Carnaval do marketing digital: ô abre alas para o lead entrar

Existe um período específico do ano onde todas as escolas de marketing digital se apresentam, ao redor do Brasil, desfilando suas alegorias e buscando conquistar mais o seu público.

A apresentação de sua empresa é julgada a todo o momento. Quesitos como produção de fantasias e conteúdo, engajamento e coreografia para o público, presença da sua marca nas redes sociais são alguns dos exemplos avaliados 😉

Então se prepare bem para o incrível….

Escolas de Samba

No carnaval do marketing digital, cada escola tem o seu jeito de apresentar o conteúdo para os foliões, mas nem sempre é o jeito certo. Não identificar a maneira mais efetiva de se apresentar pode fazer com que você perca pontos na avaliação final.

Para saber que tipo de conteúdo pode agradar na hora da apresentação, conheça os seus avaliadores. Realize estudos de buyer persona para saber quem eles são e quais as suas necessidades.

Então venha conhecer as principais escolas de samba e a maneira como cada uma curte o carnaval.


Unidos do Anúncio sem Planejamento

Muitas escolas cometem exageros em suas apresentações, pensando em atrair mais seguidores fiéis. Algumas delas cometem o mesmo erro, todos os anos: anúncios sem um direcionamento efetivo.

Mesmo com diversos serviços que auxiliam na segmentação de público para o anúncio, essas escolas acabam caindo em vícios difíceis de abandonar. Um dos erros mais comuns é o de encaminhar uma divulgação para um grande número de pessoas, sem se preocupar com o interesse desse público.

Veja abaixo algumas dicas para não repetir os erros da Unidos do A.s.P:

Como anunciar no Facebook e Instagram
Tipos de públicos para anunciar no Facebook
4 passos para impulsionar uma publicação


Império do Marketing de Conteúdo

A escola que conseguir construir um império com conteúdos relevantes estará sempre à frente das demais. Através de uma estratégia de marketing de conteúdo efetiva, você pode alcançar as melhores posições de busca no Google e no coração dos seus leads.

Vale lembrar que o marketing de conteúdo pode ser utilizado para fidelizar os seus clientes, e não apenas para atração de novos leads!

Nós podemos ajudar o seu império a dominar seu mercado alvo, divulgando ao seu povo conteúdo de qualidade, apresentado em forma de ebook:

Aprenda tudo para criar um eBook de qualidade: do início ao fim

No carnaval tome cuidado com o HTML

É um perigo sair pegando HTML por ai! Depois que você enviou o email não tem mais mamãe eu quero. No caso do email devemos nos previnir bastante. Saiba mais aqui

Imperatriz da Captação de Contatos

Escola conhecida mundialmente. Suas ações para captar novos seguidores são referência para todos os que desejam estruturar uma estratégia de marketing digital de forma efetiva.

Os seguidores da Imperatriz são conquistados a partir de formulários bem distribuídos no site e nas redes sociais. Dessa forma, o público se torna mais próximo da escola e fica por dentro de tudo que vai ocorrer no desfile.


Veja alguns posts que podem te ajudar a seguir os passos da Imperatriz:

Como captar contatos no Facebook
9 dicas para atrair novos leads


Acadêmicos do Email em Massa

Uma das práticas mais comuns nesta festa é o envio de email marketing, como forma de divulgar ao público sua empresa ou uma determinada ação dela.

Um erro comum é achar que os envios devem ser realizados para o maior número de pessoas, independente do interesse delas. Qualidade e quantidade nem sempre andam juntas, nem mesmo no carnaval.

Leia também nosso post sobre como criar fluxos de automação com email marketing.


Avaliação

Agora que você já conhece algumas das escolas de marketing digital, já tem uma noção do que fazer e do que não fazer nesse carnaval. Para garantir seu melhor desempenho, aqui vão algumas dicas sobre os itens que tem maior relevância na definição da nota final.

Confira abaixo o que você precisa para garantir um bom resultado.

Os contatinhos bombam no carnaval…. Então não esqueça de pegar email e fones atualizados. E se livre de uma vez por todas dos que só visualizam e não respondem! Chega de Bounce na sua vida, valorize-se: veja essa dica quente aqui pra você por a lista em ordem. Já essa dica, vai dar muito match 😉
Comissão de frente e Porta-bandeira

São avaliadas a partir da confiabilidade que sua escola passa para quem acompanha seu desfile. É natural que, antes de decidir acompanhar uma apresentação, o público busca por informações na web, como opiniões de outras pessoas que já tiveram alguma experiência com você.

Caso sua marca não conte com uma boa reputação, a resistência para ouvir o que você tem a dizer será maior. Para evitar isso, seja transparente com seu público em todos os canais, interagindo com eles e solucionando todo o tipo de problema que eles possam reportar.

Social CRM: o que é e como utilizar
O que é Google Meu Negócio e como criar uma conta

Chegou a turma do funil…. de vendas!

Ai, ai ninguém dorme no ponto! Ainda mais com a melhor automação de marketing do mercado, saiba mais aqui

Samba-enredo

Contempla tudo que diz respeito às propostas da escola. Quais conteúdos serão utilizados durante o desfile e de que forma podem impactar as pessoas que acompanham a apresentação.

Caso convença o público de que o seu conteúdo é qualificado, eles podem compartilhar sua mensagem com mais pessoas.

Marketing digital nas redes sociais
Dicas para produzir conteúdo em blogs


Alegoria e adereço

Já falamos que quem deseja se destacar na avenida precisa de conteúdo, certo? Utilize recursos que despertem interesse na sua marca. Encher de vento o seu conteúdo, assim como o bonecão do posto faz, é vacilo 😉

Um formato de conteúdo que é cada vez mais explorado é o conteúdo em vídeo. Seja nas redes sociais, na página inicial do seu site ou mesmo em seus textos de blog, os vídeos podem cumprir um papel efetivo para passar ao público a sua ideia de forma mais efetiva.

5 ferramentas grátis para edição de vídeos online
Aprenda a utilizar o IGTV
Como criar um canal no YouTube


Evolução

Quesito onde são julgadas e analisadas todas as suas estratégias que foram colocadas em prática. Quantas novas pessoas foram atraídas para acompanhar sua escola desfilando, quantos viraram clientes e quão engajados estão.

Para que sua escola não vire um Bloco do Eu Sozinho, acompanhe as métricas de cancelamento ou perdas de foliões ao longo do desfile!

Conheça outras 17 métricas de Inbound Marketing, que são usadas pelas grandes escolas do marketing digital!


Nota Final

Todo carnaval tem seu fim, faz parte. Depois de conhecer as principais escolas do marketing digital e os itens avaliados durante o desfile, você está pronto para alcançar o melhor resultado possível.

Resultado da estratégia de marketing digital, NOTA: 10!


Por Eduardo Brum, Francis Fussiger, Giulia Vargas e Caroline Gomes

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!

Francis Fussiger

Analista de Sistemas, Desenvolvedor de Software, trabalha também com analise de marketing digital e otimização de SEO. Adora ciência, punk rock e gifs; estuda memética por diversão

Veja mais conteúdos do autor

Eduardo Brum

Redator da Dinamize, Podcaster, jornalista em formação e interessado em tudo que envolve criatividade e produção de conteúdo. Gosta de boa musica, livros e memes.

Veja mais conteúdos do autor

Caroline Gomes - Diretora de Conteúdo e Ensino na Dinamize
Caroline Sands

Especialista em E-mail Marketing e Entregabilidade de Email, trabalho a mais de 7 anos diretamente com a implementação de softwares de e-mail marketing e automação de marketing digital na empresa Dinamize.

Veja mais conteúdos do autor

Giulia Vargas

Analista de Marketing, formada em Comunicação Social - Relações Públicas na PUCRS - Adora os livros e filmes do Harry Potter.

Veja mais conteúdos do autor

Leia também

Confira outros conteúdos que você pode curtir: