Como fazer o email marketing gerar novos clientes

Eduardo BrumAutomação de Marketing, Dinamize, Email Marketing, Marketing Digital

Depois de listar algumas dicas para dar início a sua estratégia de email marketing, chegou o momento entender como usar essa ferramenta para gerar novos clientes. São essas ações que podem gerar mais vendas ao seu negócio.

Vamos lá?

Base de contatos engajada

Para ter um bom desempenho com suas ações, trabalhe com um público que deseja manter contato com a sua marca.

Quando seus emails são direcionados para pessoas que se interessam pelo seu negócio, as chances de engajamento são maiores. Por consequência, aumentam também as possibilidades de compra.

Enviar emails para contatos que não estão interessados no seu conteúdo é um desperdício de tempo e ainda pode gerar denúncias por parte de quem recebe suas mensagens.

As denúncias ocorrem, em sua maioria, por pessoas que não autorizaram o recebimento de emails vindos de uma determinada empresa ou então consideram a quantidade de emails enviada acima do adequado. De acordo com a quantidade de denúncias, seus envios podem ser bloqueados pelos provedores de email (como Gmail, Outlook, Yahoo).

Conteúdo

Para cativar seus contatos, nada como uma peça de email com um conteúdo que apresente de forma clara a sua empresa e o principal objetivo da sua comunicação. Pense também em dar uma continuidade a sua comunicação em outros canais, indicando locais em que o leitor pode acessar mais conteúdos do seu negócio, como site e redes sociais.

Algumas dicas para personalizar o conteúdo dos seus envios de email marketing:

Assunto do email marketing

É a primeira parte do conteúdo que o público terá acesso. Por isso, um assunto que desperte o interesse pode gerar um maior número de abertura de email marketing.

Definir um assunto personalizado, com o nome do contato ou da empresa, pode gerar um impacto positivo para o seu envio. Além disso, crie um texto que esteja de acordo com a mensagem que você deseja passar. Lembre-se de ser objetivo nesse momento!

Como saber qual o melhor assunto?

Testar é a única forma de saber qual assunto apresenta melhor desempenho no seu email marketing. Você pode fazer um teste A/B com diferentes ideias de assunto e enviando para uma parcela da sua base de contatos. No fim do resultado, envie para o restante a peça com o assunto que teve o melhor índice de abertura.

Defina o preheader

O preheader funciona como a extensão do assunto do email. Ele é exibido em um tom mais claro logo após o assunto. Use-o para instigar seu leitor a querer ver como termina aquele conteúdo.

exemplo preheaderQuer saber como configura-lo? O preheader é configurado através da edição do código HTML da sua peça de email. Caso você não faça nenhuma alteração, o preheader será a primeira frase do conteúdo da sua peça.

Texto e imagem

Uma mensagem com muito texto pode se tornar cansativa para quem a recebe. Equilibrar imagens e texto em seu conteúdo pode torná-lo mais atrativo.

Esse equilíbrio também é importante para evitar que sua mensagem seja bloqueada pelos provedores de email ou direcionada para a caixa de Spam. Esses serviços utilizam o texto da peça para verificar se a mensagem é confiável. Logo, pouco texto pode ser um problema.

Ferramentas como MailTester e Litmus possibilitam a realização de testes, para conferir se o conteúdo da sua mensagem precisa de alguma alteração.

  • MailTester: a versão gratuita disponibiliza 3 testes por dia;
  • Litmus: não conta com uma versão gratuita.
tipos-de-enviosTipos de envios

Depois de atrair o público para a sua base, chega a hora do primeiro contato com eles. Você pode enviar um email com uma apresentação simples ou então alguma mensagem encorajadora, oferecendo seus serviços a eles.

Envio de boas vindas

Um envio de boas vindas pode gerar um engajamento maior do que emails enviados normalmente. Isso porque o contato se cadastrou recentemente no seu site e espera por algum tipo de notificação.

Por isso, não perca a oportunidade de encaminhar um incentivo para que os novos assinantes realizem alguma compra. Como é um primeiro contato, um desconto especial pode ajudar.

Alguns serviços não trabalham necessariamente com a venda de diversos itens, mas sim com assinaturas para um produto em específico. Esse é o caso da Email on Acid, que oferece um serviço para teste de email, com análise das mensagens criadas, entre outras funcionalidades.

O email de boas vindas apresenta a empresa e conta com um botão em destaque, que direciona o usuário para o cadastro de uma ação esperada.

modelo de email trialProdutos de interesse

Você lembra da importância de trabalhar com uma base de contatos segmentada, certo?

Se você souber quais produtos são de interesse de cada um dos contatos, use esse tipo de filtro para seus envios. É uma ótima opção caso você ofereça diversos tipos de produtos e queira especificar suas ações de email marketing.

Produtos em destaque

Se não souber os tipos de produtos que interessam aos seus contatos, pode criar envios com os produtos que contam com maior procura e/ou com os novos itens da sua marca.

Outra opção é apresentar os produtos com preço mais baixo. Ao apresentar itens com valor mais acessível ou promoções, você motiva os contatos que ainda não realizaram a primeira compra.

Produtos de acordo com a navegação no site

Verifique a interação dos contatos em seu site, como tempo de navegação em determinadas páginas, para identificar quais produtos despertam maior interesse. Analise também quais contatos adicionaram produtos no carrinho do site mas não efetuaram a compra.

Ferramentas de email marketing geralmente contam com uma funcionalidade que permite integrar seu site e automatizar este processo. Assim, cada vez que um contato acessar suas páginas e não finalizar uma compra, ele pode receber de forma automática um envio com o produto abandonado.

E você, já usa algumas dessas estratégias para obter novos clientes?
Deixe suas sugestões nos comentários e até a próxima dica!


Este texto foi publicado originalmente no GeraçãoE, do Jornal do Comércio. Publicamos dicas exclusivas de marketing digital todas as semanas na página do GE, que são publicadas de forma quinzenal na edição impressa do jornal.


Produzido por Eduardo Tavares e Eduardo Brum.