Growth Hacking é um processo de experimentação que consiste em encontrar as melhores práticas para criar estratégias eficientes e alavancar o crescimento de seu negócio.
O Termo foi criado por Sean Ellis, empresário, investidor em startups e CEO da GrowthHackers. Como consultor, ele ajudou muitas startups a atingirem um crescimento acelerado, como por exemplo, o Dropbox.
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Muitas vezes, o processo concentra-se em alternativas de baixo custo para o marketing, como utilizar mídias sociais e publicidade direcionada. Geralmente é o mesmo conceito aplicado em startups, onde o objetivo principal é o crescimento rápido do serviço no mercado.
O Growth Hacking é uma a evolução no entendimento do marketing digital tradicional e do Inbound Marketing.
Growth Hacking é antiético?
A palavra “Hacking” geralmente é entendida como invasões cibernéticas ou exploração de falhas de segurança digital.
Porém, no Growth hacking, é mais no sentido de atalho, algo que facilite.
parece mas não é 🙂
Como possui a palavra “Hacking”, é compreensível que a primeira vista seja feito uma associação a algo antiético , ou que utilizar Growth Hacking seja ilegal ou prejudicial para alguém, mas isso não é verdade 😉
Quem se especializa em hackear o crescimento de vários tipos de marketing com o objetivo de aumentar as taxas de conversão e alcançar o sucesso é um profissional que visa alavancar o rendimento de uma empresa. É necessário que entenda sobre metodologia de experimentos, tecnologia da informação e diversos outros processos.
Como implementar?
O primeiro passo é saber que o processo de Growth Hacking é mais uma forma de pensar a presença do seu negócio na web e não algum tipo de receita mágica que vai fazer com que sua empresa cresça de um dia para o outro.
Assim como existe o famoso funil de vendas, existe também um funil especializado para growth hacking. Ele possui 5 estágios:
Aquisição
Reúne as práticas que visam atrair e conquistar novos clientes;
Ativação
Focado em proporcionar uma boa primeira experiência ao seu cliente;
Retenção
Buscar satisfação dos clientes, a ponto de continuarem utilizando os produtos;
Receita:
Clientes estão fazendo parte do faturamento da empresa e não mais usando versões free, por exemplo;
Indicações:
Clientes engajados com sua marca, a ponto de começarem a indicar ele.
Normalmente, todas as ações de growth hacking são verificadas com antecedência, para promover uma otimização de todos os estágios desse funil.
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Diferente do funil de vendas, as etapas do funil de growth hacking não possuem uma divisão específica. Ou seja, alguns serviços e produtos possuem as etapas de retenção e receita juntas. Assim, se o cliente continuar fazendo uso do seu produto, ele também vai continuar pagando.
Growth Hacking não é uma ideia fixa. São necessários profissionais de marketing qualificados para os experimentos estratégicos, então você precisa focar no crescimento do seu negócio com o auxílio de uma análise constante de dados.
Permaneça sempre aperfeiçoando seu negócio, para que sua marca se torne viral e você tenha um produto que o público realmente quer. O foco é que você não tenha somente clientes, mas se tornem clientes satisfeitos que indiquem para seus amigos e conhecidos também.
Referências:
http://www.blog.growthhack.com.br/growth-hacking/o-que-e-growth-hacking-e-por-que-a-sua-startup/
https://neilpatel.com/br/o-que-e-growth-hacking-o-guia-passo-a-passo/