Como vender mais no Dia das Mães

Eduardo BrumAutomação de Marketing, Datas Comemorativas, Email Marketing, Marketing Digital, MKT2EasyLeave a Comment

como-vender-mais-no-dia-das-maesQuando o assunto é gerar vendas, o Dia das Mães perde apenas para outras duas datas: Black Friday e Natal. Separamos aqui algumas dicas para que você consiga vender mais nessa data.

A expectativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) é de que o comércio deve faturar R$ 3,3 bilhões com o dia das mães. No ano passado, o faturamento chegou aos R$ 2,11 bilhões, segundo pesquisa da Ebit.


o-que-os-consumidores-esperam-da-dataO que os consumidores esperam do Dia das Mães

A Social Miner realizou uma pesquisa sobre intenção de compra no Dia das Mães. O estudo apresenta uma série de dados que podem ajudar você com ideias do que pode funcionar melhor, veja alguns dados:


Deixar para última hora?

Os consumidores buscam por ofertas até 15 dias antes da data. Planeje com antecedência suas ações, apresentando aos poucos para os seus seguidores as oportunidades de compra que eles terão no Dia das Mães.

O que importa mais na hora de comprar

O que mais influencia os consumidores a comprarem é preço do produto (46,4%), seguido de promoções (25,8%). Fatores como atendimento e facilidade no pagamento também foram destacados pelo público.

Marketing digital ou marketing tradicional?

Você já deve ter lido sobre qual dos dois métodos pode funcionar melhor. A resposta para essa pergunta pode variar, por um motivo bem simples: as buyer personas da sua marca.

Ao saber quais são os costumes do seu público, você saberá quais canais ele utiliza para se informar, além de outras informações que podem ajudar a segmentar sua divulgação. A partir disso, é mais fácil definir sua estratégia de marketing digital, marketing tradicional ou então um pouco de cada uma delas.

Não esqueça de quem já é seu cliente

Quando questionados sobre adquirirem produtos nas mesmas lojas que frequentaram em 2018, 65,9% dos consumidores ainda não chegaram a uma decisão. 21,7% disseram que não comprarão nas mesmas lojas e apenas 12,4% pretendem comprar na mesma loja.

O fator mais importante para entre os que pretendem comprar o presente na mesma loja é a qualidade dos produtos.


criando-acao-para-vender-maisCriando uma ação para vender mais

Agora que já sabe da importância do Dia das Mães, veja o que você pode fazer para garantir os melhores resultados.


Saiba quais são os contatos mais próximos de se tornarem clientes

Com o auxílio de ferramentas de automação de marketing, você verifica quem está mais perto de se tornar cliente. Ao diferenciar o público, as ações feitas pela sua marca podem ser mais efetivas. Uma forma de fazer esse controle de engajamento é através do Lead Scoring, que consiste em atribuir pontos para cada interação dos contatos.

Por exemplo, quem visualizou um envio de email marketing ganha 5 pontos, clicou em um link ganha + 5 pontos etc. Dados cadastrais (como cargo ocupado na empresa) também podem ser considerados para que o lead ganhe pontos.

Conte histórias que motivem o público a comprar

Copywriting é a prática de produzir uma narrativa que leve o público para uma decisão no final da leitura. Como estamos falando de uma data comemorativa, explorar alguns gatilhos como urgência e apresentar histórias de sucesso envolvendo o seu negócio pode ajudar.

Lembre-se: sempre que prometer alguma solução para um consumidor, tenha certeza de que está ao seu alcance entregá-la. Convencer as pessoas que o seu serviço entrega algo que sua marca não pode proporcionar será prejudicial para a reputação dela.

Conheça os interesses do público

Você deve ter percebido que entender o comportamento do público é vital para que uma campanha seja bem sucedida. Vamos falar sobre a interação dos contatos em um ponto específico: o site da sua marca.

Com algumas configurações em seu site, você consegue integrá-lo com ferramentas de automação de marketing. Com a integração, é possível analisar quais páginas foram navegadas pelos seus leads (processo conhecido como Lead Tracking). A partir desses dados, criar ações com base no conteúdo que mais interessou eles enquanto navegavam.

Mantenha os clientes fidelizados

Clientes satisfeitos podem se tornar evangelizadores, fazendo com que mais pessoas sigam sua marca. Esse tipo de engajamento pode funcionar de forma mais efetiva nas redes sociais, onde o público tem a opção de compartilhar as publicações para outros usuários, que ainda não acompanham você.

Além de motivar seus clientes a atrair outras pessoas para a compra, use os dados cadastrais que tiver deles para fazer com que adquiram novos produtos. Incentivos como descontos, produtos complementares, com valor elevado podem funcionar.

Obs: se você tiver clientes que não sejam engajados com sua marca, experimente incluir produtos de valores mais baixos, em relação aos adquiridos anteriormente por eles.

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E aí, preparado para aumentar as vendas no Dia das Mães?

Leia também nossos posts sobre marketing na Black Friday e email marketing em datas comemorativas!

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