O que é mobile marketing e como aplicar ações mobile?

mobile marketing

Se você ainda não tem uma estratégia de mobile marketing na sua empresa, talvez esteja na hora de reconsiderar. Aliás, você já ouviu falar nesse termo? Mobile marketing é uma estratégia de marketing digital focada em ações mobile, ou seja, voltadas para dispositivos móveis. Essa técnica vem se tornando tendência, afinal, o uso dos smartphones só cresce. De acordo com pesquisas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), há mais de 230 milhões de celulares ativos no Brasil.

Antes, o acesso ao mundo digital era mais difícil, pois só podia ser feito de casa ou de um escritório, através de um computador. Hoje, as pessoas ficam online de qualquer lugar do mundo, pois a comunicação e o consumo de informações se tornou móvel e prática. Você pode enviar uma mensagem enquanto passeia no shopping, basta ter uma pequena tela à mão.

Mas e aí, quer saber como aproveitar essa oportunidade para vender mais? Então, continue lendo sobre:

  • O que é mobile marketing;
  • Quais as vantagens dessa estratégia;
  • 5 tipos de ações de mobile marketing que você pode fazer.

Acompanhe!


mobile marketingO que é mobile marketing?

O mobile marketing pode ser definido como um braço do marketing digital. Traduzindo do inglês, ele significa “marketing móvel” e consiste em ações feitas para dispositivos móveis. Ele é essencial, já que as pessoas passam mais tempo na tela de seus celulares do que na tela de seus computadores.

No entanto, dispositivos móveis não englobam somente smartphones. Eles também podem ser tablets, smartwatches, notebooks ou então outro tipo de aparelho com um sistema operacional que você possa deslocar facilmente.

Diversas ações de marketing são pensadas especificamente para esses dispositivos, tendo em mente sua interface e focando, acima de tudo, na experiência do cliente.

Alguns exemplos de estratégias mobile são:


mobile marketingQuais as vantagens do marketing móvel?

Você precisa atingir o seu público-alvo no local que ele mais acessa. Como aponta uma pesquisa feita pelo Google, cerca de 40% das compras online são feitas em dispositivos móveis. Além disso, a maior parte dos consumidores está conectada aos seus aparelhos 24 horas por dia. Eles estão dispostos a resolver seus problemas de forma prática e rápida e, por isso, preferem utilizar o mobile.

Pensando nisso, nós selecionamos algumas das principais razões pelas quais você deve incluir o mobile marketing no seu mix de marketing. Veja abaixo!

1. O número de compras via mobile só cresce

Cada vez mais, as pessoas preferem comprar através de smartphones ou tablets. Afinal, muitas vezes, elas já iniciam a sua jornada de compras por ali, pesquisando informações relevantes sobre algum produto. Fazer compras online, portanto, abre um leque de possibilidades para os consumidores, além de ser mais prático e rápido.

2. Comunicação mais ágil

Com o avanço dos celulares, a comunicação passou a se tornar praticamente imediata e em tempo real. Hoje, as pessoas não têm mais disposição para esperar muito tempo por respostas. Elas querem praticidade. Portanto, empresas que utilizam ferramentas como o Whatsapp ou até mesmo SMS podem ter um retorno muito maior de seus clientes e ainda com um ótimo custo-benefício.

3. Apps como ferramenta de mobile marketing

Não são só os aplicativos de redes sociais, como por exemplo Facebook e Instagram, que fazem sucesso. Há uma infinidade de outros apps que servem como entretenimento ou que ajudam no dia a dia das pessoas. As empresas que não estão investindo nesses canais, estão perdendo oportunidades.

O Waze é um ótimo exemplo de app que está presente na vida de muitas pessoas e que pode ser usado para divulgar negócios.

Temos um ebook sobre como vender mais com Email Marketing para você!


5 tipos de ações de mobile marketing que você pode fazer

mobile marketing

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre mobile marketing, vamos ver algumas estratégias e ações que você pode aplicar na sua empresa. Lembre-se de que essa estratégia é apenas uma dentro do enorme universo do marketing digital e que você deve sim aliá-la a outras. Mas vamos lá!

1. SMS ou Whatsapp

Essa estratégia mobile é ideal para quem possui uma base de clientes já bem fidelizada. Use-a somente se tiver a permissão da pessoa para receber mensagens, ou então você correrá o risco de ser bloqueado.

Através de mensagens SMS ou de Whatsapp, você pode enviar textos curtos com novidades da empresa, promoções, convites para eventos, cupons exclusivos, entre outras possibilidades.

2. Redes Sociais

Você sabia que mais da metade dos usuários do Facebook acessam a plataforma somente por dispositivos móveis? Esse número é incrível e ele se reflete em outras redes sociais também. Bem, estamos falando isso pra dizer que esses canais são essenciais para qualquer empresa que deseja investir em marketing. Assim, você pode criar conteúdo de valor, construir um relacionamento valioso com seus seguidores e até mesmo fazer o SAC da marca.

Além disso, você pode fazer anúncios pagos super bem segmentados para aumentar seu público, gerar brand awareness, direcionar as pessoas para a página de um produto ou para um grupo no Telegram.

3. Email marketing

O email marketing é um bom canal para captação e nutrição de leads. Afinal, através dele, você pode criar campanhas com fluxos de automação e criar um relacionamento duradouro com os contatos. Os emails são vantajosos porque eles permitem que você entenda exatamente em qual estágio da jornada de compras o lead se encontra, ajudando a identificar qual o melhor momento para incentivar as vendas.

4. Aplicativos

Como já mencionamos acima, os aplicativos são o “boom” do momento. E é um erro achar que você só pode utilizá-los para rodar anúncios. Muitas empresas criaram seus próprios aplicativos para personalizar ainda mais a experiência do consumidor e aumentar a fidelização. Não é segredo pra ninguém que comprar da sua loja favorita fica muito mais fácil se você puder fazer tudo através de um app.

5. QR Code

Por fim, chegamos na nossa quinta ação de mobile marketing: o QR Code. Esse pequeno código se assemelha a um código de barras e pode ser lido por qualquer câmera de qualquer dispositivo móvel. Assim que ele é decodificado, o usuário é redirecionado para alguma página na Internet, onde ele encontrará uma campanha de marketing, um site da empresa, um vídeo ou um produto em promoção no site.

E aí, esse conteúdo te ajudou? Então, leia também:

13 dicas para criar um email marketing responsivo


Referências:

Mobile marketing: o que é, conceitos e como funciona

Mobile marketing: o que é, vantagens, exemplos de ações e dicas 

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: