Email marketing de boas-vindas: como criar?

Por e Automação de Marketing, Capa, Dicas, Dicas do Dinamize Mail, Dinamize Mail, Email Marketing, Geração de Leads, Inbound Marketing, Marketing Digital

Aprendar como criar um Email marketing de boas-vindas passo a passo.

O email marketing de boas-vindas é a primeira mensagem que você deve enviar para seus novos contatos.

Essa mensagem será a primeira impressão que o contato terá sobre a sua marca e é muito importante que ela seja positiva, pois certamente irá contribuir para que esse contato se torne um cliente no futuro. 

Novos contatos são aqueles que preencheram um formulário de newsletter do seu site ou de uma landing page, por exemplo. Assim que o contato passa a fazer parte de sua lista de emails, é hora de apresentar sua empresa ou produto em detalhes. É aí que entra o email de boas-vindas. Aproveite esse primeiro momento para se comunicar pois, depois disso, o público pode acabar perdendo o interesse na sua marca.


Como criar o layout do email de boas-vindas

Criar um email de boas vindas automatizado é fundamental dentro de qualquer estratégia de marketing. Em resumo esse tipo de envio é ideal para apresentar todas as informações relevantes ao público e mantê-lo engajado com sua marca.

Mas como ser objetivo sem deixar informações de fora? Como apresentar a empresa, produtos e serviços e manter a atenção do contato sem ser um email extenso? 

Para responder essas e outras dúvidas na criação do email de boas-vindas para seu cliente, trouxemos algumas dicas para a criação do layout para seu email:


Enviavam um email de boas-vindas

  • Assunto e remetente precisam ser claros

Assunto e remetente são as primeiras informações que o seu contato vai ter acesso. Principalmente esses dois itens impactam diretamente na decisão de abrir o email de boas-vindas quando ele chegar na caixa de entrada.

O nome do remetente do envio, assim como o email precisam estar bem identificados com o nome da sua empresa e, claro, com o mesmo nome da página onde o contato realizou o seu cadastro. 

Ainda sobre o assunto: utilizar opções simples e objetivas é um ótimo começo, como o clássico “%Primeiro_nome%,  seja bem-vindo”. Outra estratégia que pode fazer sucesso é utilizar no assunto verbos que incentivem a ação, como por exemplo: acesse, conheça, veja etc.

Aqui nesse artigo temos muitas outros dicas sobre a criação de assunto no email marketing


taxa de abertura no email marketing de boas vindas

  • Não crie um email muito extenso

Os emails muito grandes tendem a não ser lidos. E no caso dos emails de boas-vindas, há outro alerta: 45% da primeira compra efetuada por novos leads ocorrem nas primeiras 24hrs após seu cadastro. Por isso, considere enviar duas ou três mensagens em um intervalo de poucos dias, ao invés de um único email com todo o conteúdo para recepcionar seu cliente. 

O importante é não se exceder no conteúdo. Ou seja, se a sua mensagem conta com muita informação, ela pode ser colocada externamente, a partir de links externos. Já que isso vai poupar seu cliente de uma leitura cansativa e ainda pode gerar mais audiência para o seu blog ou site.


email marketing de boas-vindas personalizacao

  • Personalização do conteúdo do email

O nome personalizado é obrigatório no email de boas-vindas, já que o objetivo dele é marcar o início de uma conversa. Porém, a personalização pode ser feita até considerando a origem do lead. Utilizando uma plataforma de automação de marketing, você pode usar personalizações como cidade e outros dados que o contato já lhe forneceu em cadastros no site, redes sociais ou qualquer outro canal também podem ser utilizados. 

Veja um exemplo de aplicação: 

Caroline, que bom que você cadastrou em nossa base de contatos. A partir de agora, você receberá promoções exclusivas e em primeira mão para a região de Porto Alegre.”

Receba o conteúdo no email

Saiba como usar a nutrição de leads para gerar novas vendas


O que não pode faltar no seu email de boas-vindas

O email marketing ideal de boas-vindas não existe, porém, é importante começar o contato com seus novos leads construindo um relacionamento mais próximo. Veja abaixo algumas dicas do que você deve usar no seu e-mail marketing:

email boas vindas agradecimento
  • Agradeça o seu cadastro

Algo que não pode ficar de fora do seu email de bem-vindo é o agradecimento pelo cadastro do novo contato. Mostre o quanto você está feliz em tê-lo em sua base de assinantes de sua newsletter, por exemplo.


apresente email boas vindas

  • Apresente-se

Imagine que o contato buscou por alguma palavra-chave, localizou sua empresa e não conhece nada sobre ela. Inegavelmente, o cadastro é a primeira tentativa de saber mais sobre seu negócio. Portanto, fale mais sobre sua empresa, há quanto tempo estão atuando, principais clientes e até um link para um case de sucesso, se for possível.


expectativas email boas vindas

  • Alinhe as expectativas

Como todo início de relacionamento, é importante saber o que esperar a partir do momento que o contato está em sua base de leads. Alguns exemplos de explicações que podem estar nesse email:

  1. Frequência dos seus emails;
  2. Tipo de conteúdo e formato;
  3. A partir de qual remetente você vai enviar.

Crie mais engajamento com uma sequência de emails

Um dos principais fatores que marcam o sucesso de uma campanha de boas-vindas, e que, por consequência, impacta nas taxas de abertura do email, é o timing. O email de boas-vindas é um tipo de email que deve ser enviado imediatamente após o cadastro do lead.

Mas não se preocupe: todo esse processo torna-se muito simples utilizando uma ferramenta de automação de email. Com uma ferramenta assim, você programa a saída desses e-mails e, à medida que os contatos forem entrando em sua base de dados e interagindo com seus emails, pode realizar alguma abordagens diferentes com cada um deles.

De acordo com esse levantamento sobre o comportamento dos usuários com email marketing no Brasil em 2019, a taxa de abertura de envios de automação é de até 41,32% maior do que em envios pontuais. E para você que acha que automatizar uma sequência de emails é algo muito complexo, que tal começar com o mais básico fluxo de automação, o fluxo de boas-vindas?

Veja também: O que é autoresponder e como ele funciona no email marketing?


Modelo de fluxo de boas-vindas

Como mencionado logo no início do artigo, o email de boas-vindas não pode ser muito extenso. Entretanto, o ideal é criar uma sequência de emails automatizados, para dividir os conteúdos em diferentes emails enviados a partir do gatilho inicial de cadastro no site. 

Um exemplo de sequência de boas-vindas para novos contatos cadastrados a partir de um formulário em um e-commerce seria: 

  1. Imediatamente: boas-vindas agradecendo o cadastro e quem sabe até com um cupom de desconto para incentivar a primeira compra?
  2. Se contato visualizou, após 3 horas: apresentação dos produtos mais vendidos em primeira compra; 
  3. Ou então se contato não visualizou, após 2 dias: reenvio de boas-vindas;
  4. Caso o contato clique nos produtos do site, imediatamente: colocar incluir o interesse do produto em um campo; 
  5. Ao passar a ter interesse em um produto específico: iniciar a nutrição desse produto.

fluxo boas-vindas

Fluxos de automação: modelos e como implementar


Exemplos de email marketing de boas-vindas

Levantamos aqui alguns exemplos de e-mails de boas-vindas de algumas marcas, que já aplicam algumas das práticas apresentadas acima, para causar mais impacto no primeiro email de contato com seus leads.


  • Bem-vindo + principais benefícios do serviço

O exemplo abaixo é da empresa Pixelbuddha, que inicia com o clássico “Welcome”, apresenta o principal objetivo da empresa e também um link para o “quem somos”. 

Logo após, são apresentados os recursos da plataforma e também os benefícios que a empresa oferece para quem está cadastrado em sua base, garantindo que conteúdos novos, atualizações e promoções serão enviadas para quem estiver em sua base de emails.

email de boas-vindas pixelbuddha


  • Agradecimento e um pouco da história da empresa

A Made In, por sua vez, inicia seu email de bem-vindo com um agradecimento, enquanto apresenta a visão dos CEO’s da empresa. 

Assim como o exemplo anterior, eles apresentam os benefícios e diferenciais da empresa, utilizando imagens e um breve texto.

boas-vindas Made In

Enquanto ao final do email, a Made In ainda traz uma oferta com um botão para iniciar uma compra

Call-to-action para compra da Made In


  • Agradecimento, benefícios e principais categorias

O modelo de email abaixo traz os 3 principais elementos do boas-vindas de um e-commerce: agradecimento pelo cadastro na base de contatos, os motivos para escolher a marca e os diferenciais da empresa. 

 os 3 principais elementos do boas-vindas de um e-commerce

Posteriormente, são apresentadas as principais categorias de sua loja virtual, com a finalidade de identificar qual é o principal interesse do novo lead através da primeira mensagem trocada. 

Principais categorias de sua loja virtual


Como você pode ter notado pelos modelos de emails de boas-vindas apresentados acima, existem diversas formas de apresentar sua saudação inicial aos novos contatos de sua base. Além disso, esse mesmo email pode ser crucial para o início de relacionamento de seu cliente com sua marca. 

Caso queira ter mais referências de modelos de email marketing de boas-vindas, as páginas abaixo possuem diversos exemplos para você se inspirar: 

EmailDrips

ReallyGood


Toda a automatização do envio de boas-vindas deve ser feita através de uma plataforma de automação de email profissional. As plataformas da Dinamize já oferecem esse recurso no Dinamize Mail e no Dinamize Automation, em todos os nossos planos.

Veja no vídeo abaixo, como automatizar o envio de email de boas-vindas aos seus contatos utilizando a ferramenta de email marketing da Dinamize:

O que acha de expandir a sua estratégia de marketing

O que acha de automatizar seus emails com as plataformas da Dinamize?

Conheça agora!


Autor


Caroline Gomes - Diretora de Conteúdo e Ensino na Dinamize
Caroline Sands

Especialista em E-mail Marketing e Entregabilidade de Email, trabalho a mais de 7 anos diretamente com a implementação de softwares de e-mail marketing e automação de marketing digital na empresa Dinamize.

Veja conteúdos do Autor

+ Sobre o Autor