Vender na Cyber Monday: veja o que é e como aumentar suas vendas!

Por CRM e Vendas, Dicas, Email Marketing, Geração de Leads

vender cyber monday

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Criar uma estratégia adequada é a chance de vender na Cyber Monday e, não apenas lucrar mais, mas também tornar seu negócio mais conhecido. Muitas pessoas esperam essa data por meses para aproveitar as ofertas.

Portanto, surge a possibilidade de disputar o público com grandes varejistas do ramo, sobretudo durante o período em que ocorre a Cyber Monday. Diante disso, é melhor preparar sua empresa para esse dia tão importante no comércio eletrônico.

Neste post, vamos explicar o que é a Cyber Monday e como ela surgiu, além de compartilhar dicas incríveis para aumentar suas vendas na data!


vender cyber mondayO que é Cyber Monday?

A Cyber Monday é um evento de vendas que acontece exclusivamente online. A Segunda-feira Cibernética só perde para a Black Friday, mas está no caminho para se tornar uma das datas mais esperadas do ano no varejo.

Contudo, diferentemente da Black Friday, a Cyber Monday não acontece em lojas físicas. Ou seja, é voltada apenas ao comércio eletrônico, representando uma excelente oportunidade para os e-commerces. Portanto, os empreendedores que trabalham apenas com lojas virtuais também conseguem aproveitar e aumentar as vendas no período.

As lojas varejistas dão descontos atrativos nos mais diversos tipos de produtos, como por exemplo roupas, cosméticos e eletrônicos. Além de ser um momento para desafogar o estoque, também é uma boa oportunidade para converter leads com a coleta de dados.


vender cyber mondayOrigem da Cyber Monday e a importância dela para o e-commerce

A data surgiu por volta de 2005, nos Estados Unidos, assim que se percebeu que as compras via comércio eletrônico aumentavam na primeira segunda-feira depois da Black Friday.

Dessa maneira, a Cyber Monday surgiu quase sem querer. Ellen Davis, vice-presidente sênior da Federação de Varejo dos EUA, confirmou em um estudo que as lojas de varejo online percebiam um crescimento de até 77% nas vendas depois da Black Friday.

A partir disso, a data se tornou uma espécie de prorrogação das promoções de sexta, mas que tinha foco na venda de itens eletrônicos e games. No entanto, profissionais que possuem apenas a loja virtual também começaram a aderir, o que fez com que o alcance da data aumentasse ainda mais.

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Quando ocorre a Cyber Monday?

A Segunda-feira Cibernética acontece logo após o Dia de Ação de Graças norte-americano, que acontece na última quinta-feira de novembro. Assim, na sexta-feira ocorre a Black Friday e a Cyber Monday na segunda-feira seguinte.

Nesse sentido, além das preparações para a Black Friday, muitas lojas já aproveitam o embalo e planejam as ofertas para o e-commerce. Gerar mais vendas é o sonho de qualquer empreendedor, não é mesmo?


vender cyber mondayComo vender na Cyber Monday

Apesar de ter início lá em 2005, nos EUA, a data só começou a ganhar mais visibilidade por aqui em meados de 2012. Entretanto, a cada ano a Cyber Monday se expande mais e ganha força dentro do mercado nacional.

Já em 2015, apenas três anos após a primeira Cyber Monday no Brasil, houve um registro de que o faturamento na data foi 55% acima do esperado, chegando a mais de R$ 294 milhões. O número de pedidos ficou em torno de 680 mil (em apenas um dia!). Portanto, isso só reforça o crescimento expressivo das vendas virtuais no país.

Diante desses números promissores, você já percebeu como a data é importante para o e-commerce, certo? Confira então nossas dicas de como se preparar para a Cyber Monday no Brasil!

Faça um planejamento para a data

Assim como qualquer outra campanha, é preciso criar estratégias que farão o seu negócio se destacar entre os outros. E isso não diz respeito apenas ao preço, mas sim em entregar valor para seus clientes. Dessa forma, faça um planejamento com todas ações que serão postas em prática para atrair seu público-alvo. Foque em:

  • ofereça preços atrativos;
  • deixe as regras das promoções claras para os consumidores;
  • faça campanhas personalizadas para cada público;
  • invista em anúncios segmentados;
  • crie uma landing page específica para a data;
  • divulgue nas redes sociais, site e blog;
  • ofereça algo muito exclusivo;
  • envie e-mails antes, durante e depois;
  • observe se os servidores suportarão o aumento de acessos no dia;
  • invista em campanhas para aquisição de leads com antecedência;
  • agrupe produtos similares e aposte em cross-selling.

Crie diferentes identidades visuais

Por mais que a sua marca tenha uma identidade visual forte, algumas modificações podem ajudar a criar ações mais atrativas. Desse modo, as campanhas podem ter layouts especiais para a data com selos e outros sinais de que a loja participa do evento.

Esse tipo de sinalização no site, blog, e-mails e nas redes sociais será determinante para o aumento do tráfego no site. Portanto, os visitantes retornarão para conferir os descontos e, quem sabe, farão as compras no seu e-commerce.

Invista na divulgação da sua marca

Uma das oportunidades que a data oferece é o alcance de novos usuários. Nesse sentido, investir na divulgação é essencial para atingir o maior número de pessoas interessadas. Às vezes, os visitantes podem nem fazer compras no primeiro momento, mas eles aproveitam para conhecer melhor a sua loja.

Para ter bons resultados, crie campanhas segmentadas e invista em mídia paga. Use também técnicas como storytelling para envolver leads e gatilhos mentais, além de priorizar a otimização SEO. Outro ponto importante: não esqueça das automações de carrinho abandonado e de navegação no site.

Ofereça descontos de verdade

Talvez você já tenha visto alguém fazer a velha piada sobre a “Black Fraude”. Afinal, muitas empresas fingem fazer promoções, quando na verdade elas apenas elevam os preços dos produtos para dar descontos falsos. Esse tipo de ação é prejudicial para todo o mercado, uma vez que as campanhas ficam desacreditadas.

Imagine que um cliente acompanha o preço de um produto por semanas, aguardando a Cyber Monday para fazer seu pedido. Entretanto, quando chega a segunda-feira tão esperada, ele se depara com o item no mesmo valor, só que com um desconto falso. Isso será frustrante e ele com certeza falará mal da loja, e com razão, não é?

Assim, aproveite a Cyber Monday para fazer ações realmente relevantes, que deixem os clientes felizes. Além disso, deixe o atendimento atento para resolver quaisquer dúvidas ou problemas que os visitantes possam ter.

Aposte em diferentes horários

Se as suas promoções forem focadas em horários específicos, será mais fácil para os compradores se programarem para fazer as compras. No entanto, caso isso não seja feito, a tendência é que eles comprem em outras lojas com receio do produto que desejam esgotar.

Dessa maneira, faça suas ações promocionais em horários diferentes e deixe seu público ciente disso. Também crie alertas para que em determinados momentos estarão valendo alguns cupons de desconto, por exemplo. Essas são técnicas que podem prender a atenção dos seus clientes.

Percebeu como vender na Cyber Monday é uma chance única para atrair mais consumidores, converter leads aumentar o alcance do seu negócio? Portanto, não perca mais tempo e planeje todos os detalhes para melhorar seu faturamento nesse período!

Caso ainda tenha dúvidas de como fazer isso, confira nosso artigo sobre o que é processo de vendas e como criar o seu!

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