Qual o melhor horário para postar nas redes sociais em 2021?

melhor horario redes sociaisCriar um conteúdo de valor incrível não é o suficiente para que você consiga taxas altas de engajamento. É preciso entender o seu público-alvo e levar em consideração as particularidades de cada rede social.

O melhor horário para postar nas redes sociais, por exemplo, varia de mídia para mídia e de persona para persona. Afinal, se você acha que o público do Facebook é idêntico ao do Instagram, está redondamente enganado.

No post de hoje, vamos decifrar o melhor horário para postar nas redes sociais. Faremos uma análise do comportamento dos públicos no Facebook, Instagram, Linkedin e Youtube.

Vem com a gente!


Melhor horário para postar no FacebookMelhor horário para postar no Facebook

O Facebook ainda é uma das maiores e mais usadas redes sociais no mundo. Ele contém mais de 1,4 bilhões de usuários ativos por dia. Além disso, faz parte das estratégias de marketing digital de grandes corporações.

Isso significa, é claro, que ficou ainda mais difícil de alcançar os consumidores nessa rede social. Com tantos perfis competindo pela atenção das pessoas, as marcas tiveram que investir em mais planejamento e estratégia.

Por isso, saber qual o melhor horário para postar no Facebook é tão importante. Veja o gráfico abaixo:

Os melhores horários para postar no Facebook

Segundo o gráfico da Sprout Social:

  • O melhor horário para postar no Facebook é das 11h às 14h, nas quartas-feiras;
  • Quarta-feira é o melhor dia da semana para postagens, pois há mais engajamento;
  • Domingo é o pior dia para postagens, obtendo menos engajamento do que os outros dias;
  • Durante o resto da semana, aposte nos horários das 9h da manhã até às 15h;
  • Evite postar cedo demais ou muito tarde da noite, se o seu objetivo é engajar.

Lembre-se de que é sempre importante levar as características da sua persona em consideração. Empresas como casas noturnas e bares, por exemplo, costumam se beneficiar mais ao postar durante o fim de semana. Então, não leve essas regras à ponta de faca.


Melhor horário para postar no InstagramMelhor horário para postar no Instagram

Segundo dados da Post Cron, 70% das empresas utilizam o Instagram em sua estratégia digital. Além disso, foi constatado que 30% dos usuários dessa rede social já compraram alguma coisa porque a conheceram no Instagram. Então, ter uma loja virtual no próprio Instagram Shopping ou até mesmo apenas produzir conteúdo por lá pode fazer as suas vendas dispararem.

O Instagram é a rede social que reina quando se fala em conteúdo visual e em estética. Ele impulsionou a cultura do marketing de influência, junto com o Youtube, e é um dos grandes responsáveis por difundir memes, trends do momento e estilos de vida.

O único problema atualmente são suas mudanças constantes no algoritmo.

Ficou cada vez mais difícil alcançar pessoas organicamente e, por isso, você deve desenvolver uma estratégia de horários para aproveitar ao máximo o seu potencial de engajamento quando postar no Instagram.

Veja o gráfico abaixo da Sprout Social:

melhor horário instagram

Segundo os dados do gráfico:

  • O melhor horário para postar no Instagram é às 11h nas quartas-feiras e às 11h nas sextas-feiras;
  • O melhor dia para publicar na rede social é sexta-feira;
  • O pior dia para publicações é domingo (as taxas de engajamento caem);
  • Durante o resto da semana, os horários mais seguros vão das 9h até às 18h.

Com essas informações, podemos observar que os fins de semana não são tão ruins em termos de engajamento. Apesar disso, o engajamento cai bastante nas manhãs de domingo e segunda. Então, evite esses dias e horários.

Além disso, podemos perceber que as pessoas costumam usar o Instagram durante o horário do almoço e à tarde, provavelmente em pausas na rotina de trabalho. Isso significa que os usuários estão constantemente conectados.


Melhor horário para postar no LinkedinMelhor horário para postar no Linkedin

O Linkedin é conhecido como a melhor rede social profissional. Para aqueles que buscam fazer networking, publicar artigos acadêmicos ou conteúdos mais profundos, o Linkedin é uma ótima proposta.

Atualmente, há mais de 260 milhões de usuários ativos mensalmente. A rede social costuma atrair estudantes universitários, profissionais bem qualificados e empresas. Portanto, ele é o local perfeito se você quer investir em marketing B2B.

Você também pode usá-lo para atrair colaboradores para seu negócio e compartilhar histórias de mercado. Analisando o gráfico abaixo, vemos que o engajamento no Linkedin é mais enxuto:

melhor horário para postar no linkedin

Segundo esses dados, é possível observar que:

  • O melhor dia e horário para postar no Linkedin é nas quartas-feiras das 8h às 10h da manhã;
  • Quintas-feiras também entram como um dos melhores dias para publicar na plataforma;
  • Domingo é o dia com menor engajamento.

Podemos ver que o Linkedin têm mais movimento nos dias e horários comerciais, especialmente pela manhã. As pessoas passam menos tempo nessa plataforma do que no Instagram e no Facebook; portanto, para chamar a atenção, você precisa ser rápido e ter estratégia.


Melhor horário para postar no YoutubeMelhor horário para postar no Youtube

O Youtube é o segundo site mais visitado no mundo, ficando atrás apenas do Google. A maior parte dos usuários da plataforma são homens, compondo 62%. Além disso, predominam os usuários entre a faixa etária de 25 a 44 anos. Mais da metade das visualizações de vídeos são provenientes de dispositivos móveis.

O Youtube é uma rede social com um enorme potencial, já que funciona também como um buscador. A otimização para SEO é super importante para que você tenha resultados eficazes. Contudo, as estratégias de horários também não devem ser deixadas de lado.

Veja o gráfico abaixo:

melhor horário youtube Podemos analisar e constatar que:

  • O melhor horário para postar no Youtube fica entre 14h e 16h da tarde;
  • O horário de maior tráfego na rede social é das 19h às 22h da noite. Como o Youtube é mais similar ao Google do que outras mídias, poste algumas horas antes para que dê tempo do algoritmo indexar seu vídeo;
  • Nos fins de semana, aposte em um horário mais cedo, como entre 10h e 11h da manhã;
  • Quintas-feiras e sextas-feiras são os melhores dias para publicar vídeos, pois se aproximam do fim de semana.

Entender como os públicos das redes sociais se comportam é essencial para o desenvolvimento de um bom marketing de conteúdo. Contudo, sempre verifique as suas próprias métricas nas ferramentas de analytics das redes sociais para uma análise mais certeira.

Gostou do conteúdo? Então, leia também:

O Inbound Marketing nas redes sociais

Como criar seus próprios GIFs para o Instagram Stories?


Referências:

The Best Times to Post on Social Media in 2020 | Sprout Social

Best time to post on Youtube in 2020

 

Saiba tudo sobre marketing digital e automação:




Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: