Como vender mais no Dia das Mães

Por e Automação de Marketing, Datas Comemorativas, Dinamize Automation, Email Marketing, Marketing Digital

como-vender-mais-no-dia-das-maesQuando o assunto é gerar vendas, o Dia das Mães perde apenas para outras duas datas: Black Friday e Natal. Separamos aqui algumas dicas para que você consiga vender mais nessa data.

Em tempos de quarentena, muitos negócios tiveram que se reinventar para continuar vendendo. E nesse sentido, muitas empresas que ainda não estavam no digital ou que não tinham presença forte no mundo online, precisaram se adaptar e rápido.

Em estudo realizado pela ABCOMM, inicialmente houve uma retração no volume de vendas. Contudo, a partir de 29 de março, foi identificado um crescimento de 28,83% nas compras através de lojas virtuais.

E em datas como Dia das Mães que se aproxima, celebrar momentos especiais se torna cada vez mais importante – mesmo que tenhamos que fazer isso virtualmente. Com todas incertezas do atual cenário, a sua campanha de vendas para o Dia das Mães também precisará se adaptar para fortalecer o relacionamento com os clientes e, como consequência, aumentar as vendas nesse período.


o-que-os-consumidores-esperam-da-dataO que os consumidores esperam do Dia das Mães

A Social Miner realizou uma pesquisa sobre intenção de compra<no Dia das Mães. O estudo apresenta uma série de dados que podem ajudar você com ideias do que pode funcionar melhor, veja alguns dados:


Deixar para última hora?

Os consumidores buscam por ofertas até 15 dias antes da data. Planeje com antecedência suas ações, apresentando aos poucos para os seus seguidores as oportunidades de compra que eles terão no Dia das Mães.


O que importa mais na hora de comprar

O que mais influencia os consumidores a comprarem é preço do produto (46,4%), seguido de promoções (25,8%). Fatores como atendimento e facilidade no pagamento também foram destacados pelo público.


Marketing digital ou marketing tradicional?

Você já deve ter lido sobre qual dos dois métodos pode funcionar melhor. A resposta para essa pergunta pode variar, por um motivo bem simples: as buyer personas da sua marca.

Ao saber quais são os costumes do seu público, você saberá quais canais ele utiliza para se informar, além de outras informações que podem ajudar a segmentar sua divulgação. A partir disso, é mais fácil definir sua estratégia de marketing digital, marketing tradicional ou então um pouco de cada uma delas.


Não esqueça de quem já é seu cliente

Quando questionados sobre adquirirem produtos nas mesmas lojas que frequentaram em 2018, 65,9% dos consumidores ainda não chegaram a uma decisão. 21,7% disseram que não comprarão nas mesmas lojas e apenas 12,4% pretendem comprar na mesma loja.

O fator mais importante para entre os que pretendem comprar o presente na mesma loja é a qualidade dos produtos.


criando-acao-para-vender-maisAções de marketing para vender mais no Dia das Mães

Agora que já sabe da importância do Dia das Mães, veja o que você pode fazer para garantir os melhores resultados.


Personalize sua campanha de email

Ao personalizar seus emails, você torna-o mais relevante e atraente para seus clientes. Isso também mostrará que você entende suas necessidades e preocupações, além de estar atento aos seus interesses.

Os emails orientados à dados obtidos de campanhas anteriores ou do próprio comportamento do contato, como a partir do lead tracking do usuário no seu site, permitirá conteúdos com recomendações personalizadas de produtos e descontos específicos para cada público.


Promoções que agreguem valor

Agora, mais do que nunca as pessoas estão buscando economizar em suas compras. Então, ofereça promoções como frete grátis, principalmente para clientes que não tinham como hábito a compra online, pois não eram um custo que estavam acostumados a incluir em suas compras.


Torne sua campanha atraente de marketing digitalTorne sua campanha atraente

Muitos de seus contatos estão entediados e isolados em casa. Além, de todos os seus concorrentes agora também estarem online, sua campanha precisa chamar a atenção. Procure cativar seu público com criatividade, humor e entretenimento. Envolva-o agregando interatividade e personalidade para sua campanha do Dia das Mães. Experimente explorar os mais diversos canais e mídias.

 


Saiba quais são os contatos mais próximos de se tornarem clientes no dia das mães

Saiba quais são os contatos mais próximos de se tornarem clientes

Com o auxílio de ferramentas de automação de marketing, você verifica quem está mais perto de se tornar cliente. Ao diferenciar o público, as ações feitas pela sua marca podem ser mais efetivas. Uma forma de fazer esse controle de engajamento é através do Lead Scoring, que consiste em atribuir pontos para cada interação dos contatos.

Por exemplo, quem visualizou um envio de email marketing ganha 5 pontos, clicou em um link ganha + 5 pontos etc. Dados cadastrais (como cargo ocupado na empresa) também podem ser considerados para que o lead ganhe pontos.


Conte histórias que motivem o público a comprar no Dia das Mães

Copywriting é a prática de produzir uma narrativa que leve o público para uma decisão no final da leitura. Como estamos falando de uma data comemorativa, explorar alguns gatilhos como urgência e apresentar histórias de sucesso envolvendo o seu negócio pode ajudar.

Lembre-se: sempre que prometer alguma solução para um consumidor, tenha certeza de que está ao seu alcance entregá-la. Convencer as pessoas que o seu serviço entrega algo que sua marca não pode proporcionar será prejudicial para a reputação dela.


Conheça os interesses do público no dia das mãesConheça os interesses do público

Você deve ter percebido que entender o comportamento do público é vital para que uma campanha seja bem sucedida. Vamos falar sobre a interação dos contatos em um ponto específico: o site da sua marca.

Com algumas configurações em seu site, você consegue integrá-lo com ferramentas de automação de marketing. Com a integração, é possível analisar quais páginas foram navegadas pelos seus leads. A partir desses dados, criar ações com base no conteúdo que mais interessou eles enquanto navegavam.


Mantenha os clientes fidelizados

Clientes satisfeitos podem se tornar evangelizadores, fazendo com que mais pessoas sigam sua marca. Esse tipo de engajamento pode funcionar de forma mais efetiva nas redes sociais , onde o público tem a opção de compartilhar as publicações para outros usuários, que ainda não acompanham você.


Além de motivar seus clientes a atrair outras pessoas para a compra, use os dados cadastrais que tiver deles para fazer com que adquiram novos produtos. Incentivos como descontos, produtos complementares, com valor elevado podem funcionar.
Obs: se você tiver clientes que não sejam engajados com sua marca, experimente incluir produtos de valores mais baixos, em relação aos adquiridos anteriormente por eles.

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing com o Dinamize Automation?

Conheça agora!


E aí, preparado para aumentar as vendas no Dia das Mães?

Leia também nossos posts sobre marketing na Black Friday e email marketing em datas comemorativas!


Autores


Caroline Gomes - Diretora de Conteúdo e Ensino na Dinamize
Caroline Sands

Especialista em E-mail Marketing e Entregabilidade de Email, trabalho a mais de 7 anos diretamente com a implementação de softwares de e-mail marketing e automação de marketing digital na empresa Dinamize.

Veja conteúdos do Autor

+ Sobre o Autor

Eduardo Brum

Redator da Dinamize, Podcaster, jornalista em formação e interessado em tudo que envolve criatividade e produção de conteúdo. Gosta de boa musica, livros e memes.

Veja conteúdos do Autor