Veja como usar o Twitter Analytics e dicas para analisar os dados da ferramenta

twitter analyticsAs redes sociais são indispensáveis na estratégia de marketing de qualquer empresa. Além de criar conteúdos que sejam interessantes para a audiência, acompanhar os resultados é essencial. Nesse sentido, o Twitter Analytics é a ferramenta para conferir o desempenho de suas ações dentro do microblog.

Qualquer pessoa pode criar conteúdos e publicá-los nas redes sociais, isso é bem fácil. Porém, ter uma estratégia é outra história, pois demanda um estudo para entender o que é interessante para o público, acompanhar métricas e muitos outros detalhes em cada campanha.

Portanto, entender o Twitter Analytics faz toda diferença, uma vez que os dados revelam muito sobre suas ações na rede. Assim, é possível entender a performance para alcançar seus objetivos.

Com milhões de usuários que usam o Twitter todos os dias, é melhor entender mais sobre a rede para criar estratégias certeiras. Então, comece por este artigo!


twitter analyticsO que é o Twitter Analytics?

O Twitter é uma rede social que surgiu em 2006, mas que só começou a bombar no Brasil alguns anos depois. De lá para cá, muitas águas rolaram. A rede teve seus dias de glória, mas a partir de 2013 a quantidade de usuários ativos começou a cair. O Twitter é conhecido por sua versatilidade e por seu incrível poder de síntese, onde o número limitado de caracteres faz com que as pessoas consumam informações com extrema rapidez.

Mesmo que a quantidade de usuários esteja caindo, a rede social do passarinho ainda é uma opção e tanto para promover marcas e produtos nas mídias sociais. Nela, são postados textos, imagens, vídeos e outros links relevantes. Dessa maneira, o Twitter é usado para atrair, melhorar o relacionamento com a audiência, converter leads e ter novas oportunidades de negócios.

Em meio a tantas vantagens, é importante ressaltar que isso só é possível por meio de uma estratégia bem estabelecida. O Twitter Analytics entra na história como uma ferramenta para analisar as atividades da sua empresa na rede social.

O Twitter Analytics mostra indicadores de desempenho e métricas que ajudam a otimizar suas estratégias na plataforma. Ali, todas as estatísticas podem ser acompanhadas por meio de dados, como se o investimento em Twitter Ads trouxe os resultados esperados. Assim, você consegue mensurar as campanhas para alavancar seu negócio.


twitter analyticsComo funciona essa ferramenta?

Mensurar os resultados é uma etapa primordial para entender a efetividade das ações, bem como em qualquer outra estratégia do meio digital. O analytics do Twitter mostra as estatísticas do perfil de forma geral e também tem dados mais detalhados, entre eles:

  • tweets;
  • impressões dos tweets;
  • visitas ao perfil;
  • quantidade de seguidores;
  • menções;
  • visualizações diárias;
  • tweets promovidos.

Além disso, você consegue analisar esses dados de acordo com cada período. Na parte de “seguidores”, você vê informações a respeito do seu público, como dados demográficos, idade, interesses, qual tipo de dispositivo eles acessam e muitas outras informações relevantes.

Na aba “eventos” estão disponíveis dados como os temas mais comentados na rede social. A partir disso, é possível ter boas ideias para a criação de conteúdos capazes de engajar ainda mais os seguidores.

Os dados analíticos do Twitter são uma compilação de ações e comportamentos do público ao se depararem com o seu perfil. A vantagem disso é usar esses dados para entender o que funciona e, assim, refinar a sua estratégia.


twitter analyticsO que é possível acompanhar no Twitter Analytics?

As métricas do Twitter são bastante focadas nos usuários. Nesse ponto, o analytics da rede foca principalmente em 3 aspectos:

  • as atividades e o engajamento dos usuários;
  • a performance das suas publicações;
  • os interesses, geolocalização e a demografia dos seguidores do seu perfil.

A partir desses 3 principais pontos, as métricas são divididas e você pode analisá-las de forma individual. Desse modo, você consegue acompanhar:

  • quantidade de tweets;
  • impressões do tweet (vezes que o tweet foi visualizado ou apareceu na timeline do usuário);
  • número de visitas ao seu perfil;
  • número de menções;
  • quantidade de novos seguidores;
  • tweets em destaque (com maior número de impressões).

Já sobre as análises individuais, pode-se conferir os dados de cada tweet divididos no gráfico de impressões e de tweets do mês. Assim, são mostradas informações sobre engajamento de cada tweet, impressões, cliques em links, etc.


twitter analyticsQuais os benefícios de usar o Twitter Analytics?

As ferramentas de análises são bem comuns no marketing digital. Se você já conhece as vantagens de utilizá-las, também já sabe alguns dos benefícios de usar o Twitter Analytics. Na plataforma, você consegue acessar dados completos e conferir o que funciona e o que merece atenção para sofrer mudanças.

Veja alguns dos benefícios de usar essa ferramenta na sua estratégia dentro da rede social:

  • conhece a sua audiência e as preferências do público;
  • entende os formatos mais interessantes para os usuários (texto, vídeos, imagens);
  • tem acesso à informações comportamentais, geográficas e demográficas;
  • descobre os melhores horários e dias para fazer postagens;
  • obtém insights para compreender melhor a audiência;
  • verifica a performance dos seus anúncios e descobre novas oportunidades;
  • tem uma visão geral e também individual das suas ações;
  • consegue entender o engajamento dos usuários e pode trabalhar em cima disso;
  • melhora suas estratégias para aumentar o alcance do perfil da sua marca;
  • identifica quais são seus melhores conteúdos;
  • relatório de desempenho com classificações dos tweets.

De modo geral, o Twitter ainda é uma rede social e tanto para ser usada na sua estratégia, desde que ele seja interessante para o seu público. Outro ponto fundamental é a interpretação dos dados para que essas informações sejam realmente úteis. Afinal, existem muitas métricas de vaidade, mas que não são relevantes para o crescimento da sua empresa nas redes.

Viu como o Twitter Analytics é um grande aliado para sua estratégia na rede social do passarinho azul? O importante é considerar o que é mais valioso e focar as energias para otimizar seu trabalho no microblog.

Uma das formas para fazer isso é por meio da automação de marketing nas redes sociais. Por isso, venha conferir nosso post sobre como fazer isso!

Saiba tudo sobre marketing digital e automação:



Mayara Mira

Jornalista, especialista em Marketing Digital e apaixonada por escrita e produção de conteúdo. Acredita que a vida é bem melhor com trilha sonora e tem playlists para todos os momentos da vida.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: