Calendário comercial: como vender mais nas datas comemorativas

Calendário Comercial - dicas para vender em datas comemorativas

Explorar datas sazonais é uma forma de estreitar o relacionamento com leads e clientes e gerar mais receita para o seu negócio.

Saiba como aumentar suas vendas e engajar o público explorando datas comemorativas com a ajuda do Calendário Comercial da Dinamize!

Principais datas comemorativas para vender mais

Cada data possui sua particularidade e, a depender do seu negócio, terá mais ou menos relevância para promover seus produtos ou serviços. Contudo, existem algumas datas que podem ser exploradas de forma geral por marcas de diversos segmentos, como por exemplo:

Bora conferir o calendário comercial de 2024 e explorar as datas comemorativas para qualificar seu relacionamento com leads e clientes?


Janeiro

Ano Novo
→ Primeiras semanas de janeiro

Ano Novo, compras novas!

O início de um novo ciclo pede comunicações especiais para fortalecer a imagem da sua marca, apresentar novidades da loja e quem sabe uma promoçãozinha…

Você pode, por exemplo, explorar este período do ano para criar uma ação específica para contatos que nunca compraram.

Dia do Cabelereiro
→ 19 de janeiro

Sua marca está preocupada com o visual do público? Então, aqui está uma data que pode ser bastante lucrativa!

A galera da Mundial, por exemplo, decidiu aquecer sua base de leads e clientes com uma campanha mensal:

Mês do cabeleireiro - Mundial. Até 30% off

Dia da Saudade
→ 30 de janeiro

Que tal preparar uma ação especial para aquele pessoal que não compra da sua empresa há um determinado tempo?

Se você utiliza a Dinamize, por exemplo, é muito fácil identificar clientes inativos e elaborar ações como email marketing, envios de WhatsApp e outras campanhas!


Fevereiro

Carnaval
→ 13 de fevereiro

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a previsão de crescimento nas vendas online durante a data é de até 17%.

Quer saber como se preparar para o período do Carnaval e gerar mais vendas? Confira algumas dicas aqui!

Valentine’s Day
→ 14 de fevereiro

Embora não tenha o apelo que o tradicional Dia dos Namorados possui no Brasil, aqui temos uma data que também pode ser bem aproveitada pelo seu E-commerce.

Vale aproveitar a data para manter os clientes que compraram no início do ano aquecidos e buscar a atenção de quem ainda não realizou nenhuma compra.


Março

Dia Internacional da Mulher
→ 08 de março

Em uma data tão especial, é possível combinar uma mensagem impactante com benefícios exclusivos.

Nossos parceiros e clientes da Calçados Pegada criaram uma ação que combina muito bem estes dois itens – e que oferece todas as alternativas para que os consumidores impactados possam aproveitar o desconto no E-commerce.

email marketing de comemoração ao Dia da Mulher

 


 

Dia do Consumidor
→ 15 de março

Aqui, uma daquelas datas que ninguém pode deixar passar – seja para uma ação com foco mais institucional ou então para oferecer alguma vantagem.

Em alguns casos, as marcas acabam indo além da data em si e criando ações por um período maior. É o caso da Futfanatics, que no ano passado criou diversas campanhas pontuais de email na sua Semana do Consumidor.

Topo de um dos emails de divulgação da Semana do Consumidor da Futfanatics

Início do Outono
→ 20 de março

Bora planejar uma campanha especial para promover seu E-commerce de moda?

Vá além dos descontos e aposte em critérios como exclusividade para mostrar que os produtos estão sendo compartilhados primeiro com o público “vip” do seu negócio.


 

Páscoa
→ 31 de março

Para quem vende doces, como a Stefan Behar Sucrê, estamos falando de uma data indispensável.

Email de lançamento da coleção de Páscoa 2023

Na última Páscoa, o time da Stefan deu start na campanha um descontinho para contatos que ainda não haviam realizado a primeira compra.

Um dos envios de email marketing realizados pela Stefan Behar na Dinamize contou com uma taxa de abertura de quase 44% e mais de 10% na taxa de cliques:
Resumo do email enviado: taxa de abertura de 43,98% e taxa de cliques de 10,16%.


Abril

Dia do Frete Grátis
→ 28 de abril

Se não é todo dia que você pode se dar ao luxo de oferecer frete grátis, bora explorar uma data específica para dar ainda mais destaque ao benefício?

Um levantamento do Boston Consulting Group (BCG) mostra que 74% dos consumidores consideram o frete grátis um fator influente no momento da compra.


 

Maio

Dia das Mães
→ 12 de maio

Segundo dados da Neotrust, esta data gerou um faturamento de 7 bilhões de reais em 2022.

Para 73% do público, esta é uma data que sempre será considerada relevante. As presenteadas, de acordo com uma pesquisa realizada pela Globo, variam entre mães ou responsáveis, esposas, namoradas, sogras, avós, amigas e outros familiares. Além disso, 7% das pessoas ouvidas pretende usar a data para se auto-presentear.

Com toda essa variedade de público disposta a comprar, é certo que você pode explorar a data para oferecer itens que agradem quem está em contato com sua marca.

Junho


 

Dia dos Namorados
→ 12 de junho

Quando o amor está no ar, suas ações também precisam estar!

Explore a data para oferecer os itens certos para cada consumidores, seja através de envios de email marketing personalizados ou explorando a criação de anúncios com base em visitas no E-commerce.

Início do Inverno
→ 20 de junho

Você já deve ter reparado que o nosso calendário comercial não deixa as mudanças de estação de fora, certo? Afinal, aquecer seu público com produtos específicos para a nova estação é uma ótima alternativa para gerar mais vendas no E-commerce.

Para você ter uma ideia, a Bischoff realiza campanhas pontuais explorando a estação e obtém taxas de abertura incríveis!

No email que marcou o início do inverno, a taxa de abertura foi de quase 50%:

Topo do email de divulgação do início do inverno criado pela Bischoff


Julho

Dia da Pizza
→ 10 de julho

Todo mundo ama Pizza (pelo menos espero que sim), então aproveite a data especial para montar combos e descontos especiais! Só para você ter um ideia, foram vendidas 143 MILHÕES de pizzas no iFood ao longo de 2022.

Uma possibilidade interessante para aumentar o engajamento dos clientes na data é explorar elementos como embalagens personalizadas, que incentivem o compartilhamento nas redes sociais.

Dia do Rock
→ 13 de julho

Para os roqueiros de plantão, capriche nas promoções de produtos relacionados ao universo do rock. Lance coleções temáticas, crie playlists exclusivas para seus clientes e ofereça descontos progressivos conforme a quantidade de itens adquiridos. Celebre o Dia do Rock com um show de ofertas e vibrações positivas.

Falando em playlist, há algum tempo também entramos na onda para comemorar esta data:

Dia do Amigo
→ 30 de julho

Quem tem um amigo tem tudo, não é mesmo? Clichês à parte, o Dia do Amigo pode ser explorado independente do segmento em que você atua.

Uma prova disso é a ação abaixo, criada pelos amigos do Asun Supermercados. Comunicação amigável (e benefícios) para gerar mais compras no E-commerce:

Topo email marketing Dia do Amigo, criado pelo time de marketing do Asun Supermercados


 

Agosto

Dia dos Pais
→ 11 de agosto

Aqui, mais uma data para impulsionar seus produtos e garantir o presente dos papais de plantão.

No entanto, vale olhar para ações que vão além da venda, como esse vídeo criado pela Protarget para a Calçados Pegada:

Dia dos Solteiros
→ 15 de agosto

Ser solteiro também merece festa! Para quem vende produtos de beleza, roupas de forma geral ou itens que possam entrar na “caixinha” do autocuidado, esta é uma data que pode ser explorada.

Que tal algumas ações para promover presentes individuais e outros tipos de mimos?


 

Setembro

Dia do Cliente
→ 15 de setembro

A oportunidade perfeita para unir uma mensagem de agradecimento pela fidelidade com algum tipo de presente para quem confia nos seus produtos.

Além de mostrar que você se comunica de forma humanizada com seu público com este tipo de comunicação, você ainda pode explorar o contato para oferecer oportunidades de recompra, upsell e cross sell.

Início da Primavera
→ 22 de setembro

Destaque produtos que combinem com a estação, como roupas leves, acessórios coloridos e itens de decoração floral.

Ofereça descontos sazonais para atrair a atenção dos clientes que buscam renovar o guarda-roupa e a casa nessa temporada.


 

Outubro

Dia das Crianças
→ 12 de outubro

Para quem vende brinquedos, jogos ou outros tipos de produtos educativos, nem é preciso falar da importância desta data aqui, certo?

A partir das vendas geradas no Dia das Crianças, é possível obter novos insights sobre produtos de interesse ou comprados. Afinal, a Black Friday e o Natal estão logo ali.

Halloween
→ 31 de outubro

Certos momentos do calendário comercial exigem uma dose extra de criatividade – e o Halloween certamente está entre elas.

O time da Spookies, uma marca independente de moda alternativa, soube unir a chegada da data e um conteúdo interativo dentro do calendário comercial:

Email interativo de Halloween criado pela Spookies

Novembro

Dia Mundial do Veganismo
→ 01 de novembro

Sua marca vende produtos veganos?

Comemore a data que celebra este movimento que ganha cada vez mais destaque criando uma ação especial para os contatos engajados e atraindo novos adeptos!


 

Black Friday
→ 29 de novembro

A queridinha (e temida) de todo o E-commerce não pode ficar de fora desta lista. Afinal, a cada ano que passa os consumidores estão mais ansioso pela data e pelos benefícios que podem encontrar.

Contudo, para garantir que a sua empresa consiga desfrutar da Black Friday independente da expectativa de vendas para a data, tenha em mente alguns fatores:

  • Base de contatos bem segmentada;
  • Dados sobre compras realizadas anteriormente pelos clientes;
  • Pontos de captação de novos leads – site, redes sociais, landing pages específicas para a data, entre outros;

 

Dezembro

Cyber Monday
→ 2 de dezembro

Se você achou que a Black Friday era o último momento para impulsionar as vendas da sua loja virtual, saiba que esta é uma data que também pode ser explorada.

Um estudo divulgado pela Criteo mostrou que, entre a data oficial da Black Friday e a Cyber Monday, ouve uma alta de 20% nas vendas.


 

Natal
→ 25 de dezembro

Depois de Black e Cyber Monday, só o Natal para garantir a meta batida na reta final do ano!

Em qualquer período do calendário comercial é importante que suas ações de CRM estejam bem estruturadas, mas aqui é ainda mais importante para garantir uma campanha de sucesso. Por isso, lembre-se de obter o maior número de dados comportamentais sobre o público para criar envios de email, SMS ou WhatsApp direcionados da maneira adequada!

Fim de ano
→ 26 – 31 de dezembro

Aos 45′ do segundo tempo também dá pra vender e engajar clientes!

Você pode explorar o fim de ano para criar alguma campanha pontual com produtos que seguem em estoque e/ou adicionar um toque institucional com uma mensagem clássica de fim de ano.


Checklist para aumentar suas vendas em datas comemorativas

Além de ficar por dentro das datas especiais que podem ser exploradas, é preciso ter em mente o que você pode fazer para mostrar valor para o público ao longo do calendário comercial.

#1 Programas de fidelidade

Implemente programas de fidelidade que oferecem recompensas e benefícios para os clientes que gastam acima de um determinado valor, estimulando-os a aumentar o ticket médio em suas compras.

#2 Ofertas especiais

Incentive os clientes a adquirirem mais produtos ou a optarem por pacotes ou combos, aumentando assim o valor médio das compras.

#3 Cross-sell e upsell

Ofereça produtos complementares ou de maior valor para os clientes durante o processo de compra, o que pode levar ao aumento do valor total da transação.

#4 Recuperação de carrinhos abandonados

Aproximadamente 50% dos usuários desistem de compras após adicionarem itens no carrinho. Não deixe seu E-commerce fazer parte desta estatística.

#5 Frete grátis com valor mínimo

Estabeleça uma política de frete grátis para compras acima de um determinado valor, incentivando os clientes a comprarem mais itens para atingir esse limite.

#6 Invista em uma estratégia multicanal

Esteja presente em todos os canais que os potenciais clientes estão.

Um bom estudo de buyer persona combinado com uma plataforma de automação de marketing e uma estratégia de mídia bem direcionada podem ser a chave para ampliar sua receita.

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Eduardo Brum

Redator da Dinamize, Podcaster, jornalista em formação e interessado em tudo que envolve criatividade e produção de conteúdo. Gosta de boa musica, livros e memes.

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