SEO para Youtube: 5 passos para otimizar seus vídeos

Por Capa, Dicas, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital, Redes Sociais, SEO

SEO para Youtube
SEO para Youtube
Os social vídeos estão dominando a internet e as redes sociais. Cada vez mais, observamos a tendência de conteúdos nesse formato aumentar. Aliás, não é por nada que o Youtube é a rede social mais popular no Brasil. No entanto, youtubers e marcas que utilizam a rede precisam de estratégia. Não basta apenas postar um vídeo legal. Você precisa entender de SEO. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Youtube também funciona como um buscador e, portanto, também precisa de otimização.Conhecendo as estratégias certas de SEO para Youtube, você conseguirá ter um bom posicionamento no ranking dessa plataforma e, consequentemente, aumentará os seus views. Quer entender melhor? Leia mais sobre:

  • O que é SEO para Youtube;
  • 5 estratégias de SEO para otimizar seus vídeos no Youtube.

Vamos lá!


SEO para YoutubeO que é SEO para Youtube?

Se você não sabe o que é SEO para Youtube, talvez não saiba também o que é SEO. Primeiramente, vamos explicar esse conceito.

Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas feitas com o objetivo de melhorar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca. Geralmente, quando se fala em SEO, se fala em Google. Afinal, esse é o buscador mais famoso e mais visado do mundo.

O SEO envolve uma série de práticas que vão desde a produção de conteúdo e o design até questões mais técnicas de programação. Quanto mais otimizada a sua página estiver, mais relevância ela terá aos olhos do algoritmo.

No entanto, técnicas de SEO não são usadas somente em buscadores como o Google. Elas também podem e devem ser seguidas em outros sistemas de busca que envolvam vídeos ou imagens, como no Youtube, por exemplo.

O objetivo do SEO para Youtube é entregar uma experiência de usuário cada vez melhor para todos. Portanto, é importante que o seu canal e os seus vídeos estejam otimizados. É dessa forma que o Youtube vai entender que o seu conteúdo é de qualidade e que ele merece ter destaque.


SEO para Youtube5 estratégias de SEO para otimizar seus vídeos no Youtube

É importante saber que o Youtube leva em consideração fatores como o histórico de navegação do usuário e de pesquisa no momento de personalizar a página de resultados. Sobre essa questão, você não terá muito controle.

No entanto, é possível melhorar suas chances através de técnicas de SEO. Afinal, o algoritmo também adota critérios de engajamento e de qualidade do canal para rankear os resultados. Então, não subestime o poder do SEO no Youtube.

Vamos às estratégias?

1. Defina a palavra-chave do vídeo

A escolha da palavra-chave é essencial para que as pessoas achem o seu conteúdo. Com ela, o Youtube identifica o tema do seu vídeo, indexa o seu conteúdo e ajuda os usuários a encontrarem ele facilmente. Para que isso ocorra, você deve usá-la em campos específicos, como no título do vídeo, nas tags e na descrição.

Mas primeiro, você deve fazer uma pesquisa de palavra-chave. É importante que ela esteja relacionada ao seu vídeo, do contrário, você terá resultados ruins que vão prejudicar o seu canal. Para começar a pesquisa, você pode fazer o seguinte:

  • Use a ferramenta autocomplete de busca do Youtube: através dela, você pode encontrar os termos mais pesquisados na plataforma para ter ideias de palavra-chave;
  • Faça benchmark: analise os vídeos dos seus concorrentes mais bem sucedidos e veja quais são os termos que eles mais utilizam;
  • Analise as estatísticas do seu canal: dentro das informações de origem do tráfego, estão os termos que foram mais utilizados por pessoas que chegaram nos seus vídeos. Use essas informações para ter ideias e insights;
  • Use o Keywords Everywhere: essa é uma extensão gratuita do Google Chrome que mostra uma estimativa do volume de pesquisas mensais no Google e Youtube.

Qualquer uma dessas ferramentas e estratégias pode te ajudar a definir as suas palavras-chave. Então, mãos à obra!

2. Crie um bom título

Depois de ter sua palavra-chave em mãos, é hora de criar um bom título para o seu vídeo. Mas como ele deve ser feito? Bem, é essencial lembrar que um título bem otimizado deve conter a palavra-chave. E segundo estudos feitos pela Briggsby sobre SEO para Youtube, os vídeos mais bem posicionados no ranking são aqueles que usam a correspondência exata da palavra-chave no título. Então, atente-se a isso.

Além disso, evite escrever títulos longos demais. A mesma pesquisa identificou que os vídeos com títulos mais objetivos e concisos tinham o melhor desempenho. Então, procure criar um título com uma média de 47 a 48 caracteres.

3. Use tags no vídeo

No Youtube, as tags (ou marcadores) são um fator importante para a otimização SEO. Basicamente, elas são usadas para identificar os assuntos de um vídeo, realizar uma indexação correta e até mesmo sugerir vídeos relacionados. Lembre-se de que as sugestões são uma fonte de tráfego valiosa para o seu canal, já que elas são uma forma de busca bem personalizada.

Aconselhamos que você use de 6 a 8 palavras para suas tags. Mais do que isso pode confundir o algoritmo.

4. Escreva descrições interessantes

Na hora de fazer o upload do seu vídeo, você vai notar que há um campo para ser preenchido com uma descrição. Ali, fale um pouco sobre o assunto principal do vídeo, o que a pessoa vai encontrar e descobrir ali. Você tem até 5000 caracteres para preencher.

Veja algumas boas práticas da descrição de um vídeo no Youtube:

  • Mantenha as informações principais da descrição no início do texto, já que apenas um trecho dele aparece nos resultados de busca;
  • Use copywriting persuasiva;
  • Inclua palavras-chave relacionadas ao tema do vídeo;
  • Convide a pessoa para uma ação, como comentar, curtir e se inscrever no canal;
  • Se quiser, adicione links que sejam relevantes para a audiência;
  • Também é possível inserir hashtags, mas não use mais do que 15.

5. Procure criar vídeos longos

O Youtube prioriza os vídeos mais longos. Segundo pesquisas sobre SEO no Youtube, vídeos com menos de 2 minutos costumam ficar mal posicionados nos rankings. A duração média das primeiras posições é de 10 minutos. Então, busque produzir conteúdos mais aprofundados.

Não se preocupe em se prender demais a essa regra, afinal, o importante é que o seu vídeo tenha qualidade e agregue valor para a audiência. De nada adianta fazer um vídeo longo se mais da metade do tempo é só enrolação.

Agora que você já entendeu algumas técnicas básicas de SEO para Youtube, já pode começar a otimizar seu canal. E não se esqueça de que o foco da plataforma é melhorar a experiência do usuário. Com isso em mente, siga as boas práticas de SEO, mas nunca deixe de priorizar a produção de conteúdo de valor. Isso é o mais importante.

Curtiu o conteúdo? Então, leia também:

Aprenda como anunciar no Youtube

Referências:

SEO para Youtube: tudo o que você precisa saber