceba os resultados!

Se seu objetivo é gerar receita dentro da rede social, aprenda como vender seus produtos no Instagram Shopping!

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!