9 dicas para surpreender seus clientes com um email de aniversário

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email de aniversario

email de aniversario Sabe quando você entra em uma loja, compra um produto e o vendedor pede para fazer um cadastro? Geralmente, a sua data de aniversário é registrada no banco de dados deles, não é? Bem, se você ainda não desconfiava, eis a revelação: essa informação serve para que, por exemplo, a marca envie um email de aniversário.

Mas, calma! Muitas vezes, as empresas não sabem utilizar esse recurso da melhor forma, o que resulta em emails chatos iguais a centenas de outros que acabam ficando esquecidos na caixa de entrada. Cultivar o relacionamento com o cliente é super importante e, por isso, você deve não somente parabenizá-lo, mas também surpreendê-lo.

Quer saber como criar um email de aniversário eficiente que vá além de um simples parabéns? Então, acompanhe os próximos tópicos:

  • O que é um email de aniversário;
  • Por que enviar um email de aniversário;
  • 9 dicas para criar um email de aniversário surpreendente.

Vem entender!


email de aniversario O que é um email de aniversário?

Um email de aniversário é uma mensagem automatizada enviada na data de aniversário de um consumidor ou alguns dias antes. O objetivo dessa estratégia é gerar relacionamento, retenção e, por fim, aumentar as vendas através de ofertas e descontos especiais.

Emails de aniversário devem ser acolhedores, amigáveis e festivos, afinal, eles celebram a vida do cliente. Dessa forma, os emails precisam ter uma linguagem mais pessoal e humanizada.


email de aniversario Por que enviar um email de aniversário?

Aniversários são momentos de muita festa, celebração e presentes. Ao enviar uma mensagem personalizada para o seu cliente, você demonstra que ele merece ser tratado com atenção especial. Essa é a base de qualquer construção de relacionamento no marketing.

Há quem julgue que emails de aniversário são cafonas, mas segundo pesquisas, essas mensagens possuem taxas de transação 481% maiores do que emails promocionais. Isso significa que as pessoas estão comprando de marcas que enviam ofertas de aniversário. Portanto, ao não disparar essa campanha, você perde uma grande oportunidade de venda.

A verdade é que os clientes adoram se sentir especiais e gostam de ser lembrados em seu aniversário. E no campo dos presentes e das ofertas, nem se fala. Quanto mais você surpreender o seu consumidor positivamente, melhor, pois maior será a retenção e o marketing boca a boca.

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email de aniversario 9 dicas para criar um email de aniversário surpreendente

Para ajudar sua empresa a criar emails incríveis, nós vamos te dar algumas dicas importantes que vão fazer o seu engajamento subir!

1. Envie um cupom

Por que não presentear o seu cliente com um cupom irresistível? A empresa BirchBox oferece cupons de desconto de $10 dólares para compras de $50 dólares em seus emails de aniversário. Eles enviam a mensagem no início do mês, ou seja, a pessoa tem todo o período para realizar a compra.

email de aniversário com cupom de desconto

2. Ofereça um presente gratuito

Todo mundo ama brindes e, por isso, não há jeito melhor de demonstrar para o cliente que você se importa do que oferecendo algo gratuito. Contudo, vale notar que de nada adianta presentear o cliente se o brinde for de baixa qualidade e não agregar em nada.

Para evitar qualquer tipo de quebra de expectativa, indique qual é o presente no próprio email, sem deixar margens para dúvidas e suposições. Além disso, você pode oferecer o presente na compra de algum produto de determinado valor.

3. Dê frete grátis ou exima o cliente de taxas

Você pode oferecer frete grátis para compras durante o mês do aniversário do cliente, ou então não cobrar quaisquer taxas que existam. Afinal, é sempre bom diminuir obstáculos que atrapalhem a compra. Com esse pequeno presente, seus clientes ficarão satisfeitos e voltarão a comprar.

4. Crie um layout festivo

No Dinamize Automation, por exemplo, você pode escolher o template do seu email e trabalhar o conteúdo dele a partir do modelo já pronto. Além disso, é importante que o design da mensagem seja bem festivo, com elementos que lembrem um aniversário. Use gifs, ilustrações de festa e escreva uma mensagem de parabéns que soe genuína.

Veja o exemplo abaixo:

email de aniversário: dicas de design

5. Personalize a mensagem

O que torna um card de email de aniversário especial é seu tom pessoal e personalizado. Quando você lê uma mensagem que contém o seu nome, se sente mais conectado com a marca, certo? Bem, isso se aplica em qualquer tipo de email, mas é ainda mais importante em datas comemorativas. Segundo estudos, emails personalizados possuem 26% mais chances de serem abertos.

Para usar esse recurso na sua campanha, utilize o nome do destinatário no campo de assunto e no corpo do email.

6. Escreva copys diretas que convertem

Nesse tipo de estratégia, você não precisa criar copys longas. O excesso de informação pode prejudicar o entendimento do cliente. Priorize mensagens curtas e diretas. Veja algumas informações que o conteúdo do seu email deve ter:

7. Envie o email um pouco antes do aniversário

Se você disparar o email na data exata do aniversário do cliente, ele terá pouquíssimo tempo para decidir se quer fazer a compra. Isso é um fator bem relevante para marcas que requerem que a pessoa retire o produto ou o presente na loja. Portanto, vale mais a pena enviar o email de aniversário algumas semanas antes ou então no início do mês.

Dessa forma, o aniversariante terá todo o mês para fazer a compra ou utilizar o serviço. Descontos para festas em casas noturnas, por exemplo, não podem ser aproveitados de última hora. O cliente precisa escolher a festa e convidar os amigos. Por isso, atente-se a esse detalhe.

8. Envie um lembrete

Se você enviou o email no início do mês, pode lançar alguns lembretes durante o resto do período para relembrar o cliente de que a promoção ainda é válida. Notifique-o com um assunto como “A oferta do seu aniversário acaba logo!” e dispare. Esse tipo de follow up aumenta o número de conversões.

9. Utilize automação

É impossível lidar com todas as datas de aniversários de tantos clientes. Para que não haja confusão ou erro nas suas campanhas, recomendamos que você use um software de automação de email. Isso vai te poupar de muito trabalho, pois um serviço de automação dispara um email automaticamente de acordo com dados determinados. Quando o aniversário do cliente chega, a campanha é enviada.

Surpreender os consumidores é uma estratégia de marketing que funciona muito, pois você supera as expectativas deles. Ao impactá-los positivamente com um brinde ou um presente, por exemplo, você pode ganhar muita mídia orgânica nas redes sociais qualificar seu marketing de indicação.

Veja então como enviar um email automático de aniversário para seus contatos utilizando a ferramenta de automação de marketing da Dinamize.

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